Não sei da onde ele tirou a informação. Concordo que os mais vendidos nas versões mais pé de boi vem pelados.
Mas já tenho visto cada vez mais carros dualogics, i-motions da vida (dentre os comprados pela classe média). Vejo muito da familia palio dos mais novos com dualogic rodando, muitos voyages, space fox e fox i-motion também rodando. Não sei se realmente chega a 40%, mas se vocÊ reparar todas as montadoras estão investindo em AT, mesmo para os carros menores. A Ford está trazendo o PS para o Fiesta (fora os demais que já tem versões AT), a VW tem o i-motion em quase que toda a sua linha, a GM está trazendo AT de verdade para Onix, Cobalt e aumentando para os demais, a fiat já está com o dualogic plus ou AT disponivel para quase que sua linha inteira...
Creio que não demorará muito para que tenhamos níveis bem altos de carros "AT" sendo vendidos, mesmo nas versões mais básicas, pois o aumento na disponibilidade já é visivel.
Enquete: qual tipo de transmissão você prefere
Moderador:Moderadores
- Doutor Givago
- Trolls Premiuns
Fox Prime I-Motion 2010/2011
Uno Mille Way Economy 2008
Vectra CD 2.2 2004
- P.A.
- Trolls Premiuns
Com certeza! Meu tio por exemplo tem uns 55 anos, e nunca teve contato com carro AT. Minha tia comprou ano passado um Corolla AT e ele gostou demais, e disse que vai querer só AT daqui pra frente. Acho que é isso que está acontecendo aos poucos, o pessoal ta perdendo o preconceito e querendo mais praticidade, assim como foi com os carros 4 portas 20 anos atrás.Doutor Givago escreveu:Não sei da onde ele tirou a informação. Concordo que os mais vendidos nas versões mais pé de boi vem pelados.
Mas já tenho visto cada vez mais carros dualogics, i-motions da vida (dentre os comprados pela classe média). Vejo muito da familia palio dos mais novos com dualogic rodando, muitos voyages, space fox e fox i-motion também rodando. Não sei se realmente chega a 40%, mas se vocÊ reparar todas as montadoras estão investindo em AT, mesmo para os carros menores. A Ford está trazendo o PS para o Fiesta, a VW tem o i-motion em quase que toda a sua linha, a GM está trazendo AT de verdade para Onix, Cobalt e demais, a fiat já está com o dualogic plus...
Creio que não demorará muito para que tenhamos níveis bem altos de carros "AT" sendo vendidos, mesmo nas versões mais básicas
Mas ainda é difícil achar um Gol e ou Palio semi novo automatizado à venda.
- alipiolm88
- Trolls Premiuns
bela observação! Fora os compactos e seus descendentes em versões mais completas, carros na casa dos 40-50mil, onde não é possível mais comprar médios, estão em ascensão com AT/automatizados...Doutor Givago escreveu:Não sei da onde ele tirou a informação. Concordo que os mais vendidos nas versões mais pé de boi vem pelados.
Mas já tenho visto cada vez mais carros dualogics, i-motions da vida (dentre os comprados pela classe média). Vejo muito da familia palio dos mais novos com dualogic rodando, muitos voyages, space fox e fox i-motion também rodando. Não sei se realmente chega a 40%, mas se vocÊ reparar todas as montadoras estão investindo em AT, mesmo para os carros menores. A Ford está trazendo o PS para o Fiesta (fora os demais que já tem versões AT), a VW tem o i-motion em quase que toda a sua linha, a GM está trazendo AT de verdade para Onix, Cobalt e aumentando para os demais, a fiat já está com o dualogic plus ou AT disponivel para quase que sua linha inteira...
Creio que não demorará muito para que tenhamos níveis bem altos de carros "AT" sendo vendidos, mesmo nas versões mais básicas, pois o aumento na disponibilidade já é visivel.
a maioria dos médios tops só são disponíveis em versões sem pedal de embreagem... Civic 2.0, Corolla 2.0, Elantra 2.0, Jetta TSI, Bravo Absolute, entre outros...
lembro quando meu pai foi pegar a blazer em 1998, eu não fazia a mínima ideia como era um carro AT, mas queria que meu pai comprasse porque tinha acabamento de madeira maior no console central kkkkkkkkkk ele não pegou por preconceito mesmo... já com a Pajero, ele não teve escapatória, as HPE tudo AT e ele agora nem quer saber de pisar a embreagem mais... nem eu!

