Outra coisa que me deixa meio cabrero é esse negócio de ficar procurando tocada esportiva em sedã médio. Pode até achar que tem, mas não tem não
Moderador:Moderadores
Desanimei da matéria logo que li isso... Desde quando dirigir o carro AT no D te dá menos controle do carro do que com borboletas?? Me ajuda aí!!!Kicksilver escreveu: Para quem gosta de ter o “controle” do carro, as borboletas no volante para trocas de marchas sãoESSENCIAIS. As trocas ocorrem em tempo aceitável de forma que transmite esportividade ao condutor. Para quem prefere dirigir de modo mais tranquilo, o Civic também agrada. São três modos de condução: normal, esportivo (câmbio na posição S) e o modo ECON.

:pokerfc2:vborre escreveu:Desanimei da matéria logo que li isso... Desde quando dirigir o carro AT no D te dá menos controle do carro do que com borboletas?? Me ajuda aí!!!Kicksilver escreveu: Para quem gosta de ter o “controle” do carro, as borboletas no volante para trocas de marchas sãoESSENCIAIS. As trocas ocorrem em tempo aceitável de forma que transmite esportividade ao condutor. Para quem prefere dirigir de modo mais tranquilo, o Civic também agrada. São três modos de condução: normal, esportivo (câmbio na posição S) e o modo ECON.
![]()
Sim, quem quer ter controle sobre a troca de marchas compra mecânico, ué!Kicksilver escreveu::pokerfc2:vborre escreveu:Desanimei da matéria logo que li isso... Desde quando dirigir o carro AT no D te dá menos controle do carro do que com borboletas?? Me ajuda aí!!!Kicksilver escreveu: Para quem gosta de ter o “controle” do carro, as borboletas no volante para trocas de marchas sãoESSENCIAIS. As trocas ocorrem em tempo aceitável de forma que transmite esportividade ao condutor. Para quem prefere dirigir de modo mais tranquilo, o Civic também agrada. São três modos de condução: normal, esportivo (câmbio na posição S) e o modo ECON.
![]()
Tá falando sério?
Kicksilver escreveu:
ps: Carplace >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> NA

Também não entendo essa implicância com a tal da tocada esportiva. Sedans médios não são esportivos. A diferença entre Civic e Cruze é a mesma de Gol para Palio. Um é mais duro que o outro, mas dinamicamente é tudo a mesma coisa. Acho que é falta de costume dos jornalistas.tomsa2 escreveu:Pegando assunto da tarde, não me surpreendi com o consumo. Pico de 17 = média de 14? O Pallas fazia mais de 13 na estrada com seu câmbio veiusco de 4 marchas e com mais peso.
Outra coisa que me deixa meio cabrero é esse negócio de ficar procurando tocada esportiva em sedã médio. Pode até achar que tem, mas não tem não![]()
ele não vai deixar vc baixar 2, quiça 3 marchas duma vez, o vai aparecer isso no computador de bordoKicksilver escreveu:No sequencial você pode reduzir antes de uma curva, ou uma situação que você sabe que precisará de tração e/ou força.
Claro que você pode fazer isso afundando a bota, mas é muito menos controlado, fora que tu pode querer baixar 2 ou 3 marchas de uma vez, e manter o giro alto.

Focão é esportivo sim. :chlllgacpt:p_h escreveu:Também não entendo essa implicância com a tal da tocada esportiva. Sedans médios não são esportivos. A diferença entre Civic e Cruze é a mesma de Gol para Palio. Um é mais duro que o outro, mas dinamicamente é tudo a mesma coisa. Acho que é falta de costume dos jornalistas.
Baixa 2 marchas sim.Ramiel escreveu: ele não vai deixar vc baixar 2, quiça 3 marchas duma vez, o vai aparecer isso no computador de bordo
Problem, paddle shift driver?
![]()
Ah é, esqueci q é de 4 marchasKicksilver escreveu:Baixa 2 marchas sim.Ramiel escreveu: ele não vai deixar vc baixar 2, quiça 3 marchas duma vez, o vai aparecer isso no computador de bordo
Problem, paddle shift driver?
![]()

