Nas Lojas: Golf Variant só é encontrado com opcionais

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Responder
Robô Troll
Trolls Premiuns

24 Jun 2015, 18:30

Nas Lojas: Golf Variant só é encontrado com opcionais
Do Auto Esporte

Imagem
Golf Variant (Foto: Autoesporte)

No mês passado, a Volkswagenlançou o Golf Variant como sucessor do Jetta Variant. Embora com outro nome, o carro continua a ser a versão perua do hatch médio do Golfe já está fazendo sucesso nas concessionárias. Com o mesmo motor 1.4 de 140 cv do hatch, o modelo está disponível apenas com câmbio DSG de dupla embreagem e sete velocidades. A perua é feita na plataforma MQB e é importada do México em duas versões: a Comfortline e a Highline. A Autoesporte foi às concessionárias conferir como está a experiência de compra e descobriu que a topo de linha (Highline) pode ser encontrada com facilidade. Já a versão de entrada Comfortline não tem pronta entrega com tanta facilidade. Confirma o que descobrimos:

saiba mais

Qualidade no atendimento:

O consumidor que deseja comprar o carro não terá dificuldades se depender dos vendedores da Volkswagen. Ao chegar às lojas, o cliente já é recepcionado e ganha água e cafezinho enquanto espera um atendente, mas não dá nem tempo de degustar o café porque a espera é rápida. Em todas as concessionárias visitadas, tivemos ótimas explicações sobre o carro e destaque para o motor 1.4 TSI. Os atendentes também compararam com o irmão do Variant e contaram entusiasmados que a perua já está fazendo o maior sucesso.

Em uma autorizada na Zona Sul de São Paulo, a vendedora apresentou o carro por dentro e se focou na versão Highline. Ela chamou a atenção para os itens de série como o controle automático de velocidade com limitador de velocidade, a direção elétrica, o display multifuncional com computador de bordo e as rodas de liga leve aro 16.

A atendente abriu o porta mala, mostrando o espaço e comparou com o Golf que estava exposto ao lado da Variant. A funcionária não deixou de falar da motorização com 140 cv de potência, porém deu alguns deslizes quando questionamos sobre a versão de entrada. Ela não sabia os itens de série de cabeça e precisou imprimir uma folha para explicar. Mas não atrapalhou o bom atendimento e a boa vontade em vender o carro.

Na segunda loja visitada, o atendente ofereceu café e suco e afirmou que o Variant estava com uma alta procura e que a Volkswagen acertou em produzir a perua. Ele também mostrou o interior do carro e como tinha as duas versões expostas foi mais fácil para comparar.  O atendente explicou que a Highline tem volante multifuncional, ar condicionado digital de duas zonas e aquecimento dos bancos dianteiros que a Comfortline não apresenta.

Na mesma revenda, o funcionário destacou o opcional ACC (Controle Adaptativo de Distância) que vem com função de frenagem automática de emergência. A tecnologia da Volks funciona por meio de um sensor e radares inseridos na parte da frente do carro que permite que o Variant pare ou ande automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito. 

Imagem
Golf Variant (Foto: Autoesporte)

A loja, localizada na Zona Oeste de São Paulo, seguiu o mesmo padrão de atendimento. A vendedora estava disposta a apresentar as qualidades do carro e convencer o consumidor a fechar o negócio. Além de explicar a diferença entre as versões e a motorização ela chamou a atenção para a segurança. A atendente contou que o Golf Variant vem com sete airbags e o maior destaque está para o airbag para os joelhos do motorista. Além disso, ela informou sobre o opcional de detector de fadiga que é responsável por detectar se o motorista perdeu a concentração emitindo um alerta para despertá-lo junto com uma mensagem visual. A atendente falou sobre os pacotes de opcionais do carro, explicando detalhadamente um a um. Algo necessário em um modelo que, completo, ultrapassa os R$ 120 mil.

Infraestrutura

A Volkswagen tem uma ótima infraestrutura. Mesmo com vários carros nas lojas, eles não ficam grudados e é possível andar com tranquilidade. Todas as autorizadas contam com café e água para os clientes que são recepcionados logo que entram no local.

Das três revendas visitadas, apenas uma tinha ambas as versões expostas no showroom.  Nas outras duas o único carro que o comprador consegue encontrar é o Highline. Isso prejudica a experiência de venda e dificulta a visualização da diferença entre elas. Um ponto positivo é que em todas as lojas, o Variant estava bem ao lado do Golf. Portanto, o cliente consegue ver a diferença de espaço entre eles.

Se você pensa que chegará às concessionárias e conseguirá dirigir a perua está muito enganada. Ela não está disponível para test drive. Nenhuma das lojas tem o carro disponível e os vendedores oferecem o Golf no lugar, alegando que como a motorização é a mesma, o cliente consegue sentir o veículo.