Volkswagen Passat CC 3.6 VR6 300cv 4Motion 10/11
- Vittel
- Trolls Premiuns
Daqui a pouco vira EUA e nego aprende a dirigir em AT...
Aí fodeu, cada vez mais brações.

- LPRF
- Moderador
Brasil eram 10% em 2009 os AT
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico
- jpaulo
- Trolls Premiuns
pulga escreveu:Daqui a pouco vira EUA e nego aprende a dirigir em AT...
Única vantagem que vejo deles em relação a nós é o fato de serem mais respeitosos com a lei, pq de resto são bem mais brações. Highways largas, bem dimensionandas, cruise control, câmbio AT. Só dá bração, qualquer retardado sai dirigindo em linha reta lá que não tem ruim.

"Liebe den wagen, der du fährst."
- HateSeeker
- Administrador
nós somos obrigados a virar pilotos "na marra" por aqui... Mas creio que somos muito mais atenciosos no ato de dirigir do que eles. Eles tem o vício até de mandar mensagem dirigindo, aqui no Brasil o máximo que a gente tem é nego falando no celular, mas mesmo assim ainda creio eu é menos ruim que mandar msg.
Fiat Palio Weekend Adventure Tryon 1.8 8v 114cv Amarela - Sabrina
Chevrolet Opala Comodoro SL/E 2.5 8v 95cv 1991/1992 Vinho - Trovão
Fiat Palio Fire 1.0 8v 65cv 2004/05 Preto - Sem nome
- Vittel
- Trolls Premiuns
Só falando no celular?HateSeeker escreveu:nós somos obrigados a virar pilotos "na marra" por aqui... Mas creio que somos muito mais atenciosos no ato de dirigir do que eles. Eles tem o vício até de mandar mensagem dirigindo, aqui no Brasil o máximo que a gente tem é nego falando no celular, mas mesmo assim ainda creio eu é menos ruim que mandar msg.
Metade do fórum dirige e conversa no whatsapp ao mesmo tempo...

