Conflito de gerações: um carro novo é sempre melhor que o antecessor?

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Léo.Daltoé
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 17:14

Conflito de gerações: um carro novo é sempre melhor que o antecessor?
29/10/2013 Por: Daniel Messeder

Imagem

Oferecer sempre o “pão mais fresquinho” é uma das conhecidas táticas de marketing para manter acesa a vontade de o cliente consumir, seja na padaria ou no mercado de automóveis. Nos dias de hoje, em que a tecnologia se torna obsoleta assim que chega às prateleiras, a busca pelo “novo” e “inédito” está ainda mais exacerbada. E, diante desta nova realidade, os carros estão sofrendo alterações em cada vez menos tempo, tanto em termos de redesenho parcial (o chamado face-lift) quanto de projeto completo. Em média, atualmente cada geração dura oito anos, com uma reestilização de meia vida no quarto ano de mercado. Mas será que o novo modelo é sempre melhor que o que saiu de linha? Vamos a alguns exemplos que deixaram essa dúvida no ar. E, se lembrar de mais alguns, escreva nos comentários!

Fiat Marea x Linea

O Marea chegou ao Brasil em 1998, pouco tempo depois de estrear na Europa. Derivado da dupla de médios Bravo/Brava, tanto o sedã quanto a perua Weekend figuravam na lista dos melhores carros nacionais da época. Tinham como destaque o motorzão 2.0 20V de cinco cilindros com ronco grosso e o acabamento refinado. Mais tarde, receberiam uma versão turbo com 180 cv e uma 2.4 20V, colecionando fãs até hoje.

Imagem

Já o Linea pecou por derivar de um hatch compacto, o Punto, e chegar brigando na seara dos sedãs médios em preço. O motor 1.9 16V também não deu certo, sendo logo substituído pelo E-TorQ 1.8 16V, enquanto o câmbio automatizado Dualogic nunca teve a suavidade oferecida pela transmissão automática do Marea. Com o tempo, o Linea ganhou versões mais baratas e perdeu a topo de linha T-Jet (com motor 1.4 turbo), mas nunca emplacou nas vendas. Ainda aguarda uma reestilização antes da chegada do Viaggio, previsto para 2015.

Imagem

Chevrolet Vectra Mk2 x Vectra Mk3

A segunda geração do Vectra “causou” quando chegou ao Brasil, em 1996, somente seis meses após estrear na Europa. O sedã trazia um design arrojadíssimo e bastante aerodinâmico (Cx de 0,28), com destaque para os retrovisores que “brotavam” dos vincos do capô. Tinha motores 2.0 8V e 2.0 16V, depois ampliados para 2.2, e era o primeiro nacional a usar suspensão com sub-chassi na traseira, que ainda trazia configuração multilink.

Imagem

Em 2005, entretanto, ele dava lugar ao novo Astra Sedan europeu, aqui batizado de Vectra. O desenho era bonito, embora sem o arrojo do antecessor, mas o acabamento ficava mais simples e a plataforma idem, com eixo de torção na traseira. Equipado com motor 2.0 8V e o (beberrão) 2.4 16V, não fez nem sombra no sucesso (e no status) do modelo anterior, sendo substituído pelo Cruze em 2011.

Imagem

Ford Ka Mk1 x Ka Mk2

O primeiro Ka foi um carro à frente do seu tempo. Em 1996, ele já trazia o conceito de sub-compacto que hoje o consumidor europeu tanto procura. No Brasil, porém, carro popular precisa atender à família toda, com maior exigência de espaço interno e um porta-malas ao menos razoável. Pois o Ka original era um perfeito city-car, fácil de dirigir e manobrar, econômico e pequeno para driblar o trânsito. O carrinho chegou ao Brasil em 2007 (1997, não?!) com motores Endura 1.0 e 1.3, depois trocados pelos Rocam 1.0 e 1.6.

