Bob Sharp criticando o airbag

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

LPRF
Moderador

22 Out 2014, 20:08

Não gosto de bolsa inflável, mais conhecida por airbag. Para que ela funcione, ou seja, infle numa batida, ela se vale de um sistema inflador que gera quimicamente o nitrogênio que vai inflá-la. O processo tem de ser rápido por razões óbvias, a bolsa deve inflar no momento da batida e, por ser rápido, é violento.

A geração do nitrogênio se dá pela ignição de azida de sódio (NaN3) com nitrato de potássio (KNO3) no interior de uma cápsula de aço e com isso a velocidade de deslocamento da bolsa ao se inflar é elevadíssima, até 320 km/h. Todo o processo é muito rápido: entre a bolsa inflar e começar a murchar — o nitrogênio escapa pelos vários e pequenos furos nela — decorrem apenas 0,030 segundo ou trinta milésimos de segundo. Para comparação, um piscar de olhos leva 0,050 segundo. Portanto, a violência é indiscutível e impressiona.

O pó branco que normalmente se vê quando a bolsa infla é apenas um talco, destinado a conservar a bolsa enquanto dobrada e guardada sob a almofada central do volante, no painel em frente ao passageiro ou em outros pontos, como nas laterais dos bancos dianteiros e por toda a extensão do teto, no caso das bolsas tipo cortina. Até na parte inferior do painel já existe bolsa inflável para proteção dos joelhos, no caso do motorista, mas já começa a haver no lado do passageiro também.

Está tudo muito bom, está tudo muito bem, como diz o Evandro Mesquita, da banda Blitz, na canção “Você não soube me amar”, um estrondoso sucesso de 1982 — se o sistema da bolsa inflável não der defeito. O caso é que dá e, não só isso, está matando.

Têm havido inúmeros casos de pedaços da cápsula do inflador se deslocarem junto com o nitrogênio para o interior da bolsa, verdadeiros estilhaços de granada. Como se sabe, o poder ofensivo de uma granada de mão está justamente nos estilhaços, é por isso que ela tem o peculiar desenho na sua couraça, para que os estilhaços se desloquem em todas as direções.

Esses estilhaços, na maior parte dos casos, atingem a cabeça ou o pescoço, daí seu poder letal. Há casos de corte da artéria carótida, no pescoço.
Não só os estilhaços em si são o problema. Se o rosto indo de encontro de uma bolsa que “trafega” em sentido contrário a mais de 300 km/h soa absurdo em si só, imagine-se se a pessoa estiver usando óculos e eles não saírem do rosto com a batida. É por isso que têm havido casos de lesões sérias nos olhos, quando não perda da visão.

Convocações, ou recalls, vêm envolvendo milhões de veículos, mostrando que o sistema está longe de ser confiável. No começo do ano reproduzimos notícia da Automotive News, dos Estados Unidos, a respeito dos problemas com as bolsas infláveis do fornecedor Takata (leia). Esta semana, mais um caso revelado, o de um motorista morto por estilhaços numa pequena colisão dentro de um estacionamento. O carro era um Acura 2002.
Ontem mesmo a Toyota anunciou convocação de 270.000 veículos entre automóveis, suves e picapes nos Estados Unidos devido a infladores da bolsa do passageiro dianteiro com perigo potencial de se romper e lançar estilhaços de metal. O equipamento também é da Takata.
E isso remete a outro problema associado às bolsas infláveis: envelhecimento.

Envelhecimento
O disparo do inflador é elétrico, a partir de sinal enviado por sensores baseados em acelerômetro num microchip. O sinal elétrico ativa o interruptor na cápsula infladora. O tempo, o passar dos anos, se encarrega de deteriorar a precisão de todo comando elétrico e esse não foge à regra; é impossível se prever como estará tudo isso em 10 ou mais anos.

E não só o tempo. Recentemente se constatou, após enchimentos sem motivo da bolsas, que a umidade do ar elevada pode levar a um contato elétrico não previsto. Em geral, esse é o tipo de ar nas regiões litorâneas ou mesmo em outras, como Manaus, no estado do Amazonas. Não há certeza absoluta de que o contato elétrico não possa se dar acidentalmente, a bolsa inflando sem que tenha havido uma colisão.

No Brasil, temos uma agravante que torna a bolsa inflável ainda mais problemática: as lombadas. Foi amplamente divulgado o incidente, em 1996, com o casal de jornalistas Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, que estavam em uma minivan Ford Windstar e ao o veículo topar com uma lombada em Alphaville, na Grande São Paulo, as duas bolsas abriram inesperadamente. Segundo o jornal Folha de S. Paulo de 28 de maio daquele ano, Leila teve pequenos cortes internos na boca e nos lábios, com inchaço do rosto.

E de lá para cá as lombadas aumentaram criminosa e exponencialmente de número — alguém deveria ser responsabilizado por isso — o que aumenta possibilidade de ocorrerem casos como o de Eliakim e Leila.
É por tudo isso que não gosto realmente de bolsas infláveis. Preciso, inclusive, me policiar a não usar os óculos escuros que tanto aprecio, pelo benefício que trazem, quando dirigir carro com o equipamento.

Como meu próximo carro certamente terá as bolsas, já que são obrigatórias agora, vou cuidar de mandar retirar o inflador, pois não quero absolutamente ter esse risco desnecessário. Tenho certeza de que posso viver sem a bolsa inflável, como fiz até aqui. O cinto de segurança com pré-tensionador é mais que suficiente para reter o corpo ao banco.
Dispenso a retenção suplementar de 20%. O custo-benefício para mim é nitidamente desfavorável.

http://autoentusiastas.com.br/2014/10/b ... demonio-2/
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

RockMaan
Trolls Premiuns

22 Out 2014, 20:46

"O tempo, o passar dos anos, se encarrega de deteriorar a precisão de todo comando elétrico e esse não foge à regra; é impossível se prever como estará tudo isso em 10 ou mais anos."
Talvez por isso os Airbags necessitem de revisão justamente a cada 10 anos né? :dontsay:
Se o sistema da Takata não é confiável, então os outros também não são :notbad:
QUALQUER sistema feito por humanos está sujeito a falhas. Comparar o caso isolado de um carro 1996 e 2002 com os de hoje :pface:
Fora que no 1º caso pode ter acontecido por passar rápido na lombada e ter atingido o sensor.
"vou cuidar de mandar retirar o inflador, pois não quero absolutamente ter esse risco desnecessário"

"O cinto de segurança com pré-tensionador é mais que suficiente para reter o corpo ao banco."
:eye:

Gosto muito dos textos dele sobre trânsito, e achei excelente a posição dele sobre a recente (e absurda) legislação imposta aos trackdays pela CBA, mas não tem como concordar com um texto desses.

A_Gaspar
Trolls Premiuns

22 Out 2014, 20:58

Bata a cabeça no volante e seja feliz! :bte:

Legal a teoria sobre os óculos escuros. Então os óculos só são perigosos com o airbag, mas se você bater a fuça no volante, não há riso nenhum deles te machucarem?? :alienguy:

E o cara cita um caso de 1996 pra falar que o airbag é perigoso em lombadas! :lol:

Ele é contra o capacete para motos também.

Kicksilver
Moderador

22 Out 2014, 21:05

O que eu li/vi:
LPRF escreveu: :eye:

P.A.
Trolls Premiuns

22 Out 2014, 21:20

O cara é um engenheiro renomadíssimo, o cara tem uma putíssima experiência em engenharia automobilística e nas pistas, como piloto e engenheiro de equipe de corrida. Respeito muito ele pelo seu conhecimento e experiência no assunto, e já aprendi muito lendo o que ele escreve.

Mas na minha opinião, dessa vez, falou merda. Criou uma tempestade em cima de uma coisa que dificilmente ocorrerá. Oh Bob, why? Deu uma de uns clandestinos aqui: o mundo, a lógica, o bom sendo e os anos de desenvolvimento em cima de itens de segurança estão errados, ele é que está certo :notbad:

Ramiel
Administrador

22 Out 2014, 21:41

O comentário desse cara destruiu qualquer argumento do dinossauro aí, e, obviamente, ele não respondeu :charles:
Cesar Dias • 10 horas atrás
Sou médico traumatologista, trabalho em SAMU, resgate aéreo e sala de urgência, acredito que tenho uma certa bagagem em acidentes de automóvel.
Pela minha experiência pessoal, não tenho como concordar com o Bob nesse assunto. Acredito que seja o receio do novo, da mudança, assim como ocorreu com o advento do cinto de segurança, assim como temos receio dos carros elétricos, etc.
Pois bem. O Bob diz que tem receio de uma explosão a 300km/h contra seu rosto, contra seus óculos, contra seu olho. Essa é uma reação CONTRATADA, que libera gazes, que ficam dentro de uma bolsa! A função do airbag é evitar que seu rosto bata em uma superfície dura. E o mais importante: essa reação vai acontecer ANTES de seu rosto chegar à bolsa, então na prática é como se você batesse em um travesseiro.
Quanto aos óculos, sei que existem alguns estudos inconclusivos das lesões, e pelo que vejo na minha prática, nunca presenciei uma lesão ocular por conta disso!
O que vejo na pratica: traumas de face e crânio sérios, muitas vezes com morte devido contusão com volante ou painel. Justamente isso que o airbag tenta evitar.

A minha conclusão é que airbag não é o salvador de todos os risco de um acidente, mas diminui muito os riscos de lesão mais grave. Uma explosão de 300 km/h não vai acontecer na sua face (ocorre antes e é controlada!), mas vai evitar que você bata a cabeça a 60km/h contra uma superfície dura.
A melhor segurança vai continuar sendo a passiva sempre, pois em grande parte dos acidentes, a morte ocorre por desaceleração (que causa rompimento da aorta e choque do cérebro contra a caixa craniana) e nem tanto pelo trauma físico.
Abraços!

PS: Vi alguns comentários equivocados sobre os olhos. A cirurgia de miopia não causa nenhuma lesão na retina. Ela é feita na córnea, que se regenera e não há nenhuma restrição à impactos. O que ocorre é que, quem tem, corrigido ou com óculos, alto grau de miopia (+ de 5 graus), tem a curvatura do olho mais acentuada. E isso sim aumenta o risco de descolamento da retina!

P.A.
Trolls Premiuns

22 Out 2014, 21:53

Esse cara mandou muito bem!

LPRF
Moderador

22 Out 2014, 21:58

Esse BS quer ir contra estudos.
É claro que sei lá, 0,001% dos acidentes o airbag pode ter contribuído para matar mas esqueceu as outras vidas que ele salva.
Ou seja a balança é muito mais favorável ao airbag.

Enfim, BS falando de segurança ativa/passiva :hateogw:
Mecânica, atitudes no trânsito aí ele geralmente mada bem.
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

Kicksilver
Moderador

22 Out 2014, 22:10

Ramiel escreveu:O comentário desse cara destruiu qualquer argumento do dinossauro aí, e, obviamente, ele não respondeu :charles:
Cesar Dias • 10 horas atrás
Sou médico traumatologista, trabalho em SAMU, resgate aéreo e sala de urgência, acredito que tenho uma certa bagagem em acidentes de automóvel.
Pela minha experiência pessoal, não tenho como concordar com o Bob nesse assunto. Acredito que seja o receio do novo, da mudança, assim como ocorreu com o advento do cinto de segurança, assim como temos receio dos carros elétricos, etc.
Pois bem. O Bob diz que tem receio de uma explosão a 300km/h contra seu rosto, contra seus óculos, contra seu olho. Essa é uma reação CONTRATADA, que libera gazes, que ficam dentro de uma bolsa! A função do airbag é evitar que seu rosto bata em uma superfície dura. E o mais importante: essa reação vai acontecer ANTES de seu rosto chegar à bolsa, então na prática é como se você batesse em um travesseiro.
Quanto aos óculos, sei que existem alguns estudos inconclusivos das lesões, e pelo que vejo na minha prática, nunca presenciei uma lesão ocular por conta disso!
O que vejo na pratica: traumas de face e crânio sérios, muitas vezes com morte devido contusão com volante ou painel. Justamente isso que o airbag tenta evitar.

A minha conclusão é que airbag não é o salvador de todos os risco de um acidente, mas diminui muito os riscos de lesão mais grave. Uma explosão de 300 km/h não vai acontecer na sua face (ocorre antes e é controlada!), mas vai evitar que você bata a cabeça a 60km/h contra uma superfície dura.
A melhor segurança vai continuar sendo a passiva sempre, pois em grande parte dos acidentes, a morte ocorre por desaceleração (que causa rompimento da aorta e choque do cérebro contra a caixa craniana) e nem tanto pelo trauma físico.
Abraços!

PS: Vi alguns comentários equivocados sobre os olhos. A cirurgia de miopia não causa nenhuma lesão na retina. Ela é feita na córnea, que se regenera e não há nenhuma restrição à impactos. O que ocorre é que, quem tem, corrigido ou com óculos, alto grau de miopia (+ de 5 graus), tem a curvatura do olho mais acentuada. E isso sim aumenta o risco de descolamento da retina!
Passou o carro.

:happytroll:

Vittel
Trolls Premiuns

22 Out 2014, 22:32

Cara pega 5 casos que o uso deu ruim.

Mas as milhares de vidas salvas dele descarta. :lol:
Imagem

Trunks
Trolls Premiuns

22 Out 2014, 22:35

Pqp! Nem acredito que li isso!

Queria presenciar um dia, um bate papo entre Bob Sharp e Milton
:mj:

Kicksilver
Moderador

22 Out 2014, 22:37

trollou:
Trunks escreveu:Pqp! Nem acredito que li isso!

Implicância :hateogwbaby:

alipiolm88
Trolls Premiuns

22 Out 2014, 23:38

Trunks escreveu:Pqp! Nem acredito que li isso!

gravar e vender o DVD! :happytroll:
Imagem
Volkswagen Passat CC 3.6 VR6 300cv 4Motion 10/11
Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 200cv 4Motion 13/13
Volkswagen Jetta 2.5 20v 170cv 08/09
Volkswagen Polo 1.6 8v 101cv 04/04
Fiat Palio 500 1.0 8v 60cv 99/00

Kicksilver
Moderador

22 Out 2014, 23:41

alipiolm88 escreveu: gravar e vender o Bluray :happytroll:
Fixed :haters:

alipiolm88
Trolls Premiuns

22 Out 2014, 23:57

Youtube :keep:
Imagem
Volkswagen Passat CC 3.6 VR6 300cv 4Motion 10/11
Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 200cv 4Motion 13/13
Volkswagen Jetta 2.5 20v 170cv 08/09
Volkswagen Polo 1.6 8v 101cv 04/04
Fiat Palio 500 1.0 8v 60cv 99/00

P.A.
Trolls Premiuns

23 Out 2014, 11:07

Olhem as respostas do Bob aos comentários.
Só não é mais teimoso que minha mãe e meu avô, pra terem noção do que é uma "discussão" lá em casa :hblacktroll:

Victor
Trolls Premiuns

23 Out 2014, 12:24

E aí? torcer ou não torcer para esse cara acertar um poste com um carro sem airbag???? :thinking:

AlvoErrado2
Administrador
Contato:

23 Out 2014, 12:28

As vezes acho que ele faz isso para aumentar a audiência, outras acho que ele só é doido. :flametroll: :fodase:

P.A.
Trolls Premiuns

23 Out 2014, 13:45

Lí todos os comentário. Puta que pariu, como tem gente que gosta de falar sobre coisa que não tem o mínimo de conhecimento! :facepalm:

Doutor Givago
Trolls Premiuns

23 Out 2014, 16:10

Pode até ser que em alguns casos haja defeito e tal, mas como o Faber falou as vidas salvas superam infinitamente as poucas falhas.

Nos demais casos, o que acho é que muita gente (via de regra mulheres por serem de menor estatura - não tenho preconceito) não "sabe usar" o Airbag. Explico: Não sei nos demais carros, mas no manual do Fox consta que o motorista deve ficar no mínimo a 25 centimetros de distancia do volante e o passageiro da frente o mais afastado possível do painel, para que em caso de acidente as bolsas abram, não acertem o rosto do motorista antes de estar totalmente inflado e, com isso, sejam mais eficases.

O que mais vejo, via de regra mulheres (pelo motivo que falei acima), é gente com o banco muito para frente, fazendo com que o tórax fique quase colado ao volante. Em caso de batida, pode ser que a pessoa realmente tenha lesões que não teria se "soubesse usar as bolsas".

Minha irmã mesmo, andava quase colada ao volante. Só mudou isso depois que expliquei isso para ela, li o manual do carro dela e coloquei medo. Atualmente ela anda na distância certa.
Fox Prime I-Motion 2010/2011
Uno Mille Way Economy 2008
Vectra CD 2.2 2004

P.A.
Trolls Premiuns

23 Out 2014, 19:04

Nego é muito imprudente, isso sim. O que mais vejo é gente com criança solta dentro do carro, esses dias vi um Sorento com um moleque debruçado em cima do painel. Já pensou se acontece algo? O airbag corta o moleque no meio!

A_Gaspar
Trolls Premiuns

23 Out 2014, 20:13

Alguém sabe qual é o tal carro sem airbag que o Bob Sharp tem?

Trunks
Trolls Premiuns

23 Out 2014, 20:26

Celta

P.A.
Trolls Premiuns

23 Out 2014, 20:36

2 se não me engano :notbad:

Esse cara deve ter grana, não sei pra que isso.

Ramiel
Administrador

24 Out 2014, 07:26

Q ele falava q era muito bom pq ele tinha ajudado no desenvolvimento :badass2:

Responder