Enviado de meu GT-I9000B usando o Tapatalk 2

- p_h
- Moderador
Como se as capitais americanas nao fossem abarrotadas de carros.jpaulo escreveu:pulga escreveu:Daqui a pouco vira EUA e nego aprende a dirigir em AT...
![]()
Única vantagem que vejo deles em relação a nós é o fato de serem mais respeitosos com a lei, pq de resto são bem mais brações. Highways largas, bem dimensionandas, cruise control, câmbio AT. Só dá bração, qualquer retardado sai dirigindo em linha reta lá que não tem ruim.
Americanos aplicam direcao defensiva, coisa que os brasileiros geralmente nao sabem o que e', pois matam todas as aulas de autoescola por acreditar que sao inteligentes demais para precisarem de professor para explicar leis de transito e que certo mesmo e' o que o papai ensinou. Americanos costumam ser melhores motoristas pois, como mesmo afirmaste, respeitam as leis e conseguem manter o transito minimamente organizado.
Unica coisa que os americanos nao sabem e' pressionar na embreagem e trocar marcha, o que realmente e' desnecessario pois 90% das pessoas em todos os lugares do mundo usam carro porque precisam de uma maneira pratica de deslocar e nao porque gostam de carro. Nao sabem simplesmente porque simplesmente nao e' ensinado, pois se fosse, sem duvidas aprenderiam. Os brasileiros recebem 20 horas de instrucao pratica obrigatoria em autoescola para aprender a dirigir um carro com transmissao manual.
Nao adianta jogar a culpa no sistema viario, pois cada pais tem um sistema viario diferente e entre os paises mais desenvolvidos a tendencia e' que a qualidade do transito reflita a qualidade da educacao - elevada. Japao tem 90% da frota automatica e nunca vi alguem dizer que os japoneses sao burros.
- Victor
- Trolls Premiuns
PH...
O transito no Brasil é uma porcaria e tem muuuuuuito braçao por aqui. Tenho a impressao que se a maioria dos nosso carros fosse AT, o caos diminuiria um pouco, já que retirar a embreagem e a passaçao de marchas seria um alento para um bocado de brasileiro meia roda. Menos coisa para aprender e se preocupar.
O transito no Brasil é uma porcaria e tem muuuuuuito braçao por aqui. Tenho a impressao que se a maioria dos nosso carros fosse AT, o caos diminuiria um pouco, já que retirar a embreagem e a passaçao de marchas seria um alento para um bocado de brasileiro meia roda. Menos coisa para aprender e se preocupar.
- jpaulo
- Trolls Premiuns
Cidadão obama dirigindo bem?p_h escreveu:Como se as capitais americanas nao fossem abarrotadas de carros.jpaulo escreveu:pulga escreveu:Daqui a pouco vira EUA e nego aprende a dirigir em AT...
![]()
Americanos aplicam direcao defensiva, coisa que os brasileiros geralmente nao sabem o que e', pois matam todas as aulas de autoescola por acreditar que sao inteligentes demais para precisarem de professor para explicar leis de transito e que certo mesmo e' o que o papai ensinou. Americanos costumam ser melhores motoristas pois, como mesmo afirmaste, respeitam as leis e conseguem manter o transito minimamente organizado.
Unica coisa que os americanos nao sabem e' pressionar na embreagem e trocar marcha, o que realmente e' desnecessario pois 90% das pessoas em todos os lugares do mundo usam carro porque precisam de uma maneira pratica de deslocar e nao porque gostam de carro. Nao sabem simplesmente porque simplesmente nao e' ensinado, pois se fosse, sem duvidas aprenderiam. Os brasileiros recebem 20 horas de instrucao pratica obrigatoria em autoescola para aprender a dirigir um carro com transmissao manual.
Nao adianta jogar a culpa no sistema viario, pois cada pais tem um sistema viario diferente e entre os paises mais desenvolvidos a tendencia e' que a qualidade do transito reflita a qualidade da educacao - elevada. Japao tem 90% da frota automatica e nunca vi alguem dizer que os japoneses sao burros.
Meu irmão mesmo veio me dizer ontem que o "pai obama" dele no intercâmbio quando estava numa hwy na faixa da esquerda disse: "Eu não vou dar passagem, ele está indo muito rápido" (mais brasileiro que isso não conheço). Assim obrigou o cabra numa full size truck a tirar para direita e voltar para esquerda.
Pra mim não tão longe da gente em termos de motorista, ainda bem que são mais respeitosos em relação a lei, mas são péssimos motoristas assim como nós.
Vborre: Concordo, ia ser mais uma função p tirar dos brações.

- Vittel
- Trolls Premiuns
Tirar os brações? 
O que ia ter de nego batendo por causa do desconhecimento com AT...
Quantos casos já não se viu de nego fazendo besteira? Ontem mesmo vi um na TV.
O que ia ter de nego batendo por causa do desconhecimento com AT...

Quantos casos já não se viu de nego fazendo besteira? Ontem mesmo vi um na TV.

- Victor
- Trolls Premiuns
O Corolla que o diga... 

