14 Ago 2014, 18:28
Bem, o que temos hoje no mercado:
FIat
- Palio Economy (segurança duvidosa, projeto antigo,motor antigo, mas que tem bom preço)
GM
- Celta (segurança inexistente, acabamento esquisito, volante torto, projeto antigo, mas tem "bom" preço)
Ford.
- Novo Ka (segurança ainda não testada, vem mais completo, design novo, motor moderno, projeto novo, teoricamente com preço bom, mas ninguém andou ainda nem viu ao vivo).
VW
- Up (segurança testada, pequeno, motor moderno, projeto novo, problema é o preço alto demais)
Renault
- Clio (projeto antigo, motor antigo, já não tão seguro, pequeno)
Toyota (não sei se se enquadra em termos de carro popular)
- Etios (projeto novo, seguro, motor 1.3, mas que custa razoavelmente mais do que os "pebas de entrada")
Não entrei na questão da beleza ou "tosquice" porque isso é muito pessoal e, exigir requinte em carros populares é complicado. O Up dizem que é tosco e feio, já ouvi muita reclamação da "feiura" do Etios, o mesmo valendo para os demais (celta é torto, palio tem acabamento tosco, etc) então preferi não entrar no mérito.
Não sei se tem mais, mas creio que se formos ser exigentes em termos de segurança acho que o que salva mesmo o Up (que tem 5 estrelas), o Etios (4 estrelas, mas custa mais) e o Novo Ka (ressaltando que ele não foi testado ainda e essa história de que herdou a plataforma do New Fiesta precisa ainda ter a segurança confirmada em testes).
Não quero defender ninguém, mas se o critério para "revolucionar" o mercado for vendas, vamos ver se o novo Ka vai revolucioná-lo tornando-se o líder do segmento.
Fox Prime I-Motion 2010/2011
Uno Mille Way Economy 2008
Vectra CD 2.2 2004