Acho que não estou me fazendo claro.
Não estou defendendo que itens de segurança sejam itens de luxo. O que disse é que do ponto de vista dos fabricantes não há interesse em igualar todas as categorias em termos de segurança, pois isso diminuiria a atratividade dos carros mais caros. Na europa é igualado por força de lei e de consumidores mais conscientes. Se dependesse apena das montadoras isso não ocorreria. Por mim quanto mais segurança melhor. Uso muito o exemplo do Fiat 500, que é seguro, tem muita tecnologia e é "acessivel". Se o cara for solteiro e não precisar de espaço é uma excelente opção. Todos os carros "pupulares" deveriam ser equipados como ele.
Não estou usando como base o consumidor brasileiro, pois não somos parâmetro. Conheço muita gente que anda de Hilux aqui em BSB só para ir ao shopping, a Mitsubishi chegou ao cúmulo de fabricar um jipe (TR4) sem 4x4 por força de pedidos dos compradores
É claro que a tendência é as pessoas comprarem um carro maior, melhor, mesmo que bem mais caro. Nós aqui usamos carros como status, mostrar para o vizinho, fazer média com a mulherada. Já viu o slogan do honda Fit? "Para quem está indo bem na vida", ou seja, compre um e mostre para os outros que você está bem na fita.
Gaspar, você usou o exemplo de um pai de familia para justificar a compra de um Passat ao invés de um Polo. Nesse caso é justificável, pois o cara precisa de espaço por ter filhos etc. Já no meu caso, que sou solteiro, eu não precisaria de um Passat e se a diferença dele para um polo europeu for, sei lá, 20k a 30k de diferença eu não levaria o Passat não. Se pegasse um passat, no meu caso que não preciso de espaço, seria por puro status (assim como a maioria que não precisa de espaço) ficar parecendo "like a boss". Não estou criticando, apenas salientando.
Também não estou dizendo que é errado. Só disse que a depender da diferença para mim não vale a pena. Um A3 e o Golf GTI, por exemplo, tem a mesma mecânica (motor, câmbio, etc). Assim, a depender da diferença eu não pegaria um A3. Já o Jetta e o Passat há uma grande diferença em termos de acabamento, etc que provavelmente justifica o preço maior.
Como consumidor quanto mais segurança e acabamento, melhor. A questão é que as montadoras pensam diferente.