- p_h
- Moderador
Concordo. Poderiam converter as 20 horas obrigatorias (a maioria precisa de mais do que isso) em instrucoes sobre civilidade no transito. O sistema de formacao de condutores brasileiro esta falido e precisa mudar.vborre escreveu:PH...![]()
A maioria das pessoas nao gosta de dirigir. Isso e' fato, independente do pais. Estas pessoas nao deveriam ser obrigadas a aprender a operar um automovel com transmissao mecanica. Porem todas estas pessoas devem ser instruidas a manter um minimo de organizacao no transito.
Entendo que isso seja relativo pois o Brasil ainda e' um pais em que maioria nao tem condicoes de comprar um automatico, muitos passam a vida inteira sem nunca ter dirigido um. Alem disso, existe uma ma fama que ainda assola os automaticos (manutencao cara, consumo de combustivel elevado, etc), por isso e' compreensivel que a instrucao seja voltada para veiculos com transmissao manual.
So nao deixo de acreditar que perde-se muito tempo em coisas futeis como ensinar a operar a embreagem e o momento certo de trocar marchas (que a maioria das pessoas leva horas e horas de instrucao para aprender a realizar minimamente bem) quando todas estas horas poderiam ser investidas em instrucoes sobre civilidade no transito, manutencao de fluxo, ultrapassagens seguras, etc.
Automatizados sao ideia excelente para o Brasil, pois tem menor custo, mas ainda precisam ser aprimorados em questao de durabilidade.
Entao a atitude de UMA pessoa mal educada representa a atitude de uma nacao inteira? Isso nao e' justificativa e gente sem nocao existe no mundo inteiro.jpaulo escreveu:Cidadão obama dirigindo bem?p_h escreveu:Como se as capitais americanas nao fossem abarrotadas de carros.jpaulo escreveu:pulga escreveu:Daqui a pouco vira EUA e nego aprende a dirigir em AT...
![]()
Nao adianta jogar a culpa no sistema viario, pois cada pais tem um sistema viario diferente e entre os paises mais desenvolvidos a tendencia e' que a qualidade do transito reflita a qualidade da educacao - elevada. Japao tem 90% da frota automatica e nunca vi alguem dizer que os japoneses sao burros.![]()
Meu irmão mesmo veio me dizer ontem que o "pai obama" dele no intercâmbio quando estava numa hwy na faixa da esquerda disse: "Eu não vou dar passagem, ele está indo muito rápido" (mais brasileiro que isso não conheço). Assim obrigou o cabra numa full size truck a tirar para direita e voltar para esquerda.
Pra mim não tão longe da gente em termos de motorista, ainda bem que são mais respeitosos em relação a lei, mas são péssimos motoristas assim como nós.
Prender faixa nao e' nada brasileiro, isso e' apenas falta de cortesia e nao e' padrao. Alias, o "pai obama" estava a fazer juizo de valor no transito ("esta indo muito rapido"), nada comum na cultura de imprudencia que se ve no Brasil.
Transito nos EUA costuma ser bastante organizado, isso ja comprova que sao melhores motoristas. Afirmas que brasileiros nao sao respeitosos em relacao a leis, se nao conseguem respeitar minimamente as leis, falham na tarefa de ser bons motoristas.
Brasil nao esta na fase de aprender a ser coerente e liberar passagem na esquerda, Brasil ainda esta na fase de aprender a respeitar o numero de faixas em uma via. Enfim, retrato de um pais cujas melhores escolas estao na media das piores escolas americanas.
- LPRF
- Moderador
Lá nos EUA não tem muito essa de esquerda faixa rápida.
Tem muito nego lá que boia na esquerda em highway mas é algo natural.
Fora que não são nenhum poço de educação, em certas regiões buzinar é igual dar seta, nego usa sem dó.
Eles devem ser bração com cambio MT
Realmente são mais educados que nós mas longe, bem longe dos japoneses e alguns países europeus.
Fora que não são nenhum poço de educação, em certas regiões buzinar é igual dar seta, nego usa sem dó.
Eles devem ser bração com cambio MT
Realmente são mais educados que nós mas longe, bem longe dos japoneses e alguns países europeus.
- p_h
- Moderador
Na realidade, por definicao a faixa da esquerda e' faixa de velocidade e a direita faixa lenta. Inclusive em alguns estados a faixa da esquerda e' especificamente para ultrapassagens e nao se pode usa-la livremente. Deve-se ultrapassar a voltar para a faixa da direita.LPRF escreveu:Lá nos EUA não tem muito essa de esquerda faixa rápida.
Eles devem ser bração com cambio MT![]()
Muitas pessoas mantem a esquerda simplesmente porque vao entrar em uma intersecao a esquerda adiante. Isso e' bem visivel em estradas com acesso limitado.
O que nao e' permitido e' bloquear deliberadamente o trafego a esquerda. Tecnicamente o "pai obama" nao poderia ter feito isso, mas como tudo varia de acordo com o caso, se ele estava no limite da vida ou proximo deste limite, nao ha problema em "prender" o trafego pois nao se deve aumentar a velocidade para permitir uma ultrapassagem.
