16 Jan 2013, 16:51
Olha o texto que eu escrevi e estou pensando em fazer um video autoclandestino falando assim...
Quem nunca recebeu um email com aquele rodapé pedindo para não imprimir o email e ajudar a salvar as florestas do planeta? Pois é, mas você acaba tendo que imprimir a mensagem por algum motivo e acaba se sentindo culpado, não é? Pois é, sabia que se você deixar de imprimir qualquer coisa você não está salvando nem um centímetro de floresta? Pior, sabia que gastando mais papel na verdade você está ajudando a preservar a mata nativa brasileira?
Explico: 100% da celulose usada na fabricação de papel vem de fazendas de eucalipto. Nenhuma árvore de floresta nativa é derrubada para produção de papel. Todo papel vem de áreas onde a madeira é cultivada como em uma fazenda. A madeira é plantada da mesma maneira que se planta batata. Planta, colhe e planta de novo. E pior, as empresas de celulose costuma preservar em torno de 50% da mata nativa!!! Eles compram uma fazenda, cultivam a madeira em metade da área e preservam a outra metade!!! Como no Brasil a média é de apenas 20% de mata nativa preservada, aonde existe uma indústria de celulose, há aumento de mata preservada!!! Só para efeito de comparação, fazendas que produzem frutas e legumes costumam usar 70% e fazendas de gado 90% da área para produção. Gastar papel é melhor para o meio ambiente do que comer carne, frutas e legumes!!!
Aliás, o gás metano emitido das fezes do gado é um dos grandes poluidores do planeta. Porque não tem esse tipo de aviso na porta das churrascarias? “Antes de comer essa carne que emitiu muito metano, pense no meio ambiente”. Porque não?
Mas eu compreendo. Apesar dos números serem claros, a percepção é de que gastar papel é mau. Mas é uma percepção errada. Quem coloca essa nota de rodapé nos emails pode até ter uma boa intenção, mas só está mostrando que é uma pessoa desinformada.
E porque eu estou falando isto aqui? Porque existe a versão automotiva dessa nota de rodapé de emails, e ela se chama Toyota Prius...
Para quem não sabe, o Toyota Prius é o novo carro que a Toyota vai começar a vender por 120 mil reais, com o discurso de que é o Greenpeace com 4 rodas. Mas isso é tão verdadeiro como salvar florestas não imprimindo emails...
O Prius consegue fazer 25km/l. Fato inegável. Muito mais que um carro popular, que gira em torno de 15km/l. Mas se você andar de pé embaixo, ele gasta tanto quanto um carro V6, por causa do peso das baterias que ele usa.
Outro detalhe é que a produção do Prius e de suas baterias polui tanto quanto você andando com um carro V8 por 8 anos!!! Apesar de toda a propaganda e da sensação de economia porque o carro muitas vezes usa apenas os motores elétricos, ele é um crime ambiental com rodas andando por aí!!! É muito mais saudável para o meio ambiente você não comprar um Prius!!!
Ah, mas ele consome menos gasolina e portanto polui menos. Bom, primeiro ele já poluiu horrores antes de chegar na sua mão, e agora ele vai consumir GASOLINA. Sim, o Prius não é flex, ele é GASOLINA. Um carro a álcool, mesmo fazendo 10km/l polui muitíssimo menos porque usa um combustível renovável. Todo o CO2 gerado por um carro com etanol vai ser reabsorvido pelos pés de cana, enquanto o CO2 da gasolina do Prius não vai voltar a ser um dinossauro nem se enterrar sozinho lá no Iraque.
E se você quer mesmo economia, compre um carro flex na faixa dos 60 mil reais. Você vai ter o mesmo conforto do Prius e perder muito menos na desvalorização! Como os carros desvalorizam uma média de 1% ao mês, só com desvalorização você economiza 600 reais por mês. Mesmo você gastando 100 reais a mais de combustível por mês do que com o Prius, ainda sobram 500 e a sensação que você teve uma atitude mais ambientalmente responsável.
Agora, se você é um brasileiro “nova classe média alta”, e quer a “imagem” de amigo do Greenpeace, e quer mostrar a novidade para seus amigos, vai lá e compra o Prius. A Toyota agradece. Quando a gente ver você chegando na churrascaria de Prius branco e dizendo para seus amigos que você não imprime seus emails, a gente vai saber que ou você é um desinformado ou um babaca.
Se você quer mesmo ajudar o meio ambiente, não compre esse Toyota Chernobil, compre um carro flex, economize seu dinheiro. E sei lá, coma menos carne. Em vez de carne, coma papel!