Relaxe bee. Você é muito radical. Fala como a Marta Suplicy, relaxe e goooozzee
Bem Ramiel, falando sério agora. Eu considero vários fatores para "classificar" as marcas. Não uso só o produto em sim, mas também o atendimento nas Css, se tem peças disponíveis, preço para manter o carro, durabilidade, enfim, vários fatores. Vou analisar abaixo as marcas citadas em alguns aspectos.
Atendimento pós venda:
Toyota e Honda:
No caso, pelo que ouço de pessoas que já tiveram inúmeros carros de várias marcas e hoje tem japa, é que o pós venda é imensuravelmente melhor na Toyota e Honda do que as 4 grandes.
Enquanto todos, repito, todos que conheço que tem essas marcas (até parentes fora de Bsb) dizem que sempre foram muito bem atendidos, tiveram suas revisões realizadas com preços decentes e sem empurroterapia, peças acessíveis, etc, nas 4 grandes daqui isso não existe. Aqui no fórum, por exemplo, não conheço ninguém que tenha sido be atendido e fale bem nas css das 4 grandes no pós venda. O negócio é tão tosco que basta acabar a garantia para todo mundo vazar.
As únicas concessionárias dessas marcas que conheço que são boas são: Uma da Fiat que atende ao PA (preço abaixo da tabela, devolvem o carro em 10 minutos revisado, pintado, lavado, e com uma loira e uma morena gatas demais para fazer um programa com vocÊ etc), uma VW que atende o Faber lá no Paraná (que você deixa um Gol G4 para revisão e eles de emprestam um A8 para você enquanto espera a revisão ser feita), e as Css GM que atendem o LJ. Será que é coincidência?

Nem o Kick e Danilo que são Fan boys da Ford usam mais as Css da marca. Minha família tem horror do tratamento da Ford no pós venda, o último foi meu tio com o Fusion.
Sempre que eu fui fazer revisão do Fox em qualquer Css daqui, mesmo nas revisões de 20 mil nego sempre vinha com orçamento de 2k. Na Fiat o vendedor chegou ao cúmulo de dizer que eu não tinha nada que fazer test drive no novo pálio, já que o carro era para minha mãe. Na outra, quando tinha o Mille, fique 3 horas esperando para me devolverem o carro depois da revisão, mesmo eu chamando o gerente. Você ficava em pé esperando para receber os carros e para falar com os atendentes. Esperava ser atendido com uma senha na mão na frente da entrada e saída da garagem da Css, tendo sempre que ficar dando espaço para os carros
Na GM, a esposa do meu chefe comprou uma Captiva assim que tinha lançado. Na época ela reclamou que o carro apresentava uns problemas, ainda na garantia, e as Css GM daqui não tinham sequer mecânicos que sabiam mexer no carro na época

. Ela passou raiva durante um tempo até os caras terminarem os benditos cursos sobre o carro. Ai te pergunto, como é que me lançam um carro e na capital do pais os mecânicos da Css não sabe mexer no carro? Isso é exemplo de boa marca para você?
Não estou analisando os carros em sim, apenas o atendimento, pois para mim é um importante quesito inerente ao conceito de MARCA. Todas essas marcas que citei tem bons produtos. O que acho horrível é o atendimento. E isso pesa, pelo menos para mim, na hora de conceituar uma marca.
Eu teria um New Fusion facilmente, mesmo tendo noção do atendimento a desejar aqui da Ford. Mas isso não faz dela uma "excelente marca", pois na minha opinião peca no relacionamento com o cliente.
Preço
Honda e Toyota estupram o consumidor com seus produtos, fato. Entretanto, não são só elas. Um Corolla Top custa 96k? Sim, custa. Pegue o Golf na VW por exemplo. Esse médio, embora hatch é um médio, na versão top (GTI) custa quase 140k

. É ou não é estupro? Lógico, tem mais ítens, é mais moderno que o Corolla? fato. Mas você também tem que ponderar que ficará uns 3 anos da sua vida tendo que conviver com o péssimo atendimento da Vw no pós venda (a não ser que viaje para o Paraná e faça as revisões na Css que o Faber faz

).
Para ficar nos médios, quanto custa um Focus Titanium hoje? Barato? O seu fiesta mesmo custou 60k... Um up completo custa quase 50k, um Etios passa disso, um gol completo 50k, um Fluence que tinha bom CxB hoje custa quase o mesmo que um Corolla e teve AB capados

. Barato?? Acho que não.
Então, em termos de preços acho que, tirando algumas variações, as marcas todas estão mais ou menos no mesmo patamar.
Produtos
Bem, a Fiat vende pálio e cia com projeto da década de 90 até hoje. A VW só abandonou a Kombi por conta dos AB e ABS, o polo coitado, nem preciso dizer, o Fox já pede uma geração nova de verdade há tempos. Só o que é moderno,
mas peça na confiabilidade, é a linha importada da VW. Lógico, se você aceitar ser estuprado e ser mal atendido no pós venda.
GM não preciso nem dizer, né? Antes vendia carros Opel com qualidade européia. Hoje vede porcarias criadas para terceiro mundo (Agile, Cobalt, Spin, Celta...). Apenas depois de quase ir para o brejo é que decidiu alterar a S10 (que tinha quase a idade da Kombi), criar a Spin

, o Cobalt

fazer o Onix (bom carro, mas nada demais também, fica na média do mercado).
Por ser dispensável, não vou nem comentar muito os 9999999999999999999999999999 recalls por ano da GM, que mostram como os seus produtos são ótimos
A Ford tem lançado produtos mais novos, é verdade. Mas é o acabamento, montagem? Até os New Fusion saem de fábrica com três, quatro cores

. A Eco mesmo, tem relatos de pessoas que tiveram os motores literalmente caindo no chão!!!

Conheci uma menina em Goiania onde fui fazer prova de concurso que é do Ceará e tem uma Eco. Ela disse que três dias antes de viajar para Goiânia estava dirigindo usa Eco e o carro simplesmente desligou em um semaforo e não ligou mais. Não foi só, o carro travou as portas e como as janelas estavam fechadas e ela teve que ligar para terceiros ajudarem ela a sair do carro e, lógico, depois empurrar o carro que fora comprado 0km três meses antes
Durabilidade
Esse é um quesito em que as marcas estão mais ou menos no mesmo patamar, com algumas exceções.
A GM tem 99999999999999 recalls ao ano, é risco de explosão, ficar sem freio, parar de funcionar, etc... Então acho que está uma casinha atrás.
A VW também não goza de muita confiabilidade nos carros mais modernos (Golfs a rodo sendo rebocados, Jettas 6cc com problemas, etc). Os confiáveis são os antiquados motores e equipamentos que, embora não te deixem na mão, mostram que a marca está ultrapassada em tecnologia (isso depõe um pouco contra a marca em si).
A Ford também não tem tido muitos problemas com confiabilidade, ressaltando os problemas com o Fusion da geração anterior e seu AT e a Eco