Peter Schreyer é o novo presidente da Kia Motors
Moderador:Moderadores
- HateSeeker
- Administrador
é a velha guerra entre os teóricos e os praticos... 

Fiat Palio Weekend Adventure Tryon 1.8 8v 114cv Amarela - Sabrina
Chevrolet Opala Comodoro SL/E 2.5 8v 95cv 1991/1992 Vinho - Trovão
Fiat Palio Fire 1.0 8v 65cv 2004/05 Preto - Sem nome
- Morao
- Trolls Premiuns
Esse é um ponto importantissimo. Sofri na pele essa questão, meu último chefe era um excelente técnico, o cara que mais manjava das soluções da empresa.EHIDEKI escreveu:será que um excelente designer tem as competências necessárias p/ ser um CEO???
um CEO de montadora automotiva deve obrigatoriamente conhecer muito bem a área financeira, comercial, marketing e manufatura. além, claro, de uma boa dose de influência política. já um designer costuma ter perfil mais analítico.
uma das coisas que eu mais vejo no mundo profissional é matar um excelente técnico colocando-o num cargo de gestão. pouquíssimas empresas conseguem caminhar com a carreira em Y; e isso tem causado uma frustração enorme dentre as pessoas com perfil técnico, pois o próprio mercado não tem espaço p/ eles.
So que o cara caiu pra área comercial, passo a ter que liderar pessoas e conseguia resultados meio que dando porrada em tudo e todos e se valendo muito do conhecimento técnico que tinha. Fez um MBA em Mkt em uma escola que usava material da FGV e meio que se achou o master foda em Adm.
Logo na sequencia assumiu uma gerencia regional de uma área nova e foi bem nessa hora que eu fui efetivado na empresa e alocado justamente nessa área. Eramos a melhor regional do Brasil mas tendo como troco um chefe com pessimo relacionamento com a equipe, raras foram as vezes que depois de um resultado expressivo a galera recebeu algum elogio ou apoio.
Varias vezes eu fui conversa com ele sobre algum tema que envolvesse o conhecimento que eu adquiri na facul e ele meio que tento se por como PhD no assunto. Chego ao cumulo de em uma reunião geral com a turma via videoconferencia sobre pesquisa de clima e feedback ele mostrar pra galera que tinha voltado a ler o material do MBA dele sobre o assunto, dois livrinhos com umas 60 páginas cada, foi ridiculo
Porra, tive 3 cadeiras intensas exclusivas de RH, isso sem falar Psicologia, Sociologia e outras coisas relacionadas a gestão de pessoas, equipe, criatividade e coisas do genero e o cara vem me mostrar 2 livrinhos pra fala que tava "estudando" sobre gestão de pessoas de novo???????
Isso que eu acho uma merda, ta cheio de engenheiro tentando se administrador mas que falta uma parte importantissima da competencia gerencial: a competencia comportamental
Mas acho que o caso do Schreyer é diferente, ele já é um gestor, já deve lidar com o orçamento da área, implicações de custo, gerir a equipe inteira, tomar decisões estratégicas que nem sempre tem inteiramente a ver com a formação dele. E acho que a Kia também não iria botar um cara na presidente sem fazer uma analise extensiva das capacidades dele
Meio de Transporte atual: Citroen C3 Exclusive 1.6 16v 2008
- bugrezilla
- Trolls Premiuns
Eu pensei exatamente isso. Não tem muito sentido matar o seu melhor designer com trabalho gerencial.EHIDEKI escreveu:será que um excelente designer tem as competências necessárias p/ ser um CEO???
um CEO de montadora automotiva deve obrigatoriamente conhecer muito bem a área financeira, comercial, marketing e manufatura. além, claro, de uma boa dose de influência política. já um designer costuma ter perfil mais analítico.
uma das coisas que eu mais vejo no mundo profissional é matar um excelente técnico colocando-o num cargo de gestão. pouquíssimas empresas conseguem caminhar com a carreira em Y; e isso tem causado uma frustração enorme dentre as pessoas com perfil técnico, pois o próprio mercado não tem espaço p/ eles.
Mas depois eu pensei melhor, provavelmente a concorrência está de olho nele, e a Kia fez isso como forma de garantir que ele continue lá.
- Kicksilver
- Moderador
EHIDEKI escreveu:será que um excelente designer tem as competências necessárias p/ ser um CEO???

