HYUNDAI HB20 COMPLETA UM ANO NO MERCADO

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Marciel Leite
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 16:56

Primeiro modelo brasileiro da montadora sul-coreana, hatch revolucionou o segmento de populares; Relembre a trajetória do compacto
por ALINE MAGALHÃES

10/10/2013 18h25 - atualizado às 18h48 em 10/10/2013

Imagem
HYUNDAI HB20 (FOTO: GUSTAVO MAFFEI)

Há exatamente um ano a Hyundai oficializava o início das vendas do HB20. O hatch foi, provavelmente, o modelo mais aguardado de 2012. A expectativa lá no alto tinha seus motivos. Fruto de uma investida ousada da montadora sul-coreana, o compacto foi o primeiro carro da marca fabricado no país. O grupo oriental estudou a fundo o mercado brasileiro e prometia um carro que revolucionaria o segmento de populares no Brasil. Dito e feito. Logo em novembro, um mês após sua estreia, o novato já figurava entre os dez automóveis mais vendidos, segundo a associação de revendedores Fenabrave. O modelo ainda venceu o Carro do Ano, prêmio organizado pela revista Autoesporte.

O sucesso continuou. Hoje, o HB20 está consolidado como o 8º carro mais emplacado no Brasil, uma posição à frente do rival Chevrolet Onix, com 90.472 unidades vendidas no acumulado do ano. O HB20S, sedã derivado do hatch, também repetiu a receita de sucesso e atualmente ocupa a 9ª lugar entre os 10 sedãs compactos mais vendidos em 2013. Já o HB20, modelo aventureiro, não empolgou tanto. A Hyundai quer aumentar a família HB e já trabalha em cima de uma variação SUV.

Pressão sobre os rivais

Embora sua maior batalha seja travada com o Onix, o HB20 nasceu mirando a liderança da dupla Volkswagen Gol e Fiat Palio. Em conjunto com o Chevrolet, o Hyundai conseguiu enfraquecer a concorrência.

Em fevereiro deste ano, o compacto da Volks amargou o pior desempenho desde janeiro de 2010, com 15.715 unidades emplacadas. No mês seguinte, em março, o HB20 tomou o posto do Fox como o quarto veículo mais vendido.

Imagem
HYUNDAI HB20 (FOTO: FABIO ARO)

A movimentação fez com que a VW tentasse tirar o atraso nas concessionárias, apostando em descontos generosos e nas famosas promoçõesde IPVA pago. A Fiat utilizou estratégia semelhante. “O mercado de hatches sofreu grandes mudanças nos últimos quatro anos com a chegada de novas marcas e modelos. A entrada destes modelos deixou o segmento de hatches compactos muito mais competitivo, e conseqüentemente, com muitas opções para o cliente. Em função disto, desde 2010, a Fiat vem acompanhando as tendências do mercado e preparando seus modelos para atender os desejos de seus consumidores”, analisou a montadora, por meio de nota à Autoesporte.

Aquele mês de março marcou outro dado interessante. Pela primeira vez na história, as quatro grandes montadoras juntas, Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford, detiveram menos de 70% do mercado. Sinal de que a concorrência entre as marcas está mais acirrada.

Imagem
HYUNDAI HB20 (FOTO: FABIO ARO)

Consumidor exigente

A chegada do HB20 pontuou uma nova postura do consumidor brasileiro, que demanda por um carro mais equipado. “Os compradores estão mais experientes. Eles exigem mais das montadoras em termos de design, conteúdo e desempenho. As marcas líderes tendem a serem mais conservadoras. Os modelos novos oferecem uma alternativa: são mais agressivos no visual, tem mais conteúdo e oferecem preços competitivos”, disse Jon Sederstrom, CEO da J.D. Power do Brasil, consultoria especializada em mercado automotivo, em entrevista à reportagem de Autoesporte.

Imagem

Fila de espera

Apesar do sucesso, o longo tempo de espera para a entrega do HB20 foi uma das manchas na história do compacto. Até poucos meses atrás, o hatch cultivava uma fila de até 60 dias para a entrega. Em apurações anteriores, encontramos lojas em que a previsão ultrapassa os 100 dias. Em junho passado, um comprador fez um vídeo satirizando a propaganda do carro da Hyundai após aguardar mais de 140 dias para receber o HB20. Desde setembro, a fábrica da montadora em Piracicapa, no interior de São Paulo, passou a funcionar em três turnos para dar conta da alta demanda. A reportagem entrou em contato com concessionárias da marca na última semana. Todas as lojas garantiram a pronta entrega para o modelo.

Confira os preços e versões da linha HB:

HB20

1.0 Comfort: R$ 33.295
1.0 Comfort Plus: R$ 34.290
1.0 Comfort Style: R$ 39.395
1.6 Comfort Plus: R$ 41.290
1.6 Comfort Style: R$ 44.395
1.6 Comfort Style Automática: R$ 47.595
1.6 Premium Manual: R$ 46.895
1.6 Premium Automática: R$ 50.095

HB20S

1.0 Comfort Plus: R$ 38.995
1.0 Comfort Style: R$ 42.095
1.6 Comfort Plus: R$ 43.995
1.6 Comfort Style Automática: R$ 50.295
1.6 Premium Manual: R$ 49.595
1.6 Premium Automática: R$ 52.795

HB20X

1.6 Style Manual: R$ 48.755
1.6 Style Automática: R$ 51.955
1.6 Premium Manual: R$ 51.255
1.6 Premium Automática: R$ 54.455

Fonte
Imagem

Danilo Souza
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 16:58

50k num HB20 :hahalol:
Imagem

Trunks
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 17:01

1.6 Premium Automática: R$ 54.455

EHIDEKI
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 17:12

quando um carro chega com toda a pompa, os concorrentes começam a abaixar os preços. isso é um movimento natural do mercado, e foi bem nítido no HB20 e Onix, que chegaram juntos e tirou a fatia da fiat e VW. tanto a GM quanto a Hyundai cobram caro nesses modelos, exatamente porque a demanda é boa. é como eu sempre digo, quem faz o preço é o mercado. vai ver se tem HB20 com desconto??? eles vão dizer que vc tem sorte de encontrar à pronta entrega...
enfim, sempre sou favorável a carros que tragam algum diferencial e que mexa com o segmento. só assim teremos uma concorrência cada vez mais acirrada.

e, sobre o HB20, eu sempre achei um divisor de águas no segmento. é disparado o mais bonito e elevou o padrão de beleza dos hatches compactos.

Clands
Moderador
Contato:

11 Out 2013, 17:14

Revolucionou em que?

Foi o primeiro carro que eu vi no retorno para o Brasil, se o preço não fosse viajado, eu queria 1.
Metas até 2020:

Fazer faculdade (feito)
- Fazer intercâmbio : Andertrip Feito, mas acessem o site.
- Ter um bom emprego na área (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro
- Conhecer 30 países. (23/30).

Danilo Souza
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 17:17

EHIDEKI escreveu:quando um carro chega com toda a pompa, os concorrentes começam a abaixar os preços. isso é um movimento natural do mercado, e foi bem nítido no HB20 e Onix, que chegaram juntos e tirou a fatia da fiat e VW. tanto a GM quanto a Hyundai cobram caro nesses modelos, exatamente porque a demanda é boa. é como eu sempre digo, quem faz o preço é o mercado. vai ver se tem HB20 com desconto??? eles vão dizer que vc tem sorte de encontrar à pronta entrega...
enfim, sempre sou favorável a carros que tragam algum diferencial e que mexa com o segmento. só assim teremos uma concorrência cada vez mais acirrada.

e, sobre o HB20, eu sempre achei um divisor de águas no segmento. é disparado o mais bonito e elevou o padrão de beleza dos hatches compactos.
Depois do NCAP, o HB20 para mim só mostrou que não tem nenhum diferencial, além de ser caro para o que oferece. Nem visualmente acho tão bonito assim.
Imagem

Clands
Moderador
Contato:

11 Out 2013, 17:19

Só foi mais um bonitinho no meio do segmento, o Gol G5 fez isso, e não teve nada de revolucionário na época.

Não é mais equipado e tão pouco mais barato que os outros, não mudou absolutamente nada do segmento, só tornou-se uma opção. Assim como o Onix.

Para quem visava Gol, Uno e Palio, só 1 mês chegou perto, 4 meses e meio de Gol já passam de 1 ano do HB20 :pff:
Metas até 2020:

Fazer faculdade (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro

EHIDEKI
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 17:21

Clands escreveu:Revolucionou em que?

