Teste: Fiat Uno 1.3 Sporting Dualogic

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Responder
Robô Troll
Trolls Premiuns

14 Dez 2016, 21:15

Teste: Fiat Uno 1.3 Sporting Dualogic
Do Auto Esporte

Imagem
Fiat Uno Sporting 2017 (Foto: Divulgação)

Alguém disse câmbio automatizado? Eu sei, caro leitor, essas palavras podem fazê-lo torcer o nariz, especialmente se vierem acompanhadas do nome Dualogic. Mas eu preciso te contar que os "soluços" que acompanhavam as trocas de marchas e faziam a má fama da transmissão da Fiat melhoraram muito depois do casamento com o novo motor 1.3 Firefly, que estreou na linha 2017 do Uno.

E essa é uma boa notícia para quem quer aposentar de vez o pé esquerdo da embreagem, já que os carros com câmbio automatizado (não os de dupla embreagem) ainda estão entre as opções mais acessíveis do mercado. Por R$ 51.990, a caixa Dualogic já está disponível a partir da versão Way do Uno, mas avaliamos aqui a topo de linha Sporting, de R$ 53.690, que possui o mesmo conjunto mecânico do modelo aventureiro, embora capriche mais na maquiagem. Saias lateriais, spoilers, rodas de liga leve de 15 polegadas e detalhes externos e internos em vermelho fazem parte do visual "esportivo", que dão nome à série e chamam atenção na rua. 

saiba mais

Imagem

Impressões ao volante

Com 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque, o novo motor 1.3 Firefly garantiu um incremento de 21 cv de potência e 1,7 kgfm de torque em relação ao antigo 1.4 da linha. Resultado: o Uno está mais ligeirinho, especialmente em baixas rotações, e nem é preciso olhar a ficha de testes para notar. Mas se você gosta de números, aí vai: segundo a Fiat, o hatch vai de zero a 100 km/h em 9,8 segundos - um segundo mais rápido que o antecessor 1.4.

Então ele está mais rápido e não dá mais aqueles tranquinhos a cada mudança de marcha sumiram? Não, eles ainda existem, mas estão bem mais sutis. No começo você precisa se adaptar, mas não há mais aquela sensação de desconforto. As borboletas atrás do volante podem dar aquela forcinha. Mas não espere esportividade, nem mesmo ao apertar o botão S do câmbio no elegante console.

Imagem

Depois de algum tempo no trânsito, o comportamento do câmbio é bem menos irritante que o liga-desliga do sistema start-stop, pouco sutil. Ainda bem que pode ser desativado por meio de um botão no console do carro. Ufa! O start-stop ao menos ajudou na economia de combustível: 9,31 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, nos números divulgados pelo Inmetro.

No dia a dia, o Uno continua sendo gostoso de guiar. Agora elétrica, a direção está mais rápida e tem o modo City para ajudar nas manobras. Em altas velocidades, a suspensão mais durinha aliada ao jogo mais largo de pneus (185/60 R15) da versão Sporting ajuda a assentar o carro no chão, enquanto os controles de tração e estabilidade fazem o trabalho de manter o carro na linha.

Para quem já conhece o Uno, nada mudou em relação a ergonomia ou mesmo ao espaço do interno do carro, que é compacto, mas bem resolvido. A reforma feita na linha 2017 foi mais no âmbito do conjunto mecânico e pontualmente no visual.

Imagem

Custo-benefício

Com visual incrementado e interior moderninho, o Uno Sporting até oferece diferenciais como assistente de partida em rampa e os controles de tração e estabilidade, além de itens básicos como trio elétrico, direção elétrica, ar-condicionado e rádio integrado. É uma pena, no entanto, que o sistema de som Connect que possui conectividade Bluetooth e função audio streaming, volante multifuncional e sensor de ré com vizualizador gráfico seja vendido como um kit opcional por R$ 2.970. Também são vendidos em pacote o encosto de cabeça e cinto de três pontos para o terceiro ocupante traseiro (R$ 890).

Vale a compra?

Não na versão Sporting. Se você fizer questão do câmbio automatizado, a versão Way oferece o mesmo nível de equipamentos, incluindo os controles de tração e estabilidade, é quase R$ 2 mil a menos. Mas se você curtir o visual esportivo, vale a pena optar pela versão Sporting com câmbio manual para tirar mais vigor do motor 1.3. Ela, inclusive, é uma opção mais interessante que a atual versão Sporting do Fiat Palio.