Imagem

Na hora de mudar, em 2007, a plataforma foi mantida, mas a Ford ouviu os anseios do consumidor brasileiro e ampliou o hatch para oferecer mais espaço no banco traseiro e para as bagagens. Os motores 1.0 e 1.6 se tornaram flex e mais potentes, porém, os fãs da primeira geração dizem que o novo perdeu a essência do Ka e também parte da diversão ao volante.

Imagem

Fiat Palio G3 x Palio G4

O Palio nasceu no Brasil em 1996 e prosseguiu com a mesma plataforma até o fim de 2011, quando enfim pintou um novo modelo de verdade. Só que nesse meio tempo a Fiat foi realizando mudanças na dianteira, traseira e interior do hatch, além de detalhes nas laterais. O Palio evoluiu na chamada “G2″ e atingiu o ápice na “G3″, com os faróis mais bonitos até então, lanternas brilhantes e o painel de melhor acabamento e desenho.

Imagem

Em 2007, porém, a reestilização trazida pelo Palio “G4″ não agradou: a frente ganhou faróis mais simples, de parábola única (o G3 tinha dupla), e atrás as lanternas desceram para a base do para-choque, contrariando toda a história do modelo. A Fiat até tentou uma alteração rápida, adotando os faróis duplos que haviam estreados no Siena G4, mas não teve jeito. Tanto é que a versão Fire atual, vendida ao lado do novo Palio, ainda é baseada no antigo modelo G3, e não no G4 como seria na ordem natural das coisas.

Imagem

Chevrolet Montana Mk1 x Montana Mk2

A primeira Montana veio no lugar da saudosa picape Corsa tendo como premissa a caçamba maior. Baseada na plataforma do Corsa C, exibia claros avanços em conforto e estabilidade, além do espaço e capacidade de carga. O painel melhorava em acabamento e posição de dirigir, enquanto o motor podia ser 1.8 ou 1.4.

Imagem

Mas o tempo passou e a Montana mudou, deixando de ser derivada do Corsa para se tornar irmã do Agile. Resultado: volta da antiga plataforma do Corsa B, sem sub-chassi, acabamento simplificado e posição ao volante prejudicada pela coluna de direção deslocada. Agora, aguarda a recente reestilização do Agile para ganhar uma carinha mais simpática.

Imagem

VW Gol G3 x Gol G4

O Gol G3 estreava em 1999 como a melhor safra do campeão de vendas. Trazia faróis de dupla parábola (versões mais completas), tampa traseira lisa com lanternas brilhantes e a cabine mais refinada que o Gol que já teve até hoje – incluindo os G5 e G6. O painel era digno de carro mais caro, com quadro de instrumentos semelhante ao do Golf e ampla forração de tecido nas portas.

Imagem

Só que em 2003 chegava o Fox, com a missão de ser uma opção acima do Gol em preço. E a VW não teve dúvidas: na hora de mudar o Gol novamente, em 2005, a geração G4 veio bastante empobrecida, não só no visual externo mas principalmente no interior. O elogiado quadro de instrumentos dava lugar à “capelinha” do Fox da época e o plástico rígido cinza dominava a paisagem. A produção do modelo se encerrará no fim deste ano, e no lugar dele virá o moderninho Up! em 2014.

Imagem

Peugeot 206 x 207

Mexer no design vencedor do 206, que revolucionou o segmento dos compactos em sua época, não era uma tarefa fácil. E ficou ainda mais complicada quando a Peugeot decidiu que o 207 brasileiro seria uma versão reestilizada do 206 – e não uma geração totalmente nova, como aconteceu na Europa.

Imagem

Acabou que o hatch perdeu parte da harmonia visual, com uma dianteira de faróis maiores e a grade “bocão” em contraste com a traseira tímida, praticamente idêntica à do antecessor. Ou seja, frente e verso não conversavam. Mas ao menos o interior evoluiu na forma e no conteúdo. Este ano, a marca do leão acertou os ponteiros (e o visual) com o moderno 208.