Foi o primeiro carro que eu vi no retorno para o Brasil, se o preço não fosse viajado, eu queria 1.
se ele fosse indiferente, não teria feito a VW e Fiat se mexerem p/ dar descontos no gol/fox e uno/palio/punto.
p/ mim o HB20 teve o mesmo impacto do corsa em 94: algo muito mais bonito do que os outros.
e desde quando gol é bonito??? nossa, o gol está longe de ser bonito.

Danilo Souza
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 17:23

EHIDEKI escreveu:

se ele fosse indiferente, não teria feito a VW e Fiat se mexerem p/ dar descontos no gol/fox e uno/palio/punto.
p/ mim o HB20 teve o mesmo impacto do corsa em 94: algo muito mais bonito do que os outros.
Gol G5 era até bonito, mas o G6... :fodase:
Imagem

EHIDEKI
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 17:27

Danilo Souza escreveu:
EHIDEKI escreveu:

Gol G5 era até bonito, mas o G6... :fodase:
VW tem só 2 carros realmente bonitos: passat CC mk1 e scirocco. o resto é normal.

Clands
Moderador
Contato:

11 Out 2013, 17:33

Olha como era o segmento quando o Gol chegou.

Palio bunda de botijão, Novo Uno, Corsa Hatch velho, 206,5, C3 velho, Fielza. :pff:

Baixar o preço por causa dos lançamentos é a coisa mais normal do mundo. O diferencial do HB20 (se é que houve) foi tão fácilmente engolido que não dá para chamar de revolução, não fez nada novo, mais do mesmo.

Inegavel que o carro fez sucesso, afinal, está na capacidade máxima, por isso a demora na entrega (falha de logística, obvio), mas mirar os líderes? Nem fizeram cocegas, só ver que o gol vendeu 22k mês passado, está sussa no topo.
Metas até 2020:

Fazer faculdade (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro

EHIDEKI
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 17:43

Clands escreveu:Olha como era o segmento quando o Gol chegou.

Palio bunda de botijão, Novo Uno, Corsa Hatch velho, 206,5, C3 velho, Fielza. :pff:

Baixar o preço por causa dos lançamentos é a coisa mais normal do mundo. O diferencial do HB20 (se é que houve) foi tão fácilmente engolido que não dá para chamar de revolução, não fez nada novo, mais do mesmo.

Inegavel que o carro fez sucesso, afinal, está na capacidade máxima, por isso a demora na entrega (falha de logística, obvio), mas mirar os líderes? Nem fizeram cocegas, só ver que o gol vendeu 22k mês passado, está sussa no topo.
mas a hyundai nunca disse que tinha a meta de desbancar a liderança do gol... ela queria chegar forte no mercado, dentro da capacidade máxima que eles estipularam. e eles conseguiram isso em menos de 1 ano, basta ver que eles rodam em 3 turnos e cospem HB20 dali que nem pão quente.
p/ uma empresa que chegou, montou uma fábrica e colocou um produto novo no mercado, ter conseguido o que ela conseguiu é muito plausível. tem montadoras que demoraram anos p/ ter esse sucesso, caso da honda/toyota no Brasil. p/ mim a história do HB20 é um case de sucesso no mundo automotivo. ele trouxe um produto que instantaneamente se tornou desejável pelo mercado. e não é qualquer carro que consegue isso. se custa caro, é reflexo disso. quando a honda lançou o new civic, o frissom durou uns 2 anos, e o preço foi lá p/ casa do chapéu.

Clands
Moderador
Contato:

11 Out 2013, 17:48

Sim, o carro está longe de ser considerado um mico, está na capacidade máxima de produção, isso é inegavel, eu disse que teria 1, se não fosse o preço exagerado dele.

A questão é, não houve revolução, Hyundai estudou nosso mercado e ofereceu um bom produto a ele, apenas isso, não mudou absolutamente em nada, a não ser mais uma boa opção.
Metas até 2020:

Fazer faculdade (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro

LPRF
Moderador

11 Out 2013, 18:05

HB20 estancou na 10ª posição +-
Perde até para o Onix.

Óbvio que no começo houve um sucesso intenso mas já passou. Eles chegaram ao 3º lugar.
O HB20s nunca fez sucesso, perde do Prisma, Siena, Voyage.

E concordo, ele pode ter revolucionado design, só isso.
O carro em si é mais do mesmo. Aliás bem caro para o que oferece em determinadas versões.

HB20/Onix são carros de 30-43k mas são vendidos 35-55k.
Ou seja, competem em segmentos acima do que deveriam.
Meio que ocupam o lugar que Sonic e i20 deveriam estar.
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

Trunks
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 18:13

O que o hb20 top at de 55k tem a mais que o onix ltz at de 47k??

LPRF
Moderador

11 Out 2013, 18:18

Trunks escreveu:O que o hb20 top at de 55k tem a mais que o onix ltz at de 47k??
Motor 1.6, suspa alta, ISOFIX, plásticos por fora :trollbanguela:

-2 marchas, -central :hateogw:

Saiu, agora vai pular para 60k a top :flametroll:
Imagem

duds
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 18:20

HB20 ainda fazia sentido antes do aumento de preços, quando a 1.6 partia de 36k, um confort style de 41k ainda era considerável.
Também trouxe a opção de um motor potente pro segmento, e o acabamento é melhorzinho.

Trunks
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 18:22

VAcilo meu... o de 55k é o cross...

O que compete com onix é o de 53k.... igualmente caro :fodase:

Se equipar um palio com todos os opcionais, inclusive TS e side bags, fica 48k

EHIDEKI
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 18:34

LPRF escreveu:O carro em si é mais do mesmo. Aliás bem caro para o que oferece em determinadas versões.

HB20/Onix são carros de 30-43k mas são vendidos 35-55k.
Ou seja, competem em segmentos acima do que deveriam.
Meio que ocupam o lugar que Sonic e i20 deveriam estar.
de novidade, trouxe o 1.6 mais potente da categoria e o primeiro 1.0 3 cilindros nacional.
mas o maior argumento foi mesmo o design, assim como foi com o civic mk8, que, por conta disso, foi o divisor de águas do segmento.

particularmente, o HB20 é o único compacto que eu acho bonito e que se destaca dos demais. o resto é normal ou feio.

mas concordo que é muito caro e não vale tudo isso, tanto é que quando meu cunhado perguntou do HB20, descartei devido ao preço. no final, ele ficou entre o onix e etios, e fechou no etios.

LPRF
Moderador

11 Out 2013, 18:48

EHIDEKI escreveu: de novidade, trouxe o 1.6 mais potente da categoria e o primeiro 1.0 3 cilindros nacional.
mas o maior argumento foi mesmo o design, assim como foi com o civic mk8, que, por conta disso, foi o divisor de águas do segmento.

particularmente, o HB20 é o único compacto que eu acho bonito e que se destaca dos demais. o resto é normal ou feio.

mas concordo que é muito caro e não vale tudo isso, tanto é que quando meu cunhado perguntou do HB20, descartei devido ao preço. no final, ele ficou entre o onix e etios, e fechou no etios.
Mas olha o preço do Civic 8gen e os equipamentos dele na época (2005).

Era a melhor compra com folga, além do design, tinha suspa independente, bom acabamento, motor 1.8 16V 140cv moderno, AT5 (na época do AT4 dos concorrentes), disco nas 4R, ab2+ABS de série...

Enfim, era um pacote pra lá de respeitável. Foi merecedor da liderança no começo.
Mesmo depois, a LXS ainda era interessante quando comparada aos outros.
Ninguém saia do tradicional, ac, dh, trio, ab2+ABS. O Civic só faltava neblina, pisca lateral e PC de bordo de interessante.

A EXS claro, depois do lançamento (77k) pulou para 85k em 2006 e daí deixou de ser interessante, ainda mais com Fusion e Jetta.
Mas essa versão nunca vendeu bem.

Já o HB20? Design, só.
Motor 1.0 3cil dele não foi grande coisa em termos de desempenho e consumo.
Equipamento? pobre.
Segurança? Mais do mesmo.
Preço? Normal no lançamento, disparou depois.
O motor 1.6 foi bem mas nada espetacular. Apenas ganho de potência, algo que os outros já buscaram.

Ramiel
Administrador

11 Out 2013, 19:09

Nunca vi matéria sobre um ano de vida de um carro popular que nem o HB20, isso tá cheirando a matéria comprada...

