03 Set 2012, 14:24
Se eu não gostasse tanto deste país, com certeza já teria me mudado. Além da questão da violência, poluição e trânsito, outro ponto que realmente broxa é o custo de vida. Já que vcs estão falando de roupa, vou deixar alguns exemplos do disparate entre BR e EUA: no outlet da Tommy (9 entre 10 clientes são brasileiros), comprei polo na promoção por USD16,00. sabe quanto custa a mesma polo aqui??? quase 200,00 dilmas. no outlet da Ralph Lauren (igualmente frequentado por brazucas), comprei camisa na promoção por USD35,00. sabe quanto custa aqui??? mais de 300,00 merréis.
Quando vc vai ao shopping no BR, essas lojas estão sempre cheias e vejo muita gente sorrindo com suas comprinhas "básicas". uma marca que lá fora é "comum" aqui é o símbolo máximo de status. eu nem entro nessas lojas aqui, não tenho coragem de deixar tudo isso em uma peça de roupa. ainda mais sabendo que nos EUA se compra por merreca.
Outro exemplo? tenis. comprei 2 tenis bacanas na promoção, paguei nos 2 USD 200,00. se fosse comprar aqui, pagaria uns 1200,00 reais. (lógico que eu não teria coragem de pagar tudo isso em 2 tenis). e essas lojas de tenis aqui vivem cheias, e não raramente vejo pais se desdobrando p/ pagar em 10x um tenis de 500,00 p/ seu filho. ou seja, as pessoas fazem o impossível p/ ter um produto que lá fora é acessível à todos.
Resumindo: essa situação desfavorável não vai mudar enquanto o brasileiro achar que é normal pagar tão caro pelas coisas. eu faço a minha parte: levo em consideração nos carros que escolho o valor nos outros países p/ ver quanto é a diferença, e roupas de marca internacionais eu quase não compro aqui.