Impressões ao dirigir o Novo Civic na estrada e dados de desempenho

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

tomsa2
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 01:00

Pegando assunto da tarde, não me surpreendi com o consumo. Pico de 17 = média de 14? O Pallas fazia mais de 13 na estrada com seu câmbio veiusco de 4 marchas e com mais peso.

Outra coisa que me deixa meio cabrero é esse negócio de ficar procurando tocada esportiva em sedã médio. Pode até achar que tem, mas não tem não Imagem

Victor
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 01:27

Kicksilver escreveu: Para quem gosta de ter o “controle” do carro, as borboletas no volante para trocas de marchas sãoESSENCIAIS. As trocas ocorrem em tempo aceitável de forma que transmite esportividade ao condutor. Para quem prefere dirigir de modo mais tranquilo, o Civic também agrada. São três modos de condução: normal, esportivo (câmbio na posição S) e o modo ECON.
Desanimei da matéria logo que li isso... Desde quando dirigir o carro AT no D te dá menos controle do carro do que com borboletas?? Me ajuda aí!!!

Imagem

Kicksilver
Moderador

01 Mar 2012, 01:35

vborre escreveu:
Kicksilver escreveu: Para quem gosta de ter o “controle” do carro, as borboletas no volante para trocas de marchas sãoESSENCIAIS. As trocas ocorrem em tempo aceitável de forma que transmite esportividade ao condutor. Para quem prefere dirigir de modo mais tranquilo, o Civic também agrada. São três modos de condução: normal, esportivo (câmbio na posição S) e o modo ECON.
Desanimei da matéria logo que li isso... Desde quando dirigir o carro AT no D te dá menos controle do carro do que com borboletas?? Me ajuda aí!!!

Imagem
:pokerfc2:

Tá falando sério?

tomsa2
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 02:31

Kicksilver escreveu:
vborre escreveu:

Imagem

Tá falando sério?
Sim, quem quer ter controle sobre a troca de marchas compra mecânico, ué!
Sei lá, esse comentário também me passou a sensação de alguém meio n00bão dirigindo.(olha essas borboletas! wow wow!) Imagem Imagem

Queria ver um dia uma pesquisa para ver qual o percentual de motoristas que usam e em qual proporção do uso total um dia.

Kicksilver
Moderador

01 Mar 2012, 02:34

No sequencial você pode reduzir antes de uma curva, ou uma situação que você sabe que precisará de tração e/ou força.

Claro que você pode fazer isso afundando a bota, mas é muito menos controlado, fora que tu pode querer baixar 2 ou 3 marchas de uma vez, e manter o giro alto.

Kastor
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 02:36

Kicksilver escreveu:
ps: Carplace >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> NA

Imagem

p_h
Moderador

01 Mar 2012, 04:55

tomsa2 escreveu:Pegando assunto da tarde, não me surpreendi com o consumo. Pico de 17 = média de 14? O Pallas fazia mais de 13 na estrada com seu câmbio veiusco de 4 marchas e com mais peso.

Outra coisa que me deixa meio cabrero é esse negócio de ficar procurando tocada esportiva em sedã médio. Pode até achar que tem, mas não tem não Imagem
Também não entendo essa implicância com a tal da tocada esportiva. Sedans médios não são esportivos. A diferença entre Civic e Cruze é a mesma de Gol para Palio. Um é mais duro que o outro, mas dinamicamente é tudo a mesma coisa. Acho que é falta de costume dos jornalistas.

Ramiel
Administrador

01 Mar 2012, 09:27

Kicksilver escreveu:No sequencial você pode reduzir antes de uma curva, ou uma situação que você sabe que precisará de tração e/ou força.

Claro que você pode fazer isso afundando a bota, mas é muito menos controlado, fora que tu pode querer baixar 2 ou 3 marchas de uma vez, e manter o giro alto.
ele não vai deixar vc baixar 2, quiça 3 marchas duma vez, o vai aparecer isso no computador de bordo
Problem, paddle shift driver?
Imagem

Kicksilver
Moderador

01 Mar 2012, 12:35

p_h escreveu:Também não entendo essa implicância com a tal da tocada esportiva. Sedans médios não são esportivos. A diferença entre Civic e Cruze é a mesma de Gol para Palio. Um é mais duro que o outro, mas dinamicamente é tudo a mesma coisa. Acho que é falta de costume dos jornalistas.
Focão é esportivo sim. :chlllgacpt:
Ramiel escreveu: ele não vai deixar vc baixar 2, quiça 3 marchas duma vez, o vai aparecer isso no computador de bordo
Imagem
Baixa 2 marchas sim.

Ramiel
Administrador

01 Mar 2012, 13:54

Kicksilver escreveu:
Ramiel escreveu: ele não vai deixar vc baixar 2, quiça 3 marchas duma vez, o vai aparecer isso no computador de bordo
Imagem
Baixa 2 marchas sim.
Ah é, esqueci q é de 4 marchas
Imagem

Kicksilver
Moderador

01 Mar 2012, 13:58

Imagem

rlaranjo
Trolls Premiuns
Contato:

01 Mar 2012, 14:45

tomsa2 escreveu:
Kicksilver escreveu:
vborre escreveu:

Imagem

Tá falando sério?
Sim, quem quer ter controle sobre a troca de marchas compra mecânico, ué!
Sei lá, esse comentário também me passou a sensação de alguém meio n00bão dirigindo.(olha essas borboletas! wow wow!) Imagem Imagem

Queria ver um dia uma pesquisa para ver qual o percentual de motoristas que usam e em qual proporção do uso total um dia.
Te falo de experiência própria: Troca de marchas no volante só serve pra mostrar pro seu amigo que seu carro é legal. Você troca a marcha, fala que é legal, e no instante seguinte volta a alavanca pro bom e velho "D" e vive feliz.

Quem tem carro automático sabe que rapidinho se pega a manha e se troca marcha no pedal do acelerador.

Victor
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 15:28

Sem contar que tem o famoso botão de desligar o Overdrive para segurar o giro alto.

rlaranjo
Trolls Premiuns
Contato:

01 Mar 2012, 15:41

vborre escreveu:Sem contar que tem o famoso botão de desligar o Overdrive para segurar o giro alto.
Alguns tem a tecla "S" também, que é meio inútil, porque de pé embaixo o giro sempre vai no limite. A tecla "S" só dá uma segurada no giro.

Isso é coisa de quem não sabe dirigir automático. Eu sempre fiz ultrapassagens sem problema nenhum. Kick-down, reduz a marcha, pé embaixo, e bora.

Claaaaaro que para isso o carro precisa ter um motor condizente com o peso e a proposta do carro. Carros médios 1.6 automáticos vão ter um comportamento não muito agradável, mas aí não é culpa de ser automático. Carros assim só servem mesmo... pra desfilar...

ai eu me se devirto!!!

Ramiel
Administrador

01 Mar 2012, 15:51

rlaranjo escreveu:
vborre escreveu:Sem contar que tem o famoso botão de desligar o Overdrive para segurar o giro alto.
Alguns tem a tecla "S" também, que é meio inútil, porque de pé embaixo o giro sempre vai no limite. A tecla "S" só dá uma segurada no giro.

Isso é coisa de quem não sabe dirigir automático. Eu sempre fiz ultrapassagens sem problema nenhum. Kick-down, reduz a marcha, pé embaixo, e bora.

Claaaaaro que para isso o carro precisa ter um motor condizente com o peso e a proposta do carro. Carros médios 1.6 automáticos vão ter um comportamento não muito agradável, mas aí não é culpa de ser automático. Carros assim só servem mesmo... pra desfilar...

ai eu me se devirto!!!
o S no meu só serve pra ligar o launch control...

Victor
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 15:53

Eu desligo o overdrive somente em subidas, para manter o giro alto, pois o cambio AT4 fica indeciso as vezes e passa a marcha adiante sem a força necessária, e o carro perde velocidade.

Minha única experiencia com pdle shifts foi num Fit EXL, e só prestou para reduzir na parada de semaforo e outras paradas, para gastar menos pastilha. Mas isso tambem dá pra fazer no cambio AT tradicional.

p_h
Moderador

01 Mar 2012, 16:57

rlaranjo escreveu:

ai eu me se devirto!!!
Cara, isso que não entendo.

Meu carro tem um câmbio automático de QUATRO marchas que deve ter bem uns 20 anos, o motor não é grandes coisas, mesmo assim, dependendo do modo que eu conduzo, o câmbio subentende que eu quero andar de leve para economizar combustível (mantém o giro sempre baixo), acelerar (faz as trocas próximas do redline e mantém o giro alto) ou quero ultrapassar. Consigo trocar de marcha na faixa de giro que bem quiser, basta que eu controle o pedal.

O controle do pedal dos automáticos é excelente e responde prontamente ao motorista, o problema é quem não sabe usar.

Victor
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 17:01

Não entendi o que voce não entendeu! Imagem

rlaranjo
Trolls Premiuns
Contato:

01 Mar 2012, 17:17

p_h escreveu:
rlaranjo escreveu:

ai eu me se devirto!!!
Cara, isso que não entendo.

