LPRF escreveu:Vejam, não estou justificando a revisão da VW.
Só não acho normal meter o pau na VW e achar normal pagar 1500 reais numa troca de óleo da A200.
Não tem nada de premium em levar o carro na ccs MB para trocar óleo.
Por acaso existe transporte para casa com helicóptero?
Cobrar extra no carro por ele ser premium (qualidade de construção, tecnologia, status da marca...) ok. Elas já fazem até demais isso.
Só ver que um Golf 1.4 custa ali seus, 10-20k menos, como ocorre no resto do mundo.
Pode ter certeza que se alguém cobrasse 1500 para trocar óleo de um Jetta eu mandaria um
Como eu disse, o dia que quiseram 950 para trocar óleo e filtro de gasolina/ar do Focus meu pai mandou a merda a garantia.
E VW na Europa e EUA todos sabem que VW está longe de ser acessível.
São mais caros que a média. Faz tempo que a VW se posicionou em um nível entre os premium e os generalistas.
O simbolo ali no capo pode não valer porra nenhuma mas os carros são sim melhores que a média generalista
Não adianta querer botar um Golf no saco do Focus, Astra.
Assim como o Polo não é um Corsa ou Fiesta, nem o Passat é um Insignia ou Mondeo.
Faz anos que a VW subiu esse degrau. Se quer algo no nível generalista por lá existe a Skoda.
E o fato de ser carro do povo é algo do passado.
Assim como a Opel já brigou com a MB em luxo.
Para terminar tudo, a Lexus é premium.
Quem já viu a tabela de revisões do IS que as vezes sai no jornal vê que ser premium não significa cobrar o quanto quer.
Os preços não são muito diferentes das revisões de um Camry que não é muito diferente de um Corolla. Provável diferença deve ser os litros de óleo.
Pena que a Toyota/Lexus se não cobram caro nas revisões, cobram caro na venda.
VW e as premium alemãs cobram demais na revisão.
Faber, é muito tentadora a sua tese. Todavia, não sei se ela é mesmo válida aqui no Brasil.
Não vejo a VW BR como em um degrau acima. Muito pelo contrário, via de regra está no mesmo patamar das demais generalistas, quando não está atrás. Veja:
Na década de 80 :
a VW tinha o Santana, que era um excelente médio. A classe média adorava, mas considero que estava no mesmo patamar do Monza. Não tinha versão do Santana que deixasse o Monza Classic no chinelo, a top estava no mesmo patamar. A Ford tinha o Del Rey Ghia que também era um puta carro, luxuoso, confortável, que também estava no mesmo patamar.
Entre os populares tinha o Gol, que não era nada a mais do que a concorrência tinha. O Chevette não deixava a desejar não.
Posteriormente:
O ícone Gol GTI nada mais era do que um Gol, sim, um carro popular que a VW colocou um motor de Santana e bancos Recaro para competir com carros como o Kadett que, esse sim, era superior ao carro da VW (só perdia em motor, sendo 0,00000001s mais lento de 0-100).
A GM depois lancou o Vectra A e B, carros modernos, alinhados com a Europa e a VW manteve-se com o bom e já velho Santana. O médio da VW ficou tão parado no tempo que teve um triste fim, virar carro de taxista enquanto o médio da GM deslanchava em vendas e tecnologia.
A GM lançou o Omega, carro idolatrado até hoje. Já a VW continuou com o Santana

. A VW manteve a Kombi, projeto da década de 40 (segundo o Hate) até o ano de 2013 cara. ABSURDO!!!
O Polo chegou e do jeito que esteve ficou.
O Gol não sempre esteve no mesmo nível de Pálio,
abaixo do Corsa (projeto europeu), mesmo nível de Fielza. O Golf quando veio, estava no mesmo patamar de Astra.
O Jetta hoje, mesmo na versão TSI, está no mesmo patamar de Civic, Corolla, Fluence e similares, superando eles "apenas" no motor e câmbio. O Gol está no nível de Onix, Novo Pálio, Sandero, HB20 (talvez abaixo deste) o Fox não é superior ao New Fiesta, New C3, 208, o Polo não está acima do New Fiesta, etc...
A picape da VW está no mesmo nível (talvez até um pouco abaixo) da S10 (GM), Hilux (Toyota), Ranger (Ford).
Posso citar mais exemplos, mas não vejo a VW como um degrau acima das demais generalistas, mesmo com a GM fazendo só merda, a Fiat requentando carros, por exemplo.
O Golf é um produto que está acima da média da concorrência, mas isso para mim não é suficiente para classificar a VW, pelo menos aqui no Brasil, como "Semi-Premium".
PS: com relação aos preços da manutenção, não estou defendendo ser explorado só porque a marca é premium. Os preços estão fora da casinha sim, mas para a pessoa que vai necessariamente usar Css sempre ela olha o mercado e verifica que vai gastar o mesmo para manter um VW, uma BMW e uma Mercedes. Dai, mesmo a VW sendo "semi premium", o cara vai preferir pagar por um premium de verdade.