Do CarPlace | Publicado em Mon, 20 Feb 2017 19:00:10 +0000

Ford Ka em Búzios, RJ
Por conta da minha profissão de “testador de carros”, tenho o privilégio de não precisar ter um automóvel pra chamar de meu. Até tenho vontade, mas, por conta dos inúmeros novos modelos para avaliar, eu acabaria não usando-o quase nunca. Pois bem, acontece que hoje a vida de casado faz com que tenhamos um segundo carro em casa – o de teste e o da minha esposa. Chegaram as férias e fomos viajar por uma semana. Só que desta vez eu não queria a responsabilidade de estar com um carro de montadora enquanto estava no lazer. Então escalei o Ford Ka 1.0 2016 da esposa para uma viagem de São Paulo até Búzios, litoral do Rio de Janeiro, ida e volta.
Claro que já tive diversos contatos com o “kazinho” e com outros 1.0 de teste, mas fazia tempo que não dirigia um por tantos quilômetros (foram mais de 2 mil km no total da viagem). E a experiência foi rica: impressionante como esses motores evoluíram nos últimos anos, especialmente com a chegada das novas unidades de 3 cilindros, como esta que equipa o hatch da Ford. Vejamos: são 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, enquanto um Fiat Uno Mille, o pioneiro dos 1.0 nos anos 1990, tinha parcos 48,5 cv e 7,4 kgfm. Ou seja, o rendimento de um 1.0 moderno é semelhante ao que rendia um 1.4 ou 1.5 litro de anos atrás – continua…
VEJA MATÉRIA COMPLETA CLICANDO AQUI!
Ver a notícia Opinião – Viajar de carro “mil” não é mais como antes diretamente no site CARPLACE.
Fonte: http://carplace.uol.com.br/opiniao-viaj ... omo-antes/