Sobre serem "bracoes", a questao e' que a maioria simplesmente nunca aprendeu a dirigir com cambio manual. Quem sabe, geralmente o faz bem, especialmente no interior.
- jpaulo
- Trolls Premiuns
Acho ótimo que sejam bons motoristas. Não digo que não são e, também, acho que seria bom se o trânsito daqui tivesse mais destes (bons motoristas, não pai obama). Falo a questão do dirigir bem, o americano é um dos motoristas menos exigidos em todos os sentidos. Carros fáceis de operar (AT, comodidades etc), tudo superdimensionado (espaço entre faixas, estradas bastante retas, espaço das vagas, vagas, número de faixas, sinalização etc) e velocidade limite excessivamente baixa pela estrutura disponível.p_h escreveu:Concordo. Poderiam converter as 20 horas obrigatorias (a maioria precisa de mais do que isso) em instrucoes sobre civilidade no transito. O sistema de formacao de condutores brasileiro esta falido e precisa mudar.vborre escreveu:PH...![]()
A maioria das pessoas nao gosta de dirigir. Isso e' fato, independente do pais. Estas pessoas nao deveriam ser obrigadas a aprender a operar um automovel com transmissao mecanica. Porem todas estas pessoas devem ser instruidas a manter um minimo de organizacao no transito.
Entendo que isso seja relativo pois o Brasil ainda e' um pais em que maioria nao tem condicoes de comprar um automatico, muitos passam a vida inteira sem nunca ter dirigido um. Alem disso, existe uma ma fama que ainda assola os automaticos (manutencao cara, consumo de combustivel elevado, etc), por isso e' compreensivel que a instrucao seja voltada para veiculos com transmissao manual.
So nao deixo de acreditar que perde-se muito tempo em coisas futeis como ensinar a operar a embreagem e o momento certo de trocar marchas (que a maioria das pessoas leva horas e horas de instrucao para aprender a realizar minimamente bem) quando todas estas horas poderiam ser investidas em instrucoes sobre civilidade no transito, manutencao de fluxo, ultrapassagens seguras, etc.
Automatizados sao ideia excelente para o Brasil, pois tem menor custo, mas ainda precisam ser aprimorados em questao de durabilidade.
Entao a atitude de UMA pessoa mal educada representa a atitude de uma nacao inteira? Isso nao e' justificativa e gente sem nocao existe no mundo inteiro.jpaulo escreveu:Cidadão obama dirigindo bem?p_h escreveu:Como se as capitais americanas nao fossem abarrotadas de carros.jpaulo escreveu:pulga escreveu:Daqui a pouco vira EUA e nego aprende a dirigir em AT...
![]()
Nao adianta jogar a culpa no sistema viario, pois cada pais tem um sistema viario diferente e entre os paises mais desenvolvidos a tendencia e' que a qualidade do transito reflita a qualidade da educacao - elevada. Japao tem 90% da frota automatica e nunca vi alguem dizer que os japoneses sao burros.![]()
Prender faixa nao e' nada brasileiro, isso e' apenas falta de cortesia e nao e' padrao. Alias, o "pai obama" estava a fazer juizo de valor no transito ("esta indo muito rapido"), nada comum na cultura de imprudencia que se ve no Brasil.
Transito nos EUA costuma ser bastante organizado, isso ja comprova que sao melhores motoristas. Afirmas que brasileiros nao sao respeitosos em relacao a leis, se nao conseguem respeitar minimamente as leis, falham na tarefa de ser bons motoristas.
Brasil nao esta na fase de aprender a ser coerente e liberar passagem na esquerda, Brasil ainda esta na fase de aprender a respeitar o numero de faixas em uma via. Enfim, retrato de um pais cujas melhores escolas estao na media das piores escolas americanas.
Veja o europeu por exemplo: Lida com estradas boas mas também deve aprender a lidar mais com estradas sinuosas e vias/ruas excessivamente estreitas (melhor noção de espaço), lida com velocidades mais altas, as vias e estradas não são superdimensionadas e sim adequadas, dirigem carros com menos comodidades e maior parte MT. Ainda assim são "bons motoristas" e "dirigem bem". Cito o povo alemão, lidam com todas dificuldades européias citadas e ainda conduzem carros, menos automatizados, a velocidades dignas de "crime" no resto do mundo, ainda assim são ótimos motoristas respeitando a legislação e fazendo tudo de acordo.
Ah e o "pai obama" criou uma situação de risco desnecessária, não reflete todos, mas sabemos que tem muitos desses nos EUA. Não sei vocês mas minha experiência mostra que motoristas, em geral (não é regra), que seguem essa filosofia do pai obama são pessoas que não excedem o limite de velocidade mas são muito limitadas no que diz respeito a dirigir o carro.