EHIDEKI
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 19:18

LPRF escreveu:Mas olha o preço do Civic 8gen e os equipamentos dele na época (2005).

Era a melhor compra com folga, além do design, tinha suspa independente, bom acabamento, motor 1.8 16V 140cv moderno, AT5 (na época do AT4 dos concorrentes), disco nas 4R, ab2+ABS de série...

Enfim, era um pacote pra lá de respeitável. Foi merecedor da liderança no começo.
Mesmo depois, a LXS ainda era interessante quando comparada aos outros.
Ninguém saia do tradicional, ac, dh, trio, ab2+ABS. O Civic só faltava neblina, pisca lateral e PC de bordo de interessante.
mas o civic chegou aqui na metade de 2006, já como 2007.
e outra, o focus sedan guia 2.0 16v duratec era praticamente tão moderno quanto. o civic tinha o AT5 e design como maior diferencial. vc, que tanto preza os mimos, elogiar o civic chega a ser até uma heresia. porque concorrentes como o megane e o próprio focus tinham mais mimos e custavam menos. o civic foi lançado por 60k no LXS MT e 65k no AT, mas esse valor logo se tornou lenda, pois o ágio comeu solto e elevou em quase 10k o preço no mercado.

HateSeeker
Administrador

11 Out 2013, 19:24

Ramiel escreveu:Nunca vi matéria sobre um ano de vida de um carro popular que nem o HB20, isso tá cheirando a matéria comprada...
:dontsay:
Fiat Marea Weekend Sx 1.8 16v 132cv 2001 Preto Batmóvel ou Bichão
Volkswagen Gol 1.0 16v 70cv Hi-tork 98-99 Preto Bichinho
Fiat Palio Weekend Stile 1.6 16v 106cv 1998 Cinza Stile 50 tons de cinza
Fiat Palio ED 1.0 8v 61cv 97-98 Branco - Ovo Cozido
Fiat Palio Weekend Adventure Tryon 1.8 8v 114cv Amarela - Sabrina
Chevrolet Omega GLS 2.0 8v 116cv 1994 Cinza - Cruzador
Chevrolet Opala Comodoro SL/E 2.5 8v 95cv 1991/1992 Vinho - Trovão
Fiat Palio Fire 1.0 8v 65cv 2004/05 Preto - Sem nome

Marciel Leite
Trolls Premiuns

11 Out 2013, 19:25

Creditar totalmente a Hyundai pelo sucesso rápido do HB20 acho um pouco errado de se dizer.

Antes disso, teve a Caoa e os melhores carros "... DO MUNDO", com a tal escultura fluída e que todo mundo pirava... O "Cazalberto", bem ou mal, inseriu a Hyundai no "sonho de consumo" dos brasileiros e a Hyundai-BR deu continuidade.
Imagem

LPRF
Moderador

11 Out 2013, 19:32

EHIDEKI escreveu: mas o civic chegou aqui na metade de 2006, já como 2007.
e outra, o focus sedan guia 2.0 16v duratec era praticamente tão moderno quanto. o civic tinha o AT5 e design como maior diferencial. vc, que tanto preza os mimos, elogiar o civic chega a ser até uma heresia. porque concorrentes como o megane e o próprio focus tinham mais mimos e custavam menos. o civic foi lançado por 60k no LXS MT e 65k no AT, mas esse valor logo se tornou lenda, pois o ágio comeu solto e elevou em quase 10k o preço no mercado.
Sim, meio de 2006, confundi o ano.

O Vectra Elegance custava 60mil e ia a 73mil (AT, ABS, ab4). Podia ter os mimos (ac auto, PC de bordo) mas era 2.0 8V, eixo de torção, pior acabado, AT4.

Focus chegou no fim de 2008, 2,5 anos depois.
O Ghia era 74k AT (ac dual, partida por botão e TS) mas era AT4.
O GLX de 65k não tinha nada demais na época.

Corolla Xei era tão pelado quanto o Civic LXS, custava o mesmo, era AT4 e celta-link.

Megane 2.0 não tinha mimo algum (fora PC de bordo e farol de neblina), celta-link e AT4. Custava 70k o Dynamique AT4.

Então o Civic LXS era sim compatível e até a melhor compra fácil.

Responder