Adoraria ler, cole os links aquiVittel escreveu: Já achei um monte. Afinal os dois são ótimos e gosto é gosto. Não são 3m de frenagem ou 0,3 hum skidpad que vai mostrar alguma coisa.
Sobre categorias, são esportivos. Tem comparativo do DS3 com 500 e do Fiesta ST com Golf GTI. Normal nesses esportivos.
A questão é, você é hater do carro e somente olhando pra ele falou que parece um pão de forma e não faz curva. Depois quis jogar Fiesta ST na roda. Carro que nem existe aqui. Se fosse pra falar, pelo menos de coisas que existem aqui.
A minha noção é de que ambos são ótimos. Pode ter um ponto que um ganha e outro leva em outro.
Adoro o ronco do 500 por exemplo. Adoro o powertrain do Fiesta ST.
Essa é a minha noção. Não chegar com ódio e ficar desmerecendo o carro sendo que nem faz sentido o que fala.
São 6 metros de diferença, não acho tão desprezível assim. Pode evitar um atropelamento, ou batida... Vai saber. Novamente, 0,5G no skidpad não é pouco em lugar nenhum do mundo.
Já disse, e repito, não gosto do carro. E sim, o form-factor dele não é propício à ser bom de curva, você como estudante de engenharia não pode ignorar isso. Eu falei que o Fiesta ST curva mais, o que se provou verdadeiro.
Não entendi o fator comercialização. O Fiesta não ser vendido aqui o torna pior? E se fosse vendido, mas eu nunca comprasse. Mudaria algo?

Minha noção é o que o Fiesta é superior nos aspectos técnicos, e pelas opiniões, nos subjetivos também. Mas, neste, cada um acha uma coisa. Entretanto, parece que há uma certa unanimidade... Mas ainda não li os reviews que você achou. Pode ser que eu esteja muito enganado, e tomando uma parte pelo todo.
Ronco do 500 é bacana, admito. Inclusive, todos os reviews fazem questão de dizer o quão diferenciado ele é.
PS: não entendi sua recriminação à minha formação de opinião por reviews, enquanto vc se sustenta em opiniões de outros reviews ao mesmo tempo?

Não desmereci não. Falei em sentido figurado, como todos aqui fazem. Mas, provei meu ponto, de que o Fiesta é superior em curva ao 500, o que foi o estopim dessa discussão.
Só pra deixar claro, cada um tem seus gostos e preferências, ambos os carros cumprem muito bem seu papael. Com qualquer um dos dois, o consumidor estará bem na fita.