Confesso que não estou por dentro dos valores cobrados pelos dois carros.
Em um primeiro momento parece-me absurdo pagar de 5k-10k em um carro que é praticamente igual ao outro. Mas com o passar do tempo estou valorizando cada vez mais a relação que tenho com a marca do veículo (não sou fanboy). Explico. Eu prezo demais o atendimento que recebo em qualquer lugar que vou. Já trabalhei de graça na Defensoria Pública atendendo pessoas carentes e sempre, repito, sempre atendi super bem todos pois é o mínimo.
Hoje em dia nem mesmo os VENDEDORES te tratam bem, e olha que eles dependem da comissão oriunda do que você vai comprar. Quando estava verificando carros para ajudar minha irmã a comprar um vendedor da FIAT perguntou o porque de eu querer fazer test drive no Novo Pálio, eis que o carro era para a minha irmã. Disse ele "Você não tem que fazer test drive nenhum, quem tem que gostar do carro é a sua irmã". Imagino como deve ser o pós venda (Já tive FIAT e é uma bosta - todos são, mas a FIAT se supera). É por essas que embora eu recomende o 500, não sei se na prática eu compraria - só de pensar no pós venda...
A visão que tenho hoje é a de que quando compramos um carro nós adquirimos mais do que apenas um objeto, mas um conjunto de características. Estou valorizando muito o contato que tenho com pós venda mesmo. A VW não é nenhum primor, mas pelo menos não tenho do que reclamar. Está na média (tem empurroterapia, mas disso eu sei me livrar). Faz diferença sim os caras entregarem o carro dentro do previsto (todas as revisões que fiz isso ocorreu e quando trocaram a porta do meu carro por conta de um médico que bateu nela o carro foi devolvido antes do previsto), não demorar zilhões de anos para conseguir peças, preços das revisões razoáveis, etc.
Eu sempre tive carros com boa liquidez (Vectra, Mille e agora o Fox - nunca pensei nisso, confesso), mas imagino que deva ser chato demais você passar meses para vender um carro sem encontrar comprador (Trunks pira

).
Por tudo isso é que se a diferença de valores entre dois carros equivalentes for de uns 5k, 7k mas o mais caro tiver melhor pós-venda e todas as caracteristicas que mencionei (menos status, que acho uma merda) acho que pagaria sim um pouco a mais para não ter dor de cabeça.