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8V, comando simples, flex

Cilindrada: 1.332

Potência: 101 cv / 109 cv  a 6.250 rpm

Torque: 13,7 kgfm /14,2 kgfm a  3.500 rpm

Câmbio: Automatizado de cinco marchas

Direção: Elétrica

Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás

Pneus: 185/60 R15

Comprimento: 3,82 metros

Largura: 1,67 metros

Altura: 1,48 metros

Entre-eixos: 2,37 metros

Tanque: 48 litros

Porta-malas: 280 litros

Peso: 1.055 Kg

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Ana ... logic.html

Kicksilver
Moderador

15 Dez 2016, 02:28

51k num UNO!!!

:lol: :lol:

Hyundai precisa se coçar e botar um AT no HB20 1.0 logo...

EHIDEKI
Trolls Premiuns

15 Dez 2016, 03:52

olha, acho muito difícil me convencer de que esse cambio (e o DCT tb) é confiável. de nada adianta melhorar os trancos se não tem confiabilidade.
depois das experiências que eu tive, ou compra carro MT ou parte logo para um AT/CVT.
estava conversando com um colega daqui da Malásia que tem uma ranger e ecosport, ambos da ultima geração, e perguntei sobre problemas do cambio DCT. ele me disse que caiu muito a venda da ford depois do episodio do cambio. mas ainda assim ele gosta da ford e não troca por outra marca (fanboy assumido).

Kicksilver
Moderador

15 Dez 2016, 12:59

Vamos ver como esse DCT da Hyundai vai se sair no Tucson novo.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Buzz
Trolls Premiuns

15 Dez 2016, 15:17

Kicksilver escreveu:51k num UNO!!!

:pff:

hb20 tem botão no lugar da alavanca de câmbio?

Não. Então é salário perto do Uno. :keep:

alipiolm88
Trolls Premiuns

15 Dez 2016, 23:07

pera...
é Uno Sporting, ou Uno R??? :wtf:
Imagem
Volkswagen Passat CC 3.6 VR6 300cv 4Motion 10/11
Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 200cv 4Motion 13/13
Volkswagen Jetta 2.5 20v 170cv 08/09
Volkswagen Polo 1.6 8v 101cv 04/04
Fiat Palio 500 1.0 8v 60cv 99/00

Kicksilver
Moderador

17 Dez 2016, 13:42

alipiolm88 escreveu:pera...
é Uno Sporting, ou Uno R??? :wtf:
Sporting

Johnnie Walker
Trolls Premiuns

17 Dez 2016, 14:01

Kicksilver escreveu:51k num UNO!!!

Mas é o "esportivo automático".

Prefiro torrar essa grana em um sedan médio usado.
Todo mundo que odeia o meu carro, é idiota. Todo mundo que me odeia, é feio.

LPRF
Moderador

17 Dez 2016, 21:10

O que salva aí é o motor.

Da surra em muito motor maior.

Anda mais que Etios 1.5, anda junto de March 1.6

Ou seja, o carro e cambio são uma merda.

A Fiat precisa urgentemente lançar um novo seg B mundial.
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

Johnnie Walker
Trolls Premiuns

18 Dez 2016, 08:11

EHIDEKI escreveu:olha, acho muito difícil me convencer de que esse cambio (e o DCT tb) é confiável. de nada adianta melhorar os trancos se não tem confiabilidade.
depois das experiências que eu tive, ou compra carro MT ou parte logo para um AT/CVT.
estava conversando com um colega daqui da Malásia que tem uma ranger e ecosport, ambos da ultima geração, e perguntei sobre problemas do cambio DCT. ele me disse que caiu muito a venda da ford depois do episodio do cambio. mas ainda assim ele gosta da ford e não troca por outra marca (fanboy assumido).
Talvez seja porque a Ford tenha programas de fidelidade, do tipo desconto na troca por outro Ford, opcionais e acessórios de brinde, planos de manutenção pré-pago. Enfim, se não dá pra fidelizar o cliente com confiabilidade mecânica, fidelize-o com opcionais de "graça", acessórios "gratuitos", descontos e etc, etc, etc.
Todo mundo que odeia o meu carro, é idiota. Todo mundo que me odeia, é feio.

Responder