- p_h
- Moderador
JP, apenas um adendo, o limite de velocidade maximo nos EUA e' de 129 kph, a variar de acordo com o estado. Geralmente e' 120 kph. Ambos os valores estao na media europeia, que e' de 120 kph, com alguns paises acima (Holanda, Franca, Italia) e alguns abaixo (Reino Unido), para citar os principais. Alemanha e' uma excecao no contexto europeu.jpaulo escreveu:
Acho ótimo que sejam bons motoristas. Não digo que não são e, também, acho que seria bom se o trânsito daqui tivesse mais destes (bons motoristas, não pai obama). Falo a questão do dirigir bem, o americano é um dos motoristas menos exigidos em todos os sentidos. Carros fáceis de operar (AT, comodidades etc), tudo superdimensionado (espaço entre faixas, estradas bastante retas, espaço das vagas, vagas, número de faixas, sinalização etc) e velocidade limite excessivamente baixa pela estrutura disponível.
Veja o europeu por exemplo: Lida com estradas boas mas também deve aprender a lidar mais com estradas sinuosas e vias/ruas excessivamente estreitas (melhor noção de espaço), lida com velocidades mais altas, as vias e estradas não são superdimensionadas e sim adequadas, dirigem carros com menos comodidades e maior parte MT. Ainda assim são "bons motoristas" e "dirigem bem". Cito o povo alemão, lidam com todas dificuldades européias citadas e ainda conduzem carros, menos automatizados, a velocidades dignas de "crime" no resto do mundo, ainda assim são ótimos motoristas respeitando a legislação e fazendo tudo de acordo.
Ah e o "pai obama" criou uma situação de risco desnecessária, não reflete todos, mas sabemos que tem muitos desses nos EUA. Não sei vocês mas minha experiência mostra que motoristas, em geral (não é regra), que seguem essa filosofia do pai obama são pessoas que não excedem o limite de velocidade mas são muito limitadas no que diz respeito a dirigir o carro.
Concordo contigo, alias, nao e' nenhum segredo que americanos sejam menos habilidosos que os alemaes, qualquer que seja a justificativa, mas o objeto de comparacao aqui foi Brasil.
- LPRF
- Moderador
Lá dirige-se no fluxo.p_h escreveu: Na realidade, por definicao a faixa da esquerda e' faixa de velocidade e a direita faixa lenta. Inclusive em alguns estados a faixa da esquerda e' especificamente para ultrapassagens e nao se pode usa-la livremente. Deve-se ultrapassar a voltar para a faixa da direita.
Muitas pessoas mantem a esquerda simplesmente porque vao entrar em uma intersecao a esquerda adiante. Isso e' bem visivel em estradas com acesso limitado.
O que nao e' permitido e' bloquear deliberadamente o trafego a esquerda. Tecnicamente o "pai obama" nao poderia ter feito isso, mas como tudo varia de acordo com o caso, se ele estava no limite da vida ou proximo deste limite, nao ha problema em "prender" o trafego pois nao se deve aumentar a velocidade para permitir uma ultrapassagem.
Sobre serem "bracoes", a questao e' que a maioria simplesmente nunca aprendeu a dirigir com cambio manual. Quem sabe, geralmente o faz bem, especialmente no interior.
Se a esquerda vai a 100 e a direita a 120, foda-se, ninguem se estressa.
Na Europa é regra, esquerda só para ultrapassar devendo voltar imediatamente para direita.
AE européia nunca tem saída a esquerda, algo que algumas rodovias nos EUA tem.
Concordo com o JP, motorista europeu é menos braço, possui mais habilidades.
Ex:
-estradas sinuosas pista simples
-carros MT
-carros menos potentes
-vagas apertadas
-vias estreitas
-limites de velocidade mais permissivos
Tudo isso cria noção de distância, de espaço, de como reduzir marchas, tirar o máximo do carro, conduzir em condições mais adversas...
Daí a importância que eles dão:
-compromisso estabilidade/conforto, sempre pendendo para a estabilidade
-iluminação automotiva
-auxílio a segurança
-eficiência energética
-autonomia
-bom aproveitamento do espaço interno
- HateSeeker
- Administrador
concordo com o faber, melhor motorista em termos de ser completo, é o europeu mesmo. Tanto é que teve aquele francês que teve 2 ataques epiléticos com o carro com acelerador travado e andou um tempão sem maiores problemas. Segurança viária européia>all
- Rodolfo
- Administrador
Não sei de quem vc tá falando. Sei que ninguém aqui faz esse tipo de coisa.pulga escreveu:Só falando no celular?HateSeeker escreveu:nós somos obrigados a virar pilotos "na marra" por aqui... Mas creio que somos muito mais atenciosos no ato de dirigir do que eles. Eles tem o vício até de mandar mensagem dirigindo, aqui no Brasil o máximo que a gente tem é nego falando no celular, mas mesmo assim ainda creio eu é menos ruim que mandar msg.
Enviado de meu GT-I9000B usando o Tapatalk 2

Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13

- Vittel
- Trolls Premiuns

- Milton__
- Trolls Premiuns
Nem euRodolfo escreveu:Não sei de quem vc tá falando. Sei que ninguém aqui faz esse tipo de coisa.pulga escreveu:Só falando no celular?HateSeeker escreveu:nós somos obrigados a virar pilotos "na marra" por aqui... Mas creio que somos muito mais atenciosos no ato de dirigir do que eles. Eles tem o vício até de mandar mensagem dirigindo, aqui no Brasil o máximo que a gente tem é nego falando no celular, mas mesmo assim ainda creio eu é menos ruim que mandar msg.
Enviado de meu GT-I9000B usando o Tapatalk 2![]()
![]()

Peugeot 207 XR 2011 1.4 8v 82cv 12,85kgfm
Renault Clio Campus 2010 1.0 16V 77cv 10,2kgfm
- HateSeeker
- Administrador
eu só uso o whats quando to no busum, nunca usei celular dirigindo fora atender pra dizer "dirigindo-dirigindo-dirigindo"
- Milton__
- Trolls Premiuns
Claro, você não tem credito pra ligar, nem mandar SMS e nem pra usar o 3GHateSeeker escreveu:eu só uso o whats quando to no busum, nunca usei celular dirigindo fora atender pra dizer "dirigindo-dirigindo-dirigindo"
Peugeot 207 XR 2011 1.4 8v 82cv 12,85kgfm
Renault Clio Campus 2010 1.0 16V 77cv 10,2kgfm