p_h escreveu:Civic/Corolla já são o HB20 dos sedãs médios, mas com muito mais qualidade. As outras marcas não chegam perto porque lançam produtos inferiores, com tecnologia datada, ou com qualidade duvidosa.
São produtos que não tem boa fama, pois o consumidor não é bobo.
Quando as outras marcas forem capazes de lançar carros que façam tudo o que Civic/Corolla fazem, com qualidade superior (coisa que nenhuma tem), pós-venda adequado (coisa que nenhuma tem) e mais equipamentos, aí, quem sabe, a liderança poderá ser contestada.
Honda e Toyota plantaram qualidade e colhem lucros.
As demais marcas plantaram podridão e ficam na sombra.
Concordo em parte Ph,
Não sei no resto do mundo, mas no Brasil consumidor é bobo sim, e muito.
A receita do Corolla e Civic é a seguinte.
1) Inicialmente transformaram seus carros para terem o design que chama a atenção de seu consumidor alvo (Civic para "garotões" de meia idade com seu desenho mais "esportivo" e o Corolla para os vovôs). Claro, apenas design não funciona. Dai o que foi feito foi apenas trazerem produtos
2) Truxeram produtos com qualidade, ou seja, não dão problema mecânicos. Fato incontestável. Parabéns, pois nem todas fazem isso!! Mas o "pulo do gato" é esse. Seus produtos são bons sim, mas o que acontece? Como vieram com preços "seletivos", quem os adquire tem dinheiro e "consciência" para dar manutenção adequada, ou seja, trocam óleo e fazem revisões de acordo com o manual. Qual foi o resultado? Como são bons produtos e tem manutenção em dia os carros não dão problemas.
Parabéns para a Toyota e para a Honda, mas na atualidade a maioria dos carros se tiverem manutenção em dia não dão problemas. Não estou comparando os carros nem as marcas, mas minha mãe teve um pálio 1.0 por dez anos sempre dando manutenção e o carro nunca deu qualquer problema. Só gastávamos com revisão e troca de óleo. Tive um mille por três anos e, da mesma maneira, nunca tive problema. Hoje tenho um fox há dois anos e meio e também está tudo tranquilo.
O problema é que o consumidor compara com carros de outras marcas, mas via de regra, com modelos comprados por pessoas que não fazem manutenção. Dai, os carros dão problemas e as pessoas passam a relacionar a marca com os produtos "povão" que não tem manutenção.
Se você parar para pensar, o que difere a robustez de um civic e um corolla da de um vectra? (sei que já saiu de linha) O vectra tem boa mecanica, não dá problema, tem peças abundantes no mercado, qualquer mecânico trabalha com ele, etc... Nada difere em termo de robustez e durabilidade. Você pode dizer que o civic tem motor mais novo, maior tecnologia e tal. Tudo bem, mas te asseguro que 0,00001% dos consumidores levam isso em consideração na hora da compra (já cheguei a ouvir de amigos do meu pai que compraram o corolla com "sistema VVTI" que era legal e tal, mas não sabiam o que era isso).
Sabe o que diferia o vectra do civic e corolla como produtos? (não estou entrando no pós-venda). O design. Civic e corolla são mais bonitinhos e só!! Você não vê vectras dando probelmas por ai, salvo os que foram "manolizados" e não tiveram manutenção adequada. Mas os que receberam boa manutenção (igual a de civics e corollas) estão andando sem problemas.
Em termos de equipamentos civic e corolla não são exemplos de abundância. Pelo contrário, são "muquiranas" ao extremo. Se você comparar com fluence percebe claramente a diferença, principalmente em segurança (menos air bags, etc. Tinham versões do Civic que nem sequer farol de neblina tinha, hein. E isso em um carro de mais de 65k!!!). Embora com o cambio idolatrado, o do corolla não passa de AT4 jurássico, em pleno ano 2012 (esse ano não sei como está). Os concorrentes fluence tem um CVT, o Cruze tem um AT6, o jetta tem um AT6 no confortline e um DSG no Highline. Então também esse fator não é desculpa do consumidor para escolher civic e corolla.
O que difere a Honda e Toyota das demais é o pós venda, concordo e reconheço que esse fator faz muita diferença e importa muito, pelo menos para mim.
Só quero deixar claro que não critico a escolha dos carros japas, pois cada um tem o direito de comprar o que achar melhor. Só não vejo essa superioridade toda que via de regra as pessoas vêem.