Meu carro tem um câmbio automático de QUATRO marchas que deve ter bem uns 20 anos, o motor não é grandes coisas, mesmo assim, dependendo do modo que eu conduzo, o câmbio subentende que eu quero andar de leve para economizar combustível (mantém o giro sempre baixo), acelerar (faz as trocas próximas do redline e mantém o giro alto) ou quero ultrapassar. Consigo trocar de marcha na faixa de giro que bem quiser, basta que eu controle o pedal.

O controle do pedal dos automáticos é excelente e responde prontamente ao motorista, o problema é quem não sabe usar.
Eu entendi muito bem a sua questão. E compartilho com você essa sensação.

Meu amado ex-Opala de MÍSERAS TRÊS MARCHAS já tinha um comportamento muito satisfatório. Um sistema mecânico pressurizado dimensionado (resumindo, UMA MERDA DE UMA MANGUEIRA) ligando o câmbio ao coletor de admissão já dava conta das reduções das marchas. E ISSO ERA TECNOLOGIA DOS ANOS 60...

Um câmbio automático de 4 marchas com gerenciamento eletrônico dá conta do recado SIM. Fora que as opções 1,2,3 do câmbio existem para serem usadas. Todo mundo que eu conheço que tem automático sempre diz que troca marcha "no pé".

Quem precisa de "borboletas" é quem não sabe dirigir.

Bernardo Gaetani
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 17:27

rlaranjo escreveu:Meu amado ex-Opala de MÍSERAS TRÊS MARCHAS já tinha um comportamento muito satisfatório. Um sistema mecânico pressurizado dimensionado (resumindo, UMA MERDA DE UMA MANGUEIRA) ligando o câmbio ao coletor de admissão já dava conta das reduções das marchas. E ISSO ERA TECNOLOGIA DOS ANOS 60...

Um câmbio automático de 4 marchas com gerenciamento eletrônico dá conta do recado SIM. Fora que as opções 1,2,3 do câmbio existem para serem usadas. Todo mundo que eu conheço que tem automático sempre diz que troca marcha "no pé".

Quem precisa de "borboletas" é quem não sabe dirigir.
RLARANJO disse tudo. Quando eu tiver meu único não-Honda meu futuro Challenger 7.4 1970 será 3 marchas... problema CVTzeiros e borboleteiros? Imagem

rlaranjo
Trolls Premiuns
Contato:

01 Mar 2012, 18:05

Só pra esclarecer antes que alguém me crucifique: Óbvio que um câmbio de 5 marchas é melhor que o câmbio de 4 marchas, assim como o 4 marchas tem overdrive, coisa que não tinha no Opala 3 marchas. Porém o que eu quero dizer é que não é essa desgraça toda que pintam por aí...

É claro que no Opala faltava o overdrive, faltava a "quinta marcha" para o motor repousar na estrada. A 120km/h o motor gritava COMO QUALQUER CARRO 1.0 EM QUINTA MARCHA DE HOJE...

Essas brabuletas ESSENCIAIS da matéria só mostram a inexperiência com automáticos da galera...

Victor
Trolls Premiuns

01 Mar 2012, 18:13

Isso porque o cidadao da matéria testou o carro nas maravilhosas estradas paulistas!!!

Pega uma 101 pista simples, com subidas e descidas e 5.987 carretas... aí você vai saber como um cambio AT funciona de verdade.

tomsa2
Trolls Premiuns

02 Mar 2012, 00:04

Nossa! Por isso que eu gosto do NC!

Parabéns pelos comments!

É evidente que estando agora com o 6 marchas o desenvolvimento da velocidade se dá de maneira mais macia e, claro, mais econômica, pois são mais as possibilidades de combinação. Mas nunca achei o AT4 tão curto e muito menos esburacado.

Segurar o carro e esticar no pé é extremamente intuitivo após muito pouco tempo de uso. Apesar de automáticos ( e não vamos nos esquecer de adaptativos) os câmbio nem tão recentes dão resposta muito legal ao seu estilo de dirigir.

Kicksilver
Moderador

02 Mar 2012, 00:06

AT4 = lixo Imagem

Do que adianta o carro desenvolver, e broxar depois que passar a marcha?

EHIDEKI
Trolls Premiuns

02 Mar 2012, 10:28

o paddle shift é útil sim... em carros automatizados!!!

quero ver alguém dirigir um automatizado no modo D sem levar tranco! eu deixo sempre o goleta no modo M, e mudo as marchas na borboleta. me acostumei tanto (por necessidade) com o paddle shift do gol que agora penso em trocar o volante do jetta tb (que, em tese, não precisaria tanto da borboleta, pois o cambio não dá tranco).

Responder