Concessionárias usam técnicas da F1 para agilizar revisão e conserto

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Ramiel
Administrador

23 Out 2013, 08:18

Imagem
No Duo Tec, da Toyota, o trabalho sincronizado de dois técnicos reduz o tempo da revisão

O serviços feitos em milésimos de segundos nos boxes da Fórmula 1 são de fazer inveja a quem está há dias com o carro parado na oficina da concessionária. Sem falar nas horas perdidas no trânsito para levar e retirar o veículo. Pressionados pela falta de paciência do consumidor, fabricantes estão reformulando suas assistências técnicas autorizadas, com inspiração no sistema de ação sincronizada dos mecânicos das equipes de corrida.

O mais recente deles é o Duo Tec, da Toyota, onde as revisões são realizadas em uma hora. O procedimento pode ser agendado, e a contagem de tempo começa quando o cliente assina a ordem de serviço, após uma entrevista.

"Dois técnicos trabalham ao mesmo tempo no veículo. Os funcionários do programa são treinados na fábrica e os equipamentos são específicos, para um desempenho sincronizado e mais ágil", explica Koh Yuean, gerente de pós-venda da Caltabiano Toyota.

Imagem
Tereza Lee, gorda pra caralho, aguarda a revisão de 50 mil km de seu Corolla 2009; sistema de câmeras da concessionária permite monitorar o serviço

O Duo Tec começou no Japão, sede da montadora, e chegou ao Brasil há menos de um ano. De 140 concessionárias da marca, 34 contam com o sistema, a maioria em São Paulo.

Ao melhor estilo japonês, cada etapa tem tempo cronometrado: 30 minutos para a revisão, dez minutos para alinhamento e balanceamento, 12 minutos para a lavagem e oito minutos para a entrega.

"Não é apenas trocar o óleo e lavar: há uma checagem de itens de segurança, inclusive com a medição do estado das pastilhas de freio", diz Yuean. O alinhamento utiliza máquina a laser e a lavagem é feita por dois profissionais.

Quem opta por esperar na própria concessionária (atitude ideal para evitar dois deslocamentos extras) tem sala com televisão, internet e café. Um dos monitores mostra imagens de câmera instalada oficina, para que o cliente acompanhe o trabalho. Em caso de dúvidas, há um telefone para chamar o técnico.

Quando um defeito é encontrado no carro, o cliente é chamado para aprovar o orçamento. Se o reparo for simples, pode ser feito ainda dentro do tempo da uma hora.

Foi o que aconteceu no Corolla 2009 da administradora de empresas Tereza Lee, 46 anos, que teve a revisão de 50 mil km acompanhada pela reportagem. O serviço incluiu a troca dos quatro pneus, gastos pelo desalinhamento, e mesmo assim não excedeu o prazo de uma hora.

"Economizo tempo e o dinheiro do táxi", disse Tereza. "Só o que eu ia ficar no trânsito para ir e voltar, é melhor esperar aqui, e ainda posso acompanhar o que estão fazendo no carro", comemorou.

Imagem
Um dos gargalos da entrega, a lavagem ganhou dois funcionários para ser feita em 12 minutos

Mas nem sempre é possível realizar tudo em uma hora. O programa é válido para as revisões chamadas leves e médias, onde há trocas de filtros e óleo, checagem dos freios e da parte elétrica, além de alinhamento e balanceamento.

"As revisões pesadas, de 80 mil km e 120 mil km, por exemplo, precisam de mais tempo porque há verificação de itens complexos como amortecedores, suspensão ou a troca de fluido do câmbio. Já os utilitários, como a Hilux, tem características diferentes e precisam de 90 minutos no processo Duo Tec", ressalva Yuean.

Na Volvo, o One Hour Stop também usa o trabalho sincronizado de dois técnicos, mas a meta é mais ousada. Segundo a marca, o sistema permite executar 80% dos serviços num modelo da marca em até uma hora -- e não apenas procedimentos de manutenção.

"Alguns concorrentes oferecem atendimento rápido para serviços básicos ou revisões periódicas, mas nós vamos mais além do conceito de box de serviço rápido e atendemos até os reparos mais complexos da forma mais eficiente e rápida possível", afirma Jorge Mussi, diretor de pós-venda da Volvo. "Transformamos a oficina inteira para o programa", diz.

O treinamento é feito com técnicos que trabalham na sede da marca, na Suécia. Também recém-chegado ao Brasil, o One Hour Stop está em concessionárias Volvo em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

BOXE RÁPIDO
Os boxes de serviço rápido, uma alternativa das autorizadas para concorrer com postos de gasolina e oficinas independentes, são mais comuns, mas costumam ser limitados a operações pequenas -- como troca de óleo ou alinhamento. Quando há reparos mais complexos ou lavagem, a entrega pode ficar para o dia seguinte.

No Honda Express Service, é possível trocar um escapamento ou a bateria e até fazer as revisões chamadas leves (10 mil, 20 mil e 30 mil km), mas a montadora pede um prazo um pouco maior de execução: 90 minutos. A Peugeot oferece o Peugeot Rapide, mas não forneceu detalhes à reportagem.

Já o Renault Minuto não tem tempo fixado (apesar do nome, que, obviamente, é um exagero), mas promete atendimento mais ágil e menos burocrático que numa concessionária, se possível com entrega no mesmo dia. O programa funciona em postos independentes das revendas, menores e em endereços de acesso mais fácil, com agendamento e horário estendido (7h30 às 19h30).

"É um serviço ideal para aqueles clientes que não têm tempo a perder, valorizam o atendimento personalizado e não querem abrir mão da qualidade de serviço oferecido pela montadora", explica Alessandro Vetorazzi, diretor de pós-venda da Renault.

Além dos serviços rápidos e revisões simples, é possível fazer reparos de média complexidade em faróis, freios, suspensão e correia. O diferencial, segundo a Renault, é que na execução de qualquer serviço é feita também uma checagem de 21 itens de segurança. Uma troca de óleo e filtro no Renault Minuto sai por R$ 99. Sete cidades, incluindo as capitas São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF), têm pontos de atendimento.

Todos os serviços citados podem ser contratados após o término da garantia de fábrica.

http://carros.uol.com.br/noticias/redac ... imento.htm

Elvis
Administrador
Contato:

23 Out 2013, 08:26

Ramiel escreveu: Imagem
Tereza Lee, gorda pra caralho, aguarda a revisão de 50 mil km de seu Corolla 2009; sistema de câmeras da concessionária permite monitorar o serviço
:LOL:
Nem é tão gorda assim vai!

:lol2:

Ramiel
Administrador

23 Out 2013, 08:28

:flametroll: :flametroll: :flametroll: :flametroll:

Danilo Souza
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 08:36

Ramiel fala como se fosse magrinho. :trollgif:
Imagem

Ramiel
Administrador

23 Out 2013, 08:55

Danilo Souza escreveu:Ramiel fala como se fosse magrinho. :trollgif:
Tá falando o q vc tb? :wtf:

Danilo Souza
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 08:57

Eu não to falando nada, só que era o sujo falando do mal lavado naquele seu comentário. :trollgif:
Imagem

Acport
Trolls Premiuns

Acho que se fizer uma pesquisa, a maioria dos orientais preferem e possuem um Toyota. São bem nacionalistas. Exceção para o EHIDEKI, que gosta de passar raiva com VW... :flametroll:

Ramiel
Administrador

Danilo Souza escreveu:Eu não to falando nada, só que era o sujo falando do mal lavado naquele seu comentário. :trollgif:
Como não tá falando nada? Acabou de falar de novo! :wtf:

Danilo Souza
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 08:58

:hahalol:
Imagem

Clands
Moderador
Contato:

23 Out 2013, 09:01

Ramiel escreveu:
Danilo Souza escreveu:Ramiel fala como se fosse magrinho. :trollgif:
Tá falando o q vc tb? :wtf:
Como eu vejo essa discussão.

Imagem

:flametroll:
Metas até 2020:

Fazer faculdade (feito)
- Fazer intercâmbio : Andertrip Feito, mas acessem o site.
- Ter um bom emprego na área (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro
- Conhecer 30 países. (23/30).

Ramiel
Administrador

23 Out 2013, 09:03

Imagem

Danilo Souza
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 09:08

:clo:
Imagem

EHIDEKI
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 09:41

Ramiel escreveu: Imagem
depois toma outro processo e não sabe porque... :flametroll: :flametroll: :flametroll:
Editado pela última vez por EHIDEKI em 23 Out 2013, 09:41, em um total de 1 vez.

Clands
Moderador
Contato:

23 Out 2013, 09:41

Recalque bate na minha beleza e retorna para aos 30 kg a mais. :clo:
Metas até 2020:

Fazer faculdade (feito)
- Fazer intercâmbio : Andertrip Feito, mas acessem o site.
- Ter um bom emprego na área (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro
- Conhecer 30 países. (23/30).

Ramiel
Administrador

23 Out 2013, 09:47

EHIDEKI escreveu:
Ramiel escreveu:
depois toma outro processo e não sabe porque... :flametroll: :flametroll: :flametroll:
:LOL:

E o Faber, já sabe a quantas anda esse atendimento de uma hora da Volks? :flametroll:

EHIDEKI
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 09:49

Ramiel escreveu:E o Faber, já sabe a quantas anda esse atendimento de uma hora da Volks? :flametroll:
1h do relógio da VW é = 5h do meu relógio. sério, já tomei alguns chá de cadeira de ficar a tarde inteira esperando. e isso pq eu sempre agendo antes e peço p/ deixar disponibilizado as pessoas que vão mexer no meu carro (tipo: tapeceiro, eletricista, etc). mas não adianta, é uma desorganização que dá raiva.
mesmo assim, ainda levo lá pq todos me conhecem, então fica mais fácil quando tem que resolver alguma coisa.