Imagem

VW Jetta Mk5 x Jetta Mk6

A atual geração do Jetta, a sexta no mundo e a segunda a vir ao Brasil, foi a primeira a se descolar do Golf em termos visuais e de estrutura. Bem, o desenho perdeu parte da personalidade forte que havia no anterior (o novo tem frente e traseira de outros VW) e o acabamento caprichado deu lugar a materiais mais simples.

Imagem

Na parte mecânica, o Jetta se dividiu em dois: ficou melhor para na versão 2.0 TSI, com motor turbo e suspensão multilink, e nem tanto na Comfortline, que ainda traz o velho bloco 2.0 8V e retrocedeu à suspensão traseira por eixo de torção. Nesse caso, haja saudade do Jetta 2.5 cinco cilindros…

Imagem

CarPlace

Trunks
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 17:29

Jetta :mentira:

Bernardo Gaetani
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 17:56

Jetta MK6 2.0 TSi Highline >>>>>> Jetta MK5 2.5

jpaulo
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 18:03

Bernardo Gaetani escreveu:Jetta MK6 2.0 TSi Highline >>>>>> Jetta MK5 2.5
Powertrain sim
Espaço interno sim

Resto não
:mj:

"Liebe den wagen, der du fährst."

Vittel
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 18:07

Jetta TSI é só moto e câmbio :fodase:

MK5 é top, mesmo manquinho.

Só que o Jetta teve que começar em 60k né. O mk5 competia com Fusion na época lá pelos seus 80k+ :brace:

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
Imagem

Johnnie Walker
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 18:43

Vá lá que a GM deu um belo vacilo em não equipar o Vectra C já de série com airbag duplo e freios ABS (Até 2011 a versão Expression não vinha com airbag de série e ABS nem como opcional) e os motores não eram nada impressionantes.

Mas o Vectra C tinha carroceria mais resistente a impactos (Plataforma do então novo Astra que na época havia obtido 5-estrelas do EuroNCAP) e era muito mais confortável do que o Vectra B que tinha uma ergonomia péssima (No Vectra B os retrovisores eram pequenos demais e os comandos mal localizados, principalmente os botões dos vidros elétricos).

Em relação ao acabamento, os dois se equivaliam; tanto o Vectra B quanto o Vectra C sofriam do mesmo mal de excesso de plástico com encaixes ruins e cheios de rebarbas e ruídos por todos os cantos.
Todo mundo que odeia o meu carro, é idiota. Todo mundo que me odeia, é feio.

Kicksilver
Moderador

29 Out 2013, 19:09

Jettão mk5 :pokergusta:

jpaulo
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 21:46

Johnnie Walker escreveu:Vá lá que a GM deu um belo vacilo em não equipar o Vectra C já de série com airbag duplo e freios ABS (Até 2011 a versão Expression não vinha com airbag de série e ABS nem como opcional) e os motores não eram nada impressionantes.

Mas o Vectra C tinha carroceria mais resistente a impactos (Plataforma do então novo Astra que na época havia obtido 5-estrelas do EuroNCAP) e era muito mais confortável do que o Vectra B que tinha uma ergonomia péssima (No Vectra B os retrovisores eram pequenos demais e os comandos mal localizados, principalmente os botões dos vidros elétricos).

Em relação ao acabamento, os dois se equivaliam; tanto o Vectra B quanto o Vectra C sofriam do mesmo mal de excesso de plástico com encaixes ruins e cheios de rebarbas e ruídos por todos os cantos.
Pois é, sempre tenho dúvidas quanto a toda essa idolatração do Vectra B, aqui em casa tem um velho e cara como eu acho uma merda dirigir aquele carro. A posição de dirigir e ergonomia do banco e dos comandos é xexelenta. Os retrovisores pequenos são horríveis de usar. Acho que é supervalorizado aqui pois na época que foi lançado veio equipado e a concorrência não era tão forte. Tanto é que não europa ele não é nada demais, sendo usado como referencia de piada no TG o tempo inteiro.
:mj:

"Liebe den wagen, der du fährst."

Vittel
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 21:50

E eu achando que era só eu. :LOL:

Nunca dirigi um, mas andei no do pai de um amigo meu. Puta que pariu que carro lixo de andar :pff:

Imagem

Léo.Daltoé
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 21:53

Não acho essa Coca-Cola toda também não. :fodase: :brace:

Dirigi um pós-2000 hoje, inclusive.

Como os bancos daquela merda são duros, Deus que me livre. :argh:

Kicksilver
Moderador

29 Out 2013, 21:54

Faber is coming :brace:

EHIDEKI
Trolls Premiuns

29 Out 2013, 22:26

no caso da GM, todos os sucessores são piores do que os antecessores.
no mais, só discordo do jetta, pq apesar de piorar o acabamento, melhorou no powertrain e espaço interno.

Pablo
Trolls Premiuns

30 Out 2013, 00:49

Marea x Linea : Nem da mesma categoria são. :fodase:

Vectra x Vectra: O vectra mk3 nem Vectra é, é um astra. :fodase:

Ka mk1 x mk2: é o mesmo carro :fodase:

Palio g3 x palio g4: é só um facelift, o certo era comparar com o bigode do jaime.

Montana Mk1 x mk2: Corsa C pickup x Celta pickup, tem nem o que falar

Gol g3 x gol g4: Gol g2 x gol g2 capadasso

206 x 207: 206>207 :clo:

jetta mk5 x jetta mk6: Já falaram mk6 só powertrain, mk5>

p_h
Moderador

30 Out 2013, 03:36

EHIDEKI escreveu:no caso da GM, todos os sucessores são piores do que os antecessores.
no mais, só discordo do jetta, pq apesar de piorar o acabamento, melhorou no powertrain e espaço interno.
Também não entendo a birra que o pessoal tem. Jetta anterior não tinha nada demais além do acabamento e o modelo atual mostrou melhorias em vários aspectos.

No mais, na maioria dos casos em que houve retrocesso foi por virtude da substituição de um determinado modelo por um outro de segmento inferior (Vectra para Astra, Marea por Linea), ou por substituição de um modelo em linha por um modelo baseado em um modelo antigo (Montana). Nitidamente em ambos os casos há perdas.

Também não acho o 207 pior que o 206. A Peugeot corrigiu várias falhas do 206, como a suspensão mal acertada e o acabamento. O 207 pode até ser medíocre frente a concorrência, mas é superior ao antigo 206.

HateSeeker
Administrador

30 Out 2013, 05:31

p_h escreveu:
EHIDEKI escreveu:no caso da GM, todos os sucessores são piores do que os antecessores.
Também não entendo a birra que o pessoal tem. Jetta anterior não tinha nada demais além do acabamento e o modelo atual mostrou melhorias em vários aspectos.

No mais, na maioria dos casos em que houve retrocesso foi por virtude da substituição de um determinado modelo por um outro de segmento inferior (Vectra para Astra, Marea por Linea), ou por substituição de um modelo em linha por um modelo baseado em um modelo antigo (Montana). Nitidamente em ambos os casos há perdas.

Também não acho o 207 pior que o 206. A Peugeot corrigiu várias falhas do 206, como a suspensão mal acertada e o acabamento. O 207 pode até ser medíocre frente a concorrência, mas é superior ao antigo 206.
207 teve a estrutura modificada e emporcalhada em relação ao 206. Pablo pode falar melhor :trollbanguela:
Fiat Marea Weekend Sx 1.8 16v 132cv 2001 Preto Batmóvel ou Bichão
Volkswagen Gol 1.0 16v 70cv Hi-tork 98-99 Preto Bichinho
Fiat Palio Weekend Stile 1.6 16v 106cv 1998 Cinza Stile 50 tons de cinza
Fiat Palio ED 1.0 8v 61cv 97-98 Branco - Ovo Cozido
Fiat Palio Weekend Adventure Tryon 1.8 8v 114cv Amarela - Sabrina
Chevrolet Omega GLS 2.0 8v 116cv 1994 Cinza - Cruzador
Chevrolet Opala Comodoro SL/E 2.5 8v 95cv 1991/1992 Vinho - Trovão
Fiat Palio Fire 1.0 8v 65cv 2004/05 Preto - Sem nome

Pablo
Trolls Premiuns

30 Out 2013, 06:14

HateSeeker escreveu:
p_h escreveu:

207 teve a estrutura modificada e emporcalhada em relação ao 206. Pablo pode falar melhor :trollbanguela:
Segurança do 206 eu garanto. :trollbanguela:

207 só ver o resultado do crash test. :salario:

Ramiel
Administrador

30 Out 2013, 07:53

Danilo Souza
Trolls Premiuns

30 Out 2013, 08:28

Monstrana foi uma aberração cometida pela GM :trollbanguela:
Imagem

LPRF
Moderador

30 Out 2013, 11:08

Em termos de Brasil o Jetta mk6 melhorou o motor, só.
Equipamento/espaço mesma merda praticamente.
Acabamento piorou.

Já para Europa eles já tinham os motores turbo e itens como GPS. Logo para eles piorou mas eles nunca ligaram pro Jetta mesmo, aliás o mk6 mais barato até fez o carro vender bem por lá.
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

EHIDEKI
Trolls Premiuns

30 Out 2013, 11:15

LPRF escreveu:Em termos de Brasil o Jetta mk6 melhorou o motor, só.
Acabamento piorou.

Já para Europa eles já tinham os motores turbo e itens como GPS. Logo para eles piorou mas eles nunca ligaram pro Jetta mesmo, aliás o mk6 mais barato até fez o carro vender bem por lá.
espaço interno do mk6 é = ao mk5??? em que mundo??? se tem uma coisa que o jetta mk6 evoluiu bem, foi no espaço interno! é gritante a diferença!!! eu acho a minha jetta variant apertada nas pernas e cabeça do banco de trás, e no sedan mk6 eu consigo me acomodar bem melhor.
em equipamento sim, não mudou muita coisa mesmo.

Vittel
Trolls Premiuns

30 Out 2013, 11:20

EE do MK5 é menor que do Corolla :hahalol:

Imagem

LPRF
Moderador

30 Out 2013, 11:23

EHIDEKI escreveu:
LPRF escreveu:Em termos de Brasil o Jetta mk6 melhorou o motor, só.
Acabamento piorou.

espaço interno do mk6 é = ao mk5??? em que mundo??? se tem uma coisa que o jetta mk6 evoluiu bem, foi no espaço interno! é gritante a diferença!!! eu acho a minha jetta variant apertada nas pernas e cabeça do banco de trás, e no sedan mk6 eu consigo me acomodar bem melhor.
em equipamento sim, não mudou muita coisa mesmo.
Melhorou o um pouco mas mesmo assim, ambos transportam 4 adultos médios com relativo conforto.
O mk6 perdeu espaço no bagageiro muito pelas dobradiças. Espaço a frente continua igual.

Logo ganhou se pouco atrás e perdeu no bagageiro.
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

Vittel
Trolls Premiuns

30 Out 2013, 11:32

Jetta é apertado atrás, pra um sedã médio que competia em preço com os grandes :salario:

PS: Perdeu 20lts de mala :sohardcore:

Imagem

Trunks
Trolls Premiuns

30 Out 2013, 11:34

Outra coisa que o novo jetta perdeu foi a classe do mk5 :cro: :clo:

No novo é tão :sleepguy:

EHIDEKI
Trolls Premiuns

30 Out 2013, 11:40

LPRF escreveu:Melhorou o um pouco mas mesmo assim, ambos transportam 4 adultos médios com relativo conforto.
O mk6 perdeu espaço no bagageiro muito pelas dobradiças. Espaço a frente continua igual.

Logo ganhou se pouco atrás e perdeu no bagageiro.
o maior ganho foi o maior espaço no banco de trás por conta do maior EE. e, cá entre nós, perder 20l no porta-malas é desprezível! eu considero o jetta mk6 muito melhor no quesito espaço, nem tem o que discutir.

Responder