No domingo, dia 29/07/2012, foi dia de Oktane TrackDay, evento que já é referência nacional em TrackDay. Participaram pilotos de altíssimo nível técnico, e carros preparados ao extremo, mas sempre mantendo as principais características de carro de passeio, como documentação e placas regulamentadas.
Pra quem não sabe o que é um Track Day irei explicar: Se trata de um evento em autódromo. Você pode ir com seu carro de uso comum dar um passeio na pista, ou quem sabe até acelerar forte e fazer voltas rápidas… isso depende de sua habilidade e do nível técnico de cada carro e condutor obviamente.
O valor da inscrição do carro no evento varia neste tipo de evento, existem diversos no país com grande diferença de preço, desde 150,00 a mais de mil reais por carro inscrito.
Tudo começou com alguns amigos me colocando pilha a participar. De inicio eu não queria de forma alguma. Ao meu ver tinha muito mais em jogo alem dos R$ 600,00 de inscrição. Meu carro, a integridade mecânica dele e minha propria segurança devido a minha inexperiência na pista, e a dividir a mesma com muitos “ratos de Trackday”.
Mas acabei sendo convencido a participar. Isso que o evento era no Rio de Janeiro e sou de Curitiba, que também tem evento parecido, mas o diferencial foi insistência e a companhia dos amigos cariocas, então decidir ir.
Rumei para o Rio de Janeiro com meu carro, uma Kia Cerato 1.6 original. No geral estrada é boa sem buracos mas com muitos remendos mal feito e absurdamente ondulada. De Curitiba até São Paulo parece que você está em touro mecânico de tanto que carro pula. Fico imaginando como é fazer uma viagem dessa com um carro com suspensão esportiva.
Quero sair pouco fora do tema, mas acho muito importante essa ressalva sobre as estradas Brasileiras. Até mesmo nas estradas consideradas boas para excelentes existem inúmeros problemas que são verdadeiro atentados a vida.
Exemplo foi esse acidente que flagrei pouco antes de São Paulo, segue vídeo.
[BBvideo 640,385]http://www.youtube.com/watch?v=qRAdLK_lG8w[/BBvideo]
É um absurdo essa ocorrência em uma estrada privatizada e com pedágio. No youtube é difícil ver mas eu destaco que vendo o vídeo original, fica claro que o Fiat Palio perdeu traseira devido a um remendo mal feito que estava com pedras soltas do asfalto.
Voltando ao assunto principal, cheguei ao Rio na sexta e logo no sábado à tarde já tinha vistoria dos carros e pagamento das taxas. Eu já conhecia o evento, mas com certeza quem aparece pela primeira vez se impressiona muito. A organização já é muito profissional. Passa longe de ser zoeira de fim de semana com amigos.
É preciso passar por uma vistoria básica, pneu, sinalização, engate do guincho… É verificado se o motor e o carro são originais. Caso o carro tenha certas modificações existem regras especias como uso de macacão completo. Como meu carro é original foi coisa rápida. Feita a vistoria e o pagamento da taxa e recebidas as informações básicas sobre adesivos com a numeração e patrocinadores que são obrigatários no carro, fui admirar muitas das maquinas presentes. Seguem algumas fotos:

Depois, fui bater-papo na casa de amigos e descansar para o dia seguinte.
No domingo acordei cedo, estava hospedado meio longe do autódromo e queria chegar antes da 9h para pegar o briefing, onde são passadas as principais dicas e regras importantes antes da abertura da pista.
Feito briefing, os 30 minutos iniciais na pista eram para os novatos como eu andarem acompanhados pelos instrutores que evento disponibiliza. Meu instrutor foi o piloto Valter Pinheiro, que corre no campeonato de GT do Brasil com uma Lotus Evora, a quem eu agradeço muito as dicas. Algo de extrema importância, mesmo que você seja piloto profissional. Mas pegar dica com alguém que conhece bem a pista e te ajuda a acertar os pontos de frenagem e em qual marcha entra nas curvas com seu carro é indispensável pra quem quer se diverti no evento com segurança, conseguir fazer tempo legal e sem forçar o carro desnecessariamente.
Logo cedo evento lotado

Feito isso dei umas 10~15 voltas com instrutor. Com paradas no meio para discutir bem os pontos que se deve melhorar, ele também guiou meu carro. Muito bom pra quem é totalmente inexperiente pegar uma ideia como é uma tocada na pista, totalmente diferente da de rua ou qualquer experiência que você pode imaginar.
A partir dai foi só alegria o resto do dia, como muita ida e vinda à pista com amigos. Com passar do tempo e ganhando experiencia na pista abaixei algo em torno de 10 segundos ao meu tempo inicial. Como meu carro é totalmente original não dei muitas volta seguidas no máximo 10 entre as paradas no box. Nessas paradas eu notava que os pneus já estavam que nem chiclete, derretendo literalmente.
Segue video dentro do carro:
[BBvideo 640,385]http://www.youtube.com/watch?v=D9TF2AXWzVg[/BBvideo]
Outro momento de destaque no evento é Show de Drift de Thiago Romano com seu incrível talento levando a galera a loucura!

Confira vídeo oficial feito pela Drift Hobby, a equipe de Tiago Romano:
[BBvideo 640,385]http://www.youtube.com/watch?v=OE0hNl210Ws[/BBvideo]
Na pista é necessário muito cuidado, principalmente com carros fortes que vem atrás. Sempre é bom ficar de olho no espelho se não está vindo algum carro na balada pra te ultrapassar antes da curva. Assim você evita fechá-lo sem querer ao fazer a tomada correta para curva. Afinal não há motivo para atrapalhar os demais, é um evento por diversão e não uma competição automotiva.
Fazer o traçado certo é o mais importante, acima de ter um carro forte é importante saber fazer as curvas. É isso que te garante um bom tempo até mesmo com um carro comum, principalmente em um traçado mais travado com muitas curva e retas curtas. E essa experiência não se ganha com algumas voltas em um trackday, é um aprendizado que requer muita repetição e dedicação. Então o melhor é ir com calma e curtir a pista com sabedoria e segurança.
Fora a pista aberta, existe muito mais nesses eventos: desde dos carros dos sonhos de muitos como pode ser conferido nas fotos logo abaixo, ao clima de descontração e amizade. Vale muito admirar os carros dos participantes, o que eles fizeram para prepará-los.
Outro vídeo onboard em uma Audi RS4
[BBvideo 640,385]http://www.youtube.com/watch?v=QeUI8O47L6M[/BBvideo]
Confira a galeria com muitas fotos:

Mais fotos no link da fonte.
Fonte: O Papo é Carro

:trolldad: