Ivan Ramalho does not think the government of Brazil is becoming more protectionist.
But the head of Abece, Brazil’s industry group representing international trading companies, says there are some sectors that are becoming more protectionist and some of them have the government’s ear.
“There is an intent that exists today, not in industry as a whole, but in some specific sectors towards more protection,” he said. “They want, of course, more protection and with more protection, prices will increase.”
Anyone who lives in Brazil and has visited a supermarket or a car showroom knows there is much truth to this.
The lucky people who travel, including many senior government ministers, do their shopping overseas. So expensive are the most ordinary items in Brazil that many residents now bring items as ordinary as dental floss, peanuts or other groceries back from their journeys abroad. Only the desperate or stupid would shop in Brazil out of choice – or of course, those who want to show off how much they earn.
Brazil’s rising tendency towards protecting domestic industry with ever higher taxes on imports only seems to worsen the problem – no matter how expensive imports become, it seems that the prices of domestic products are never far behind. In fact, they are usually far ahead. Locally produced vehicles, for instance, are often three times more expensive in Brazil than in the US and even than in neighbouring South American countries. And they often don’t come with airbags.
Ramalho argues that in many cases, Brazilian producers are not responsible for this. The notorious “Brazil cost”, the toll exacted by the country’s regime of burdensome taxes, poor logistics, high interest rates, a strong currency and soaring labour costs, plays an equally important role.
“Brazilian industry, inside the factory, is competitive. The problem is when the product leaves the plant,” he said.
So is Brazil quantitatively becoming more protectionist compared with other countries? The answer is, perhaps surprisingly, no – especially when compared to most other major economies.
According to a report by the World Economic Forum , Brazil ranked ninth in terms of the number of discriminatory trading measures imposed in 2011. First ranked was the European Union, followed by Russia, Argentina, the UK, Germany, India, China and France with Italy in 10th place.
The problem, therefore, is not the quantity of the protectionist measures but who is being protected. Better would be to work together with car manufacturers to make their over-priced offerings cheaper or with shoemakers to develop products that are competitive on the global market, or with textile producers to reskill workers whose jobs are being taken away by competition from lower cost Asian countries.
Indeed, at some point, this whole discussion around competitiveness is a debate that Brazil will need to have. At risk is its longer term prosperity.
http://blogs.ft.com/beyond-brics/2012/0 ... protected/
Brazil: protecting the protected
Moderador:Moderadores
- Kicksilver
- Moderador

- Daniel
- Trolls Premiuns
Tijolo, sem foto e ainda por cima em inglês?

Chevrolet Captiva Ecotec FWD 2.4 16v 2010/2010 Prata
Chevrolet S10 Executive 2.8TDI 4x4 2007/2008 Preta
Volkswagen Gol Rallye G5 1.6 8v I-Motion 2012/2013 Branco
Volkswagen Saveiro Cross G6 1.6 2013/2014 Branca
Audi A3 1.8 Automático 2006/2006 Prata
Nissan Frontier XE 2.8TDI 4x4 2005/2005 Branca
Chevrolet S10 Executive 2.8TDI 4x4 2003/2003 Preta
- geniallis
- Trolls Premiuns
Muito grande, não li.
Hyundai Azera 3.3 / 24v / 245cv / 2009
Honda Fit 1.4 / 8v / 100cv / 2012
- bugrezilla
- Trolls Premiuns
Quem estiver com preguiça leia só o que está em negrito. :trolldad:
- Kicksilver
- Moderador
Que viagem.
As pessoas trazem fio dental e alguns alimentos porque são diferentes e não tem aqui.
Não tem nada a ver com o preço...

As pessoas trazem fio dental e alguns alimentos porque são diferentes e não tem aqui.
Não tem nada a ver com o preço...

- geniallis
- Trolls Premiuns
Kicksilver escreveu:Que viagem.
As pessoas trazem fio dental e alguns alimentos

- Kicksilver
- Moderador
Quando voltei de Orlando, trouxe várias coisas do Walmart, shampoo, sabonete, creme dental, biscoito, bala, doce...geniallis escreveu:Kicksilver escreveu:Que viagem.
![]()
![]()
![]()
![]()
Mas só porque era diferente e não vende aqui.
Shampoo Axe Twist >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> ALL :allthstff:
- Trunks
- Trolls Premiuns
Daniel Reder escreveu:Tijolo, sem foto e ainda por cima em inglês?![]()

- Milton__
- Trolls Premiuns
concordo com o kick, mas a ultima vez que fui pra orlando levei uma mala vazia com outra dentro, sai so aeroporto e fui comprar coisas de primeira necessidade e roupa para eu poder tomar banho 

Peugeot 207 XR 2011 1.4 8v 82cv 12,85kgfm
Renault Clio Campus 2010 1.0 16V 77cv 10,2kgfm
- fernando_tw
- Trolls Premiuns
Resumindo: O sujeito lá atenta pro fato de alguns setores da indústria estarem sendo protegidos pelo governo. Fala de pessoas que compram itens banais em viagens ao exterior por custarem menos que aqui. O cara até conclui que o protecionismo praticado não chega a ser grande comparado com exemplos de outros países (existe em qualquer lugar). Só que aqui, existe o "efeito reverso" para quem consome: Falta de concorrência de produtos externos, somados a altos impostos, infraestrutura ruim e mão de obra cada vez mais cara, "protegem os protegidos", já que quem vai perder não é quem produz, mas quem se fode tendo que comprar itens que só tendem a encarecer com isso. Nada que nós clandestinos já não tivessem discutido aqui. :likesir2:
- p_h
- Moderador
Kicksilver escreveu:Quando voltei de Orlando, trouxe várias coisas do Walmart, shampoo, sabonete, creme dental, biscoito, bala, doce...geniallis escreveu:Kicksilver escreveu:Que viagem.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mas só porque era diferente e não vende aqui.![]()
Shampoo Axe Twist >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> ALL :allthstff:
Vai me dizer que o povo traz roupas, eletrônicos, brinquedos, calçados, etc. porque é "diferente" e não porque é barato.
E achei interessante a matéria ter dado conta de um detalhe, de muitos que pagam os "preços brasileiros" é porque gostam de exibir o quanto pagaram. provavelmente o informante do FT não é burrico.
- geniallis
- Trolls Premiuns
Sou fanático por relógios, sempre que vou para os EUA traco ao menos 1 para mim. Lá eles são "diferentes". Bem diferentes, no preço, claro.
Agora, pasta de dente, chiclete, pqp !!!!!!!!

Agora, pasta de dente, chiclete, pqp !!!!!!!!

- Rodolfo
- Administrador
geniallis escreveu:Sou fanático por relógios, sempre que vou para os EUA traco ao menos 1 para mim. Lá eles são "diferentes". Bem diferentes, no preço, claro.![]()
Agora, pasta de dente, chiclete, pqp !!!!!!!!![]()
![]()
![]()
Quando é assim foi 2x.

Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13

- Vittel
- Trolls Premiuns

- HateSeeker
- Administrador
Eu tbgeniallis escreveu:Sou fanático por relógios, sempre que vou para os EUA traco ao menos 1 para mim. Lá eles são "diferentes". Bem diferentes, no preço, claro.![]()
![]()
![]()
Tenho 3 Casio Anadigi, e quero subir de nível agora.
Diesel, Orient high end...
Fiat Palio Weekend Adventure Tryon 1.8 8v 114cv Amarela - Sabrina
Chevrolet Opala Comodoro SL/E 2.5 8v 95cv 1991/1992 Vinho - Trovão
Fiat Palio Fire 1.0 8v 65cv 2004/05 Preto - Sem nome
- Trunks
- Trolls Premiuns
Eu tbem... Tnho um Casio Twincept...............
Futuramente quero subir de nivel tbem!!!!

Futuramente quero subir de nivel tbem!!!!
- Ramiel
- Administrador
Diesel é feito pela Fossil. Economiza uma grana, q vc precisa, e compra o FossilHateSeeker escreveu:Eu tbgeniallis escreveu:Sou fanático por relógios, sempre que vou para os EUA traco ao menos 1 para mim. Lá eles são "diferentes". Bem diferentes, no preço, claro.![]()
![]()
![]()
![]()
Tenho 3 Casio Anadigi, e quero subir de nível agora.
Diesel, Orient high end...
E relogio japones é Citizen, então pode comprar o Orient mesmo
- Kicksilver
- Moderador
Relógio?
Eu ganhei de aniversário um Timex Iron man fodão na época, perdi na academia no dia seguinte...
Desde então, nunca mais usei relógio. E isso já tem uns 10 anos...
Mas qualquer lugar que as pessoas vão, elas acabam comprando algumas coisas, a não ser eletrônicos na europa, porque são mais caros que aqui.
Eu ganhei de aniversário um Timex Iron man fodão na época, perdi na academia no dia seguinte...
Desde então, nunca mais usei relógio. E isso já tem uns 10 anos...
p_h escreveu:![]()
Vai me dizer que o povo traz roupas, eletrônicos, brinquedos, calçados, etc. porque é "diferente" e não porque é barato.
E achei interessante a matéria ter dado conta de um detalhe, de muitos que pagam os "preços brasileiros" é porque gostam de exibir o quanto pagaram. provavelmente o informante do FT não é burrico.
Mas qualquer lugar que as pessoas vão, elas acabam comprando algumas coisas, a não ser eletrônicos na europa, porque são mais caros que aqui.
- geniallis
- Trolls Premiuns
- Kicksilver
- Moderador
Bonitão esse primeiro.

- Ramiel
- Administrador
vc só tem seiko?

orient é a segunda linha da seiko
orient é a segunda linha da seiko
- Kicksilver
- Moderador