Te falo de experiência própria: Troca de marchas no volante só serve pra mostrar pro seu amigo que seu carro é legal. Você troca a marcha, fala que é legal, e no instante seguinte volta a alavanca pro bom e velho "D" e vive feliz.tomsa2 escreveu:Sim, quem quer ter controle sobre a troca de marchas compra mecânico, ué!Kicksilver escreveu::pokerfc2:vborre escreveu:Desanimei da matéria logo que li isso... Desde quando dirigir o carro AT no D te dá menos controle do carro do que com borboletas?? Me ajuda aí!!!Kicksilver escreveu: Para quem gosta de ter o “controle” do carro, as borboletas no volante para trocas de marchas sãoESSENCIAIS. As trocas ocorrem em tempo aceitável de forma que transmite esportividade ao condutor. Para quem prefere dirigir de modo mais tranquilo, o Civic também agrada. São três modos de condução: normal, esportivo (câmbio na posição S) e o modo ECON.
![]()
Tá falando sério?
Sei lá, esse comentário também me passou a sensação de alguém meio n00bão dirigindo.(olha essas borboletas! wow wow!)![]()
![]()
Queria ver um dia uma pesquisa para ver qual o percentual de motoristas que usam e em qual proporção do uso total um dia.
Alguns tem a tecla "S" também, que é meio inútil, porque de pé embaixo o giro sempre vai no limite. A tecla "S" só dá uma segurada no giro.vborre escreveu:Sem contar que tem o famoso botão de desligar o Overdrive para segurar o giro alto.
o S no meu só serve pra ligar o launch control...rlaranjo escreveu:Alguns tem a tecla "S" também, que é meio inútil, porque de pé embaixo o giro sempre vai no limite. A tecla "S" só dá uma segurada no giro.vborre escreveu:Sem contar que tem o famoso botão de desligar o Overdrive para segurar o giro alto.
Isso é coisa de quem não sabe dirigir automático. Eu sempre fiz ultrapassagens sem problema nenhum. Kick-down, reduz a marcha, pé embaixo, e bora.
Claaaaaro que para isso o carro precisa ter um motor condizente com o peso e a proposta do carro. Carros médios 1.6 automáticos vão ter um comportamento não muito agradável, mas aí não é culpa de ser automático. Carros assim só servem mesmo... pra desfilar...
ai eu me se devirto!!!
Cara, isso que não entendo.rlaranjo escreveu:Alguns tem a tecla "S" também, que é meio inútil, porque de pé embaixo o giro sempre vai no limite. A tecla "S" só dá uma segurada no giro.vborre escreveu:Sem contar que tem o famoso botão de desligar o Overdrive para segurar o giro alto.
Isso é coisa de quem não sabe dirigir automático. Eu sempre fiz ultrapassagens sem problema nenhum. Kick-down, reduz a marcha, pé embaixo, e bora.
Claaaaaro que para isso o carro precisa ter um motor condizente com o peso e a proposta do carro. Carros médios 1.6 automáticos vão ter um comportamento não muito agradável, mas aí não é culpa de ser automático. Carros assim só servem mesmo... pra desfilar...
ai eu me se devirto!!!

Eu entendi muito bem a sua questão. E compartilho com você essa sensação.p_h escreveu:Cara, isso que não entendo.rlaranjo escreveu:Alguns tem a tecla "S" também, que é meio inútil, porque de pé embaixo o giro sempre vai no limite. A tecla "S" só dá uma segurada no giro.vborre escreveu:Sem contar que tem o famoso botão de desligar o Overdrive para segurar o giro alto.
ai eu me se devirto!!!
Meu carro tem um câmbio automático de QUATRO marchas que deve ter bem uns 20 anos, o motor não é grandes coisas, mesmo assim, dependendo do modo que eu conduzo, o câmbio subentende que eu quero andar de leve para economizar combustível (mantém o giro sempre baixo), acelerar (faz as trocas próximas do redline e mantém o giro alto) ou quero ultrapassar. Consigo trocar de marcha na faixa de giro que bem quiser, basta que eu controle o pedal.
O controle do pedal dos automáticos é excelente e responde prontamente ao motorista, o problema é quem não sabe usar.
RLARANJO disse tudo. Quando eu tiver meu único não-Honda meu futuro Challenger 7.4 1970 será 3 marchas... problema CVTzeiros e borboleteiros?rlaranjo escreveu:Meu amado ex-Opala de MÍSERAS TRÊS MARCHAS já tinha um comportamento muito satisfatório. Um sistema mecânico pressurizado dimensionado (resumindo, UMA MERDA DE UMA MANGUEIRA) ligando o câmbio ao coletor de admissão já dava conta das reduções das marchas. E ISSO ERA TECNOLOGIA DOS ANOS 60...
Um câmbio automático de 4 marchas com gerenciamento eletrônico dá conta do recado SIM. Fora que as opções 1,2,3 do câmbio existem para serem usadas. Todo mundo que eu conheço que tem automático sempre diz que troca marcha "no pé".
Quem precisa de "borboletas" é quem não sabe dirigir.