16 Jul 2013, 13:03
eis outro assunto que gerou muita polêmica...
a maioria do pessoal aqui tem poucos anos de CNH e já tiveram acesso a carros com ABS ou receberam uma grande massa de informação sobre isso. ou seja, é algo que já está de certa forma incorporado na sua realidade. portanto, é natural que estas pessoas achem indispensável o ABS.
mas, para quem já dirige há mais tempo, certamente o ABS não fazia parte da realidade. muitas pessoas que tem 30, 40, 50 anos de CNH, certamente descobriram o ABS recentemente, pois até então o ABS era um item caro e pouco comum. e, para estas pessoas, a linha de raciocínio pode não ser a mesma dos jovens de hoje; o ABS não é necessariamente encarado como algo fundamental, mas sim desejável. claro que, quanto mais itens de segurança em um carro, melhor - desde que o valor seja encarado como aceitável. cada um tem/teve suas experiências para hoje mensurar a importância do ABS. meu pai, por exemplo, sempre foi muito cauteloso, nunca se envolveu em nenhum acidente sério, não sai da cidade com este carro, e roda muito pouco. eu entendo que, NO CASO DELE, o ABS é sim dispensável - se não custasse 5mil, mas mil, certamente ele pegaria com. se o outro carro deles (corolla) também não tivesse ABS, aí sim seria o caso de comprar o carro com tal dispositivo, já que na estrada o ABS se faz mais necessário. minha mãe pensa da mesma forma, e o corolla dela tem ABS e ab4 porque veio assim da toyota; se tivesse só ab2, ela não deixaria de pegar. tanto é que o primeiro corolla dela não tinha ABS (só ab2), e ela nem se preocupou.
eu já faço uso diferente dos meus pais e, portanto, entendo que NO MEU CASO o ABS é indispensável. primeiro porque usamos os carros na estrada com frequencia, segundo porque comumente anda mais de 1 pessoa no carro, e terceiro porque eu pego condições adversas de trânsito, clima e local.
portanto, quando eu digo que o ABS não é indispensável, é observando pelo ponto de vista de pessoas que, como meu pai, dirigiu a vida inteira sem e, dependendo do uso, pode sim ser suprimido.