Para levar a perua para casa depende da loja. A topo de linha é a mais fácil de achar, especialmente a equipada com o pacote elegance e teto solar. A versão Comfortline foi encontrada a pronta entrega em apenas uma loja, também com o mesmo pacote. Caso o cliente não queira nenhum dos opcionais, é melhor ele mudar de carro porque é praticamente impossível de achar.

Negociação

O Gol Variant não tem descontos e também não tem taxa zero. O carro está comercializado com preço de tabela: R$87.490,00 (Comfortline) e R$ 94.990,00 (Highline). Porém, esse é o valor sem os opcionais, para ter o carro mais completo é necessário desembolsar um pouco mais de dinheiro para cada um dos pacotes.

No caso do Comfortiline, o pacote Elegance sai por R$4.500 e o Exclusive por R$ 8.890. Já na Highline, o Elegance custa R$ 5.820, o Exclusive R$ 15.700 e o Premium R$26.670. Em ambas as versões, o teto solar é vendido separadamente por R$5.300.

Portanto, se você chegar à loja achando que irá pagar o preço de entrada do carro, esquece. Os pacotes de adicionais são basicamente um pré-requisito na hora da compra, uma vez que as versões básicas não estão disponíveis para pronta entrega. Na prática, é a mesma novela vivida anteriormente por quem buscou o Golf.

O modelo que está sendo mais oferecido pelos vendedores é o Highline com pacote Elegance e teto solar que sai por R$ 106.020,00. Outra opção que também encontramos foi o Highline com o Exclusive, rodas de liga leve aro 17 e teto solar, o valor é de R$ 115.900. No caso da Comfortline, é mais difícil de achar, a única que encontramos foi acompanhada de teto solar e pacote Elegance pelo preço de R$97.290,00. Cerca de R$ 10 mil a mais do que o pedido pelo modelo de entrada - ao menos não há sobrepreço, apenas o acréscimo dos extras.

Sobre a taxa de financiamento, ela não está muito amigável. Para uma entrada de 50% com 36 parcelas encontramos uma variação de 1,20% a 1,80%. Mas os vendedores informaram que na hora de fechar o negócio podem tentar melhorar.

Avaliação da Experiência: Satisfatória

A experiência de compra foi satisfatória. Mesmo com uma taxa de a 1,20% a 1,80% e a dificuldade de encontrar a versão Comfortline, comprar um Golf Variant é bem interessante. O atendimento é muito bom e os vendedores sabem as informações do carro, conseguindo conquistar os clientes. A perua também não tem sobrepreço e versão topo de linha tem pronta entrega. O que realmente atrapalha é a dificuldade de fazer testedrive e os inúmeros pacotes de opcionais. Na verdade, o preço inicial serve mais como chamariz de clientes do que algo fácil de encontrar.

Imagem
Golf Variant (Foto: Divulgação)

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... onais.html

Ramiel
Administrador

25 Jun 2015, 08:24

Hideki pira!

Kicksilver
Moderador

25 Jun 2015, 08:48

ACC deve ser :rainbowpuk4:

P.A.
Trolls Premiuns

25 Jun 2015, 09:26

Colocar opcional em carro :hahalol:

geniallis
Trolls Premiuns

25 Jun 2015, 11:37

Golf ta achando que Premium agora. Insano esses preços.
VW Gol 1.0 / 8v / 55cv / 2001
Honda Fit 1.4 / 8v / 80cv / 2005
VW Polo 1.6 / 8v / 104cv/ 2007
Hyundai i30 2.0 / 16v / 145cv / 2009
Hyundai Azera 3.3 / 24v / 245cv / 2009
Honda Fit 1.4 / 8v / 100cv / 2012

RockMaan
Trolls Premiuns

25 Jun 2015, 14:08

Highline com o Exclusive, rodas de liga leve aro 17 e teto solar, o valor é de R$ 115.900

116k e nem é o pacote top :lol: :hateogwbaby:

Kicksilver
Moderador

25 Jun 2015, 15:09

:hahalol:

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Buzz
Trolls Premiuns

25 Jun 2015, 15:28

Última SW do segmento. Corre sozinha.
E se jipinho do mesmo segmento tá beirando 120k, ainda tá barata.

EHIDEKI
Trolls Premiuns

25 Jun 2015, 18:59

todo o encanto que eu tinha no jetta variant se foi. é como se fosse aquela mulher linda mas problemática. no começo é tesão, depois é decepção.

