Conheça os bastidores da série Dupla do Barulho

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Responder
Robô Troll
Trolls Premiuns

15 Nov 2014, 11:30

Conheça os bastidores da série Dupla do Barulho
Do Auto Esporte

Imagem
As criações da oficina Gas Monkey Station do programa Dupla do Barulho (Foto: Divulgação/ Discovery)

Richard não tem dúvida. Praticamente desafia. Sua oficina é a mais rápida que existe. “Nós fazemos carros a cada duas semanas. Nenhuma outra no mundo faz isso”, afirma, seguro. Aliás, é difícil detectar um fio de insegurança em qualquer coisa que Richard Rawlings diga. Proprietário da Gas Monkey, de uma dezena de outros negócios e parte do duo de apresentadores do programa Dupla do Barulho (em sua quinta temporada nos EUA e com estreia de novos episódios da segunda temporada no Brasil neste mês no Discovery), o texano de visual roqueiro, olhar analítico e aparelho celular incessante tem o discurso de quem fez a vida comprando pechinchas para transformar em preciosidades. Exatamente o que se tornou o pilar de sustentação de sua garagem e sucesso televisivo.

saiba mais

Mas nenhum negócio vive apenas de especulação e marketing. Aí entra a principal arma de Richard, o coapresentador Aaron Kaufman, responsável por fazer com que as criações não apenas saiam pela porta rápido, mas com personalidade. “Estamos no ramo de transformar carros sem graça em carros legais. Procurar aquilo que pode fazê-los brilhar”, explica Aaron, um mecânico de 32 anos que, sem nenhuma educação formal na área, já desenvolveu centenas de projetos em seus 13 anos de carreira. Muitos deles sem nem mesmo planejar. “Ele criou essa moto que está aí fora da própria cabeça dele”, conta Richard ao apontar para um modelo estilo anos 1950 com chassi tubular totalmente exposto, de aparência enferrujada e ângulos difíceis de acompanhar até com régua. “Ele não desenhou, não projetou. Apenas foi fazendo tudo com as próprias mãos. E quer saber? Ela anda que é uma beleza.”

Imagem
As criações da oficina Gas Monkey Station do programa Dupla do Barulho (Foto: Divulgação/ Discovery)

A combinação de personalidades transformou Richard e Aaron em estrelas mundiais, com seu programa exibido em mais de 200 países e audiência líder entre os espectadores homens de 18 a 54 anos. “A melhor coisa da relação que temos é que eu não posso fazer o que o Aaron faz. Nem saberia como fazer. Enquanto ele não consegue nem manter as próprias contas equilibradas, então eu cuido da parte empresarial”, explica Richard.

Obstáculos como combustível

A rapidez em criar projetos tornou-se o maior diferencial da Gas Monkey. A oficina nasceu já com o intuito de dar origem a um reality show. Programas semanais de carros são complicados de fazer, já que inventar modelos completamente novos dá trabalho e toma tempo. Ao perceber isso, Richard viu que seria necessário subir a rotação da produção, criando mais material para o público e – por que não? – garantir um lucro rápido ao comprar carros por um preço baixo e recriá-los para vender por um valor alto.

“Há pessoas filmando aqui todos os dias. De segunda a sexta, o tempo todo”, explica um produtor, deixando claro que a agenda normal para um reality show desses é de, no máximo, três meses. “Há muito mais chances de contar histórias legais e mostrar que, de fato, é assim que trabalhamos”, conta Aaron, em meio à garagem repleta de ferramentas, chassis desmontados e muitas pinturas e adesivos. É a mistura perfeita de cenário de TV e galpão de trabalho pesado, com apenas sete mecânicos cuidando de todos os carros.

Imagem

Nesse cenário, a vida real de precisar ganhar dinheiro e a vida televisiva acabam se misturando. Como quando Richard encontrou uma Ferrari F40 1991 totalmente batida, à venda por cerca de R$ 800 mil. “A Ferrari disse ao dono que não tinha conserto. Que ele teria que vender as peças. Quando descobriram que a gente tinha comprado para remontar, tentaram processar a gente. Fizeram de tudo. Não queriam que a gente colocasse a mão. Aí nós respondemos: vamos fazer o que quisermos”, lembra Richard. O projeto se tornou quase uma birra com a marca italiana, que chegou a mandar um documento proibindo a exibição do episódio, sem sucesso. O esportivo ganhou novo sistema de turboalimentação, embreagem de kevlar, suspensão ajustável, volante-motor de alumínio e rodas de três raios. Como toque final, só para irritar, trocaram o vermelho do esportivo por preto. Ele foi vendido por aproximadamente R$ 1,680 milhão em um leilão. “Nós fizemos melhor que a Ferrari. Mas eu não gosto muito desses carros, é igual dirigir um kart”, provoca Richard, por trás dos inseparáveis óculos escuros.

Não que ele não curta a italiana. Tem uma 308 GTB dourada em sua coleção de quatro carros, que também conta com o Shelby Cobra off-road que aparece sempre no programa. Só quatro carros? “O que eu realmente gosto é de comprar um carro e fazer um bom negócio depois. Não sou colecionador”, diz.

Imagem

Alta rotação

“Nós fazemos cerca de 20 ou 30 projetos por mês aqui que nem vão para a TV”, conta Richard, enquando passeamos pelo estacionamento entre unidades de Cadillacs, Fords GT, Mercedes e Jaguars. “Se você tiver ou conhecer alguém que tenha um E Type 1961, me avise que estou comprando todos. O mercado deles valorizou absurdamente nos últimos cinco anos. Por sorte as pessoas não fazem ideia e vendem por muito pouco”, conta, deixando claro que não há hora ou lugar ruim para fazer um bom negócio.