Ramiel
Administrador

23 Out 2013, 09:58

EHIDEKI escreveu:
Ramiel escreveu:E o Faber, já sabe a quantas anda esse atendimento de uma hora da Volks? :flametroll:
1h do relógio da VW é = 5h do meu relógio. sério, já tomei alguns chá de cadeira de ficar a tarde inteira esperando. e isso pq eu sempre agendo antes e peço p/ deixar disponibilizado as pessoas que vão mexer no meu carro (tipo: tapeceiro, eletricista, etc). mas não adianta, é uma desorganização que dá raiva.
mesmo assim, ainda levo lá pq todos me conhecem, então fica mais fácil quando tem que resolver alguma coisa.
c vai tanto assim na css?

Danilo Souza
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 10:02

A luz de injeção deve acender toda hora. :trollgif:
Imagem

Acport
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 10:23

EHIDEKI escreveu:
Bem feito. Se tivesse comprado um Corolla Altis, não teria passado por nada disso. :trollgif:

EHIDEKI
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 10:28

Ramiel escreveu:
EHIDEKI escreveu:
c vai tanto assim na css?
pior que vou. a maioria das vezes no sábado de manhã (já cheguei até a almoçar por ali 2x de tanto que demorou). quando o tapeceiro não está, aí tenho que ir de semana.
fora as revisões programadas (foram 4 já), eu tive que ir p/:
- logo que peguei o carro a câmera de ré não estava aparecendo na tela, pq o cabo estava desconectado do rádio. fiquei bem umas 4h até eles descobrirem que era isso - eles desmontaram a tampa do porta-malas e foi fazendo o "caminho da formiga". muita inteligência!!!
- acendeu a luz de injeção, e era problema no cilindro. o carro ficou uns 2 dias lá, snme
- troca da máquina do vidro elétrico pq o vidro estava com folga - tarde inteira
- retorno de revisão pq alguma coisa que eu havia pedido não tinha ficado bom: acho que foi umas 2x, e também, tarde inteira

e, agora, o forro do teto que embucetou todo. uma parte descolou da borda metálica e zuou tudo - tá um angu de caroço. já marquei de levar lá p/ diagnostico, acho que vou ter que deixar o carro 1 semana p/ arrumar depois que chegar as peças, pq vai precisar desmontar o teto p/ colocar outro forro eu acho. vou aproveitar p/ ver se já chegou as peças do teto solar, já que o problema do barulho é constante, e o consultor até pediu p/ VW as peças p/ fazer a troca e ver se melhora.

EHIDEKI
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 10:31

Acport escreveu:
EHIDEKI escreveu:
Bem feito. Se tivesse comprado um Corolla Altis, não teria passado por nada disso. :trollgif:
olha, gosto muito do jetta, mas que esse carro dá mais trabalho, isso dá!!! com o civic, fit e fielder era só botar gasolina, incrível como eles não davam nada de dor de cabeça.

Ramiel
Administrador

23 Out 2013, 10:32

PQP!!!!

HateSeeker
Administrador

23 Out 2013, 13:23

EHIDEKI escreveu:
Acport escreveu:
EHIDEKI escreveu:
olha, gosto muito do jetta, mas que esse carro dá mais trabalho, isso dá!!! com o civic, fit e fielder era só botar gasolina, incrível como eles não davam nada de dor de cabeça.
Não tinha nada pra dar dor de cabeça também :trollgif:
Fiat Marea Weekend Sx 1.8 16v 132cv 2001 Preto Batmóvel ou Bichão
Volkswagen Gol 1.0 16v 70cv Hi-tork 98-99 Preto Bichinho
Fiat Palio Weekend Stile 1.6 16v 106cv 1998 Cinza Stile 50 tons de cinza
Fiat Palio ED 1.0 8v 61cv 97-98 Branco - Ovo Cozido
Fiat Palio Weekend Adventure Tryon 1.8 8v 114cv Amarela - Sabrina
Chevrolet Omega GLS 2.0 8v 116cv 1994 Cinza - Cruzador
Chevrolet Opala Comodoro SL/E 2.5 8v 95cv 1991/1992 Vinho - Trovão
Fiat Palio Fire 1.0 8v 65cv 2004/05 Preto - Sem nome

Léo.Daltoé
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 14:43

Como assim o forro de teto já está acabado???

:wtf:

Sent from my XT890 using Tapatalk

Vittel
Trolls Premiuns

23 Out 2013, 14:57

Que bela bosta ein.

Te falar, tem que gostar de carro ter jogo de cintura... :brace:

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
Imagem

Responder