Descubra se é a hora certa para trocar seu carro

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Responder
Robô Troll
Trolls Premiuns

18 Dez 2015, 10:30

Descubra se é a hora certa para trocar seu carro
Do Auto Esporte

Imagem
Volkswagen up! TSI (Foto: Volkswagen)

Os carros estão mais caros, a taxa de juros do financiamento está mais alta, mas o 13º salário já está pingando na conta e você está na dúvida se é uma boa hora para trocar de veículo. É claro que cada caso é um caso, os sonhos e as histórias são diferentes, mas alguns fatores podem ajudá-lo na hora da decisão.

O primeiro deles é a manutenção. “Para quem compra carro 0 km, a hora certa de vender é depois de três anos de uso ou na faixa dos 60 mil quilômetros no máximo, antes de fazer a revisão”, afirma Rubens Venosa, engenheiro proprietário da oficina Motor Max e consultor de Autoesporte. Vale lembrar que, assim como demonstra o gráfico acima, as revisões de 50 mil e 60 mil quilômetros são as mais caras, quando o dono do carro precisa trocar itens como correia dentada, pneus e amortecedores.

saiba mais

Além disso, a possibilidade de as peças do carro quebrarem se torna muito maior depois dos 50 mil quilômetros. É justamente nessa fase que, provavelmente, o carro não estará mais coberto pela garantia. “Um radiador pode furar, pode surgir algum vazamento, a barra de direção pode dar folga. Tudo isso não está previsto na manutenção preventiva e custa caro”, afirma Venosa. Para o engenheiro mecânico, vale a pena trocar o carro antes que ele comece a dar problemas de manutenção e faça o dono gastar cada vez mais em um produto que vale cada vez menos.

Outros itens que devem ser levados em consideração quando se está pensando em trocar de carro é o seguro e o IPVA. O imposto fica mais barato a cada ano, já o seguro, mais caro. Caso opte por trocar o veículo, veja se este não é muito visado pelos ladrões e coloque no orçamento um gasto a mais com o tributo.

Mas não são todas as pessoas que devem (ou podem) trocar o carro com 50 mil ou 60 mil quilômetros. Para ter um carro novo na garagem, será preciso gastar com licenciamento, IPVA proporcional e emplacamento, além de uma quantia mensal provavelmente mais cara. Augusto Sabóia, planejador financeiro familiar, defende que se você tem um carro em bom estado, vale a pena fazer a revisão e continuar com o modelo. “Se a sua situação financeira não está boa, passe em uma oficina de confiança e faça a revisão. Gaste um dinheirinho com o carro e deixe o usado como novo para o ano que vem.”

De acordo com o economista, vale mais a pena guardar o dinheiro do 13º e separar uma quantia mensal para uma troca programada no futuro. Com dinheiro na mão, será possível dar uma boa entrada, conseguir taxa zero e fugir dos juros altos. “Tem que ter coragem para colocar a mão no bolso e financiar qualquer coisa hoje em dia. Financeiramente, a troca não compensa porque os juros estão altos. Guarde esse dinheiro e deixe ele render. Agora, se seu carro está dando problema, é melhor procurar um melhor”, destaca o planejador.

Esse é um dos benefícios de comprar bons carros e de fazer as revisões em dia. “Carros que possuem peças de qualidade, duram mais. Parece óbvio, mas muitas pessoas não pensam assim. É importante também usar bons produtos durante as revisões. Carro é pior do que filho. Filho casa e vai embora - carro fica. Tem que ter planejamento para tudo”, brinca Sabóia.

Imagem
É hora de trocar de carro? (Foto: Autoesporte)

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... carro.html

Rodolfo
Administrador

18 Dez 2015, 14:03

:facepalm:

Daí o cara larga 20k a mais pra perder em outros 3 anos. Ah mas a revisão...

:genius:

Troca de carro porque QUER, não porque compensa.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Clio Privillege 1.6 2006/06
Punto ELX 1.4 2007/08
Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13 :clo:

Kicksilver
Moderador

18 Dez 2015, 15:37

Pois é, nunca entendi isso. :lol:

Pera ai, deixa eu desembolsar 30k aqui entre desvalorização na revenda e inteirar pro carro novo, ao invés de gastar 2k pra deixar meu carro atual filé.

:coringa:

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

A_Gaspar
Trolls Premiuns

18 Dez 2015, 15:39

Kicksilver escreveu:Pois é, nunca entendi isso. :lol:

Pera ai, deixa eu desembolsar 30k aqui entre desvalorização na revenda e inteirar pro carro novo, ao invés de gastar 2k pra deixar meu carro atual filé.

:coringa:

Mas e a sensação de andar no carro novinho, sem grilo, sem banco peidado, quanto vale?

Victor
Trolls Premiuns

18 Dez 2015, 17:06

Com certeza nao vale a diferença!

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Rodolfo
Administrador

18 Dez 2015, 17:13

Foda é que a pessoa quer trocar porque enjoou, daí fica arrumando desculpa.

Carro Semi novo é a melhor opção, mas tem muita gente que não confia, afinal tu nunca sabe como o dono anterior tratou o carro.

Daí cai nos novos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Clio Privillege 1.6 2006/06
Punto ELX 1.4 2007/08
Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13 :clo:

Acport
Trolls Premiuns

18 Dez 2015, 17:29

Esse site/revista só dá dicas boas. Não ultrapassar 3000 rpm nunca, vender o carro até 60 mil km e por aí vai.
Essa música traduz exatamente o que penso:
"Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada"
https://www.youtube.com/watch?v=covW0bdzBNE

Buzz
Trolls Premiuns

25 Dez 2015, 21:29

Se depender do pessoal daqui, tem que vender o carro antes dos 20 mil km.
Porque depois disso ninguém vai querer. :babytroll:

Kicksilver
Moderador

25 Dez 2015, 21:50

Principalmente se o powertrain for uma bomba relógio.

:mj:

Buzz
Trolls Premiuns

25 Dez 2015, 22:36

Tipo desse carro do seu avatar? :mj:

Kicksilver
Moderador

26 Dez 2015, 00:37

EB bomba relógio? :notbad:

Responder