09 Set 2013, 14:08
segura o tijolo!
todos aqui se identificam mais por uma ou outra montadora, isso é algo muito comum e natural. mas existe uma linha tênue que separa isso de fanatismo. saber enxergar tanto os pontos fortes quanto fracos de um determinado carro ou montadora coloca a pessoa numa posição imparcial de análise, o que é benéfico para um ambiente de discussões automotivas. quando a pessoa não tem tal discernimento, a discussão acaba perdendo sentido e a pessoa acaba se desestruturando emocionalmente. por isso que eu sempre prezei pela imparcialidade, e acho que este é o caminho para conduzir discussões sadias e produtivas sobre este assunto que tanto nos agrada.
alguns podem achar que sou fanboy de honda ou toyota. errado. eu os vejo tanto pelo lado positivo (valor agregado da compra) quanto negativo (menos equipamentos que a concorrência, preço acima de alguns concorrentes). inclusive sempre ressaltei que hoje em dia nenhum carro dessas marcas me agrada, e portanto não compraria. e mesmo se ainda fabricassem a fielder, se ela custasse o preço do jetta SW, ainda teria ficado com o jetta, por ser muito mais carro.
e mesmo nas demais marcas, sempre ponderei os pontos fortes e fracos de cada carro e montadora. alguns aqui acham que sou hater ou fanboy, então vou dar uma resumida no meu ponto de vista de cada montadora, e assim verão que não sou cego/hater por nenhum carro/marca:
VW: se salva pela linha importada, que realmente é acima da média, mas tem manutenção caríssima e depreciação alta. eu queria muito um passat variant, mas tenho medo da manutenção astronômica. sobre o golf 7, eu achei o preço do GTI excelente, mas o 1.4 achei caro.
Ford: fusion chegou imbatível, é bonito, anda bem e super recheado. novo focus também promete, só depende do preço. agora, o novo fiesta é caríssimo e mal acabado, não justifica nas versões top. manutenção ford em geral é cara, e seus carros depreciam bastante.
Fiat: domina no segmento popular, e tem manutenção barata e acessível. só que no segmento acima, é uma lástima.
GM: a marca que mais regrediu em qualidade e design. hoje em dia tem os carros mais feios e defasados em motorização. a única que se salva é a S10 mesmo, porque o cruze custa o mesmo que as japas e perde feio em desempenho, consumo e confiabilidade
Renault/Nissan: agressivo no custo-benefício, mas ainda com sérios problemas de pós-vendas, liquidez no mercado e imagem da marca. fluence por 60k é imbatível, mas vc paga menos por conta disso. o mesmo vale p/ nissan, que tem bons carros, mas uma rede que não está à altura.
Peugeot/Citroen: tem produtos modernos, mas peca no pós-vendas tenebroso, manutenção absurda e depreciação da marca. quem não liga p/ isso pode ir de 308, 408 ou 508, que tem o melhor custo x benefício do mercado.
Honda/Toyota: vendem o valor agregado, ou seja, confiabilidade, robustez e manutenção barata. os carros são menos equipados e, em alguns casos, mais caros que a concorrência. para quem preza por confiabilidade, ainda é a melhor opção.