AlvoErrado2
Administrador
Contato:

25 Jun 2015, 21:31

EHIDEKI escreveu:todo o encanto que eu tinha no jetta variant se foi. é como se fosse aquela mulher linda mas problemática. no começo é tesão, depois é decepção.
Igual eu com a Mitsubishi, nem de graça agora.

Kicksilver
Moderador

25 Jun 2015, 22:30

:mj:

EHIDEKI
Trolls Premiuns

25 Jun 2015, 23:29

AlvoErrado2 escreveu:
EHIDEKI escreveu:todo o encanto que eu tinha no jetta variant se foi. é como se fosse aquela mulher linda mas problemática. no começo é tesão, depois é decepção.
Qual mitsubishi vc teve e quais problemas ocorreram?

Victor
Trolls Premiuns

25 Jun 2015, 23:45

Senta que lá vem história!

Léo.Daltoé
Trolls Premiuns

26 Jun 2015, 01:19

Alvo teve todos os carros do mundo. E teve problemas com todos!

Curioso, não?! :notbad:

K.D.R
Trolls Premiuns

26 Jun 2015, 01:20

Cadê o PA? :mj:

Kicksilver
Moderador

26 Jun 2015, 08:04

P.A.
Trolls Premiuns

26 Jun 2015, 09:28

Juro que não entendo quando o KDR cita meu nome aleatoriamente :notsure:

A_Gaspar
Trolls Premiuns

26 Jun 2015, 10:31

Variant. :ogy:

AlvoErrado2
Administrador
Contato:

26 Jun 2015, 17:23

EHIDEKI escreveu:
AlvoErrado2 escreveu:
Eu não tive nenhum, mas a empresa onde trabalhei comprou 3 L200, e duas deram problema no ar condicionado, nos faróis e a porra do câmbio também depois de um tempo resolveu apresentar problema, eram 1 Triton e 2 L200 comuns, era uma empresa de energia do Pará, e também não compro nenhum carro da VW por causa de vocês e seus relatos de descaso. :flametroll:
Léo.Daltoé escreveu:Alvo teve todos os carros do mundo. E teve problemas com todos!

Trabalhei em várias empresas em 18 anos de serviço e tive contato com inúmeras empresas terceirizadas nesse período, eu relato problemas dos quais tive conhecimento e contato, não carros que eu adquiri, eu citei problemas de poucos carros no tempo que estou nesse fórum.

Eu nunca disse que os carros dos quais relato problema eram meus, está aprendendo com o Faber a argumentar? Acho melhor encontrar outro professor. :trollbanguela:

EHIDEKI
Trolls Premiuns

26 Jun 2015, 17:40

AlvoErrado2 escreveu:
EHIDEKI escreveu:
AlvoErrado2 escreveu:
Eu não tive nenhum, mas a empresa onde trabalhei comprou 3 L200, e duas deram problema no ar condicionado, nos faróis e a porra do câmbio também depois de um tempo resolveu apresentar problema, eram 1 Triton e 2 L200 comuns, era uma empresa de energia do Pará, e também não compro nenhum carro da VW por causa de vocês e seus relatos de descaso. :flametroll:
Léo.Daltoé escreveu:Alvo teve todos os carros do mundo. E teve problemas com todos!

Trabalhei em várias empresas em 18 anos de serviço e tive contato com inúmeras empresas terceirizadas nesse período, eu relato problemas dos quais tive conhecimento e contato, não carros que eu adquiri, eu citei problemas de poucos carros no tempo que estou nesse fórum.

Eu nunca disse que os carros dos quais relato problema eram meus, está aprendendo com o Faber a argumentar? Acho melhor encontrar outro professor. :trollbanguela:
nem fico surpreso em saber que vc viu bastante problema na L200. eu mesmo já ouvi inúmeros problemas nesse carro, desde problema de alinhamento até motor e cambio. realmente a L200 não é um carro robusto, e endosso isso pq na Vale tinha uma dessas cabine dupla turbo diesel que eu usava de vez em quando e vivia dando problema, fora que a manutenção era caríssima. e exatamente por isso que eu tinha muita ressalva com mitsubishi até pegar a outlander.
uma vez eu ouvi de um mecânico da mitsubishi o seguinte: mitsubishi confiável e que não dá pau é o que vem do Japão - leia-se outlander e pajero full. tudo que eles nacionalizam dá problema, tipo L200, TR4 (falecido), pajero sport (falecido), pajero dakar, ASX e, mais recentemente, lancer. e os problemas são diversos: acabamento, cambio CVT, motor HPE, e por aí vai.

resumo da ópera: mitsubishi bom é outlander e pajero full. e eu posso dizer que é verdade pq vc não vê reclamação de outlander e pajero full, diferentemente dos demais que eu citei.

Responder