- Daniel
- Trolls Premiuns
Na faixa de preço dele temos SW4, Dakar e TrailBlazer, então se for analisar só pelo carro o Mohave é uma excelente opção. Mas é claro que quase ninguém compra um carro desse preço só pelo carro, também quer um bom atendimento, desvalorização moderada, etc, etc, etc, coisas que ele não tem e nem terá tão cedo.pulga escreveu:Ta maluco, Mohave pode até ser um bom carro, mas nessa faixa de preço tem 200zentas opções... Nem pensaria nele.
Chevrolet Captiva Ecotec FWD 2.4 16v 2010/2010 Prata
Chevrolet S10 Executive 2.8TDI 4x4 2007/2008 Preta
Volkswagen Gol Rallye G5 1.6 8v I-Motion 2012/2013 Branco
Volkswagen Saveiro Cross G6 1.6 2013/2014 Branca
Audi A3 1.8 Automático 2006/2006 Prata
Nissan Frontier XE 2.8TDI 4x4 2005/2005 Branca
Chevrolet S10 Executive 2.8TDI 4x4 2003/2003 Preta
- Vittel
- Trolls Premiuns
Evoque. 

- EHIDEKI
- Trolls Premiuns
e é justamente esse o erro que as empresas cometem. como não tem mais espaço p/ crescer na área técnica, acabam alocando esses profissionais em cargos de gestão. onde ocorre isso? nas empresas cujos resultados advém de uma forte política de gestão: Vale, Ambev, Votorantim, bancos privados, etc.bugrezilla escreveu:Eu pensei exatamente isso. Não tem muito sentido matar o seu melhor designer com trabalho gerencial.EHIDEKI escreveu:será que um excelente designer tem as competências necessárias p/ ser um CEO???
Mas depois eu pensei melhor, provavelmente a concorrência está de olho nele, e a Kia fez isso como forma de garantir que ele continue lá.
pode ser que o Peter seja um exímio gestor (o que eu acho particularmente difícil, pois um excelente técnico muitas vezes tem um perfil comportamental bem definido), e que a Kia tenha catapultado a CEO um excelente designer e gestor. mas continuo achando que essa manobra vai acabar queimando o Peter, e ele vai acabar seguindo seu caminho, que é chefiar a área de design de alguma outra grande montadora.
enfim, é esperar os próximos capítulos.
- EHIDEKI
- Trolls Premiuns
existem milhares de cases parecidos com esse.Morao escreveu:Esse é um ponto importantissimo. Sofri na pele essa questão, meu último chefe era um excelente técnico, o cara que mais manjava das soluções da empresa.EHIDEKI escreveu:será que um excelente designer tem as competências necessárias p/ ser um CEO???
So que o cara caiu pra área comercial, passo a ter que liderar pessoas e conseguia resultados meio que dando porrada em tudo e todos e se valendo muito do conhecimento técnico que tinha. Fez um MBA em Mkt em uma escola que usava material da FGV e meio que se achou o master foda em Adm.
Logo na sequencia assumiu uma gerencia regional de uma área nova e foi bem nessa hora que eu fui efetivado na empresa e alocado justamente nessa área. Eramos a melhor regional do Brasil mas tendo como troco um chefe com pessimo relacionamento com a equipe, raras foram as vezes que depois de um resultado expressivo a galera recebeu algum elogio ou apoio.
Varias vezes eu fui conversa com ele sobre algum tema que envolvesse o conhecimento que eu adquiri na facul e ele meio que tento se por como PhD no assunto. Chego ao cumulo de em uma reunião geral com a turma via videoconferencia sobre pesquisa de clima e feedback ele mostrar pra galera que tinha voltado a ler o material do MBA dele sobre o assunto, dois livrinhos com umas 60 páginas cada, foi ridiculo![]()
Porra, tive 3 cadeiras intensas exclusivas de RH, isso sem falar Psicologia, Sociologia e outras coisas relacionadas a gestão de pessoas, equipe, criatividade e coisas do genero e o cara vem me mostrar 2 livrinhos pra fala que tava "estudando" sobre gestão de pessoas de novo???????
Isso que eu acho uma merda, ta cheio de engenheiro tentando se administrador mas que falta uma parte importantissima da competencia gerencial: a competencia comportamental
Mas acho que o caso do Schreyer é diferente, ele já é um gestor, já deve lidar com o orçamento da área, implicações de custo, gerir a equipe inteira, tomar decisões estratégicas que nem sempre tem inteiramente a ver com a formação dele. E acho que a Kia também não iria botar um cara na presidente sem fazer uma analise extensiva das capacidades dele
à isso, atribuo algumas causas raízes:
- conflito de gerações: a maior parte dos cargos de comando ainda estão na mão de pessoas acima de 45 anos, que pertencem à gerações anteriores, ou seja, pensam e agem de forma diferente.
- as empresas ainda não estão estruturadas para encarreiramento técnico, pelo simples fato do Brasil ainda não ser um pólo de desenvolvimento, mas sim um mero centro de fabricação. por isso é comum encontrar técnicos exercendo cargos de alta gerência ou diretoria.
- somente nos últimos anos as faculdades tem focado em cursos que abordam de forma mais sólida os conceitos de gestão, ou seja, as pessoas mais antigas não sabem sequer a base teórica.
- quando falamos de gestão, lembramos de liderança. e muitos confundem autoridade com poder. neste exato momento estou vivenciando este conflito, pois como gerente mais novo da empresa, vejo meus pares (cuja faixa etária vai dos 40 aos 60 anos) agindo na base do poder. e imagino que alguns devem me reprovar por agir diferente deles...
- HateSeeker
- Administrador
ainda bem que sou acadêmico

Fiat Palio Weekend Adventure Tryon 1.8 8v 114cv Amarela - Sabrina
Chevrolet Opala Comodoro SL/E 2.5 8v 95cv 1991/1992 Vinho - Trovão
Fiat Palio Fire 1.0 8v 65cv 2004/05 Preto - Sem nome
- Ramiel
- Administrador
:LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL:HateSeeker escreveu:![]()
![]()
tá mais pra comendiante

- Vittel
- Trolls Premiuns
Ramiel escreveu::LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL: :LOL:HateSeeker escreveu:![]()
![]()
tá mais pra comendiante
Quem vê pensa.

- Buzz
- Trolls Premiuns
Ele só vai ser um dos 3 CEOs.
Provavelmente vai cuidar da parte de desenvolvimento e marketing.
Provavelmente vai cuidar da parte de desenvolvimento e marketing.
- Kicksilver
- Moderador
Velhice é uma merda mesmo.EHIDEKI escreveu: existem milhares de cases parecidos com esse.
à isso, atribuo algumas causas raízes:
- conflito de gerações: a maior parte dos cargos de comando ainda estão na mão de pessoas acima de 45 anos, que pertencem à gerações anteriores, ou seja, pensam e agem de forma diferente.
- as empresas ainda não estão estruturadas para encarreiramento técnico, pelo simples fato do Brasil ainda não ser um pólo de desenvolvimento, mas sim um mero centro de fabricação. por isso é comum encontrar técnicos exercendo cargos de alta gerência ou diretoria.
- somente nos últimos anos as faculdades tem focado em cursos que abordam de forma mais sólida os conceitos de gestão, ou seja, as pessoas mais antigas não sabem sequer a base teórica.
- quando falamos de gestão, lembramos de liderança. e muitos confundem autoridade com poder. neste exato momento estou vivenciando este conflito, pois como gerente mais novo da empresa, vejo meus pares (cuja faixa etária vai dos 40 aos 60 anos) agindo na base do poder. e imagino que alguns devem me reprovar por agir diferente deles...
To doido pra avançarmos uns 20 anos logo, pra essa geração "quadrada" aposentar e dar lugar aos mais novos...
Lá na empresa vivo muito esse conflito ideológico... Minha chefe tem 50 anos, mas parece que tem 200!! Consegue fazer tudo do jeito mais dificil, e exige que façamos assim!