A verdade é que a qualidade Volkswagen não é muito melhor do que a qualidade das concorrentes e deixa muito a desejar quando comparada a confiabilidade das japonesas. Talvez isso explica o motivo dela estar apelando para o quesito valor de revenda nos comerciais dela e na hora que você aponta pro vendedor que centavo por centavo o Kia Cerato é um carro muito melhor do que o Polo Sedan o sujeito diz o seguinte comentário infeliz: "É o Cerato pode ter status porque ele é importado, mas o meu é um VW e na hora da revenda um carro nacional, como o Polo Sedan, tem melhor liquidez, enquanto um Kia é importado e daí o povo fica com medo e você tá quase pagando pra alguém levar o carro de você".
Essa ultima sentença eu posso jurar que é a mesma que aquele ator diz nos comerciais da VW comparando um Gol (ou seria Fox?) vs concorrente chinês pixelado. Por falar nisso, é engraçado que a VW já não menciona sobre valor de revenda nos comerciais dos importados dela. Ao invés disso ela apela pra um maconheiro que comprou um Jetta TSi e tem alucinação com chihuahua falante.
Será por que hein? Será que é porque as concessionárias VW tratam os donos Jetta, Passat, Tiguan e Touareg como se eles fossem donos de Voyage e Crossfox e não dão nem mesmo um Golf como carro cortesia? Sem contar a falta de peças, né? Acho que um dono de Porsche Cayenne Turbo não tem que esperar tanto por um jogo de disco de freios de cerâmica, quanto um dono de Jetta Variant tem que esperar por um simples motor pro vidro elétrico dianteiro.
Enfim, o ponto aonde eu quero chegar é o seguinte: Volkswagen ainda se acha a única marca relevante no cenário brasileiro, mas a verdade?
Volkswagen é apenas mais uma das quatro tradicionais, que só sobrevivem com base na imagem que elas criaram ao passar dos anos, mas que hoje estão se esgotando de justificativas perante a concorrência que está ficando cada vez mais acirrada.
P.S: É engraçado como o HateSeeker vem conversar comigo no MSN, dizendo que ele quer um carro barato e robusto e daí ele me passa o link de um Santana ex-taxi amarelo a venda por 15 mil e quando eu mostro um Civic de 14 mil e ele me despreza completamente.

, mas muitos deles estão preocupado sim o a manutenção do carro.