A ideia é sempre a mesma: comprar um carro, reformá-lo e leiloá-lo. Tudo sempre começa com o olhar clínico e treinado de Richard. “Eu sou a pessoa que mais visita sites de venda no mundo. O tempo todo tenho pelo menos três telas rolando, olhando tudo o que aparece. Quando vejo algum carro com potencial, já compro”, afirma, admitindo que teve que passar por muitos erros de julgamento até conseguir dominar a técnica como uma arte.

Aí cabe a Aaron fazer sua mágica. “Para fazer um hot rod, não é preciso de nada especial. O carro só precisa ter potencial. E, para mim, não importa quem fez o carro. No fundo, são todos iguais: parafusos, óleo, cardã…”, analisa. Nessas horas, a natureza autodidata do mecânico – que poderia ser uma limitação – mostra ser sua grande força. Mesmo que, muitas vezes, ele não consiga restaurar um carro por não entender como as peças estavam originalmente. “Gosto de montar carros e transformá-los. Mais do que recriar algo.”

Imagem
As criações da oficina Gas Monkey Station do programa Dupla do Barulho (Foto: Divulgação)

A Gas Monkey se transformou de oficina em programa de TV, uma rede de restaurantes, uma casa de shows, uma marca de roupa, uma agência de publicidade, uma instituição de caridade e uma série de novos programas derivados prestes a serem anunciados. Mais até do que uma marca global, é quase uma filosofia de vida. “No fim, queremos que as pessoas vejam que é possível fazer qualquer coisa. Esqueça o conhecimento técnico, que o carro tem que custar milhares de dólares, tudo isso. As 300 horas que colocamos em um projeto durante duas semanas aqui, um cara pode colocar ao longo de um ano na garagem dele, entre o trabalho, a escola dos filhos e suas outras tarefas. É transformar um sonho em algo real. Isso não tem igual”, diz Richard.

Imagem

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... rulho.html

Trunks
Trolls Premiuns

16 Nov 2014, 13:07

Show de bola! Assisto toda semana.

rancid
Trolls Premiuns
Contato:

16 Nov 2014, 17:55

Já assisti uns 4 programas, alguns eu achei forçado. Mas eu vi uma pintura aproveitando as ferrugens que eles fizeram, ficou muito foda.

Vittel
Trolls Premiuns

16 Nov 2014, 18:21

Nem sabia da existência :lol:

E como tradução é um troço besta, tava achando que era alguma serie de comedia meia boca. :lol:
Imagem

Kicksilver
Moderador

16 Nov 2014, 23:31

Título de filme da sessão da tarde :lol:

Ramiel
Administrador

17 Nov 2014, 09:00

Vittel escreveu:Nem sabia da existência :lol:

E como tradução é um troço besta, tava achando que era alguma serie de comedia meia boca. :lol:
Kicksilver escreveu:Título de filme da sessão da tarde :lol:
:truestory:

Victor
Trolls Premiuns

17 Nov 2014, 21:04

Eu prefiro o Louco Por Carros do History.

Rodolfo
Administrador

18 Nov 2014, 10:15

Tá louco, esses caras são fodas demais.

Tive o prazer de assistir os episódio da Ferrari, recomendo demais. Fodissimo.
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Clio Privillege 1.6 2006/06
Punto ELX 1.4 2007/08
Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13 :clo:

Rodolfo
Administrador

18 Nov 2014, 10:15

São minha inspiração.
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Punto ELX 1.4 2007/08

Trunks
Trolls Premiuns

18 Nov 2014, 20:58

Deixaram a Ferrari melhor que original :notbad:

Pablo
Trolls Premiuns

18 Nov 2014, 22:41

Era uma preta que batida não?

Victor
Trolls Premiuns

18 Nov 2014, 23:54

Era vermelha e estava batida.... Eles reformaram e pintaram de preto.

Rodolfo
Administrador

19 Nov 2014, 00:13

Isso.

E sim, ficou melhor que a original.

Quando falaram que iam pintar de preta fiquei :ogw: :argh:

Mas os caras sabem o que fazem, ficou linda.

E ela não foi vendida em leilão, pelo menos a princípio. O amigo dele tinha comprado a Ferrari e ele entrou com peças e mão de obra, depois o amigo dele pagou o que ele tinha gasto e mais uma parte de lucro e ficou com o carro.

Só se depois vendeu no leilão.
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Punto ELX 1.4 2007/08

Kicksilver
Moderador

19 Nov 2014, 00:33

Pics

Vittel
Trolls Premiuns

19 Nov 2014, 00:39

Vou citar AnDEUSon agora, em pleno 2014 e nada de fotos ou vídeos. :charles:
Imagem

Victor
Trolls Premiuns

19 Nov 2014, 11:49

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Rodolfo
Administrador

19 Nov 2014, 15:55

Esse de cabelo comprido na foto do meio é o que comprou. Cara é riquíssimo pelo jeito.

Levou se não me engano 200 ou 300 mil dólares em uma maleta pra ele no dia de acertar a Ferrari. :jaike:
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Punto ELX 1.4 2007/08

Kicksilver
Moderador

19 Nov 2014, 17:51

Caralho, F40 :ohno2:

Ficou :badass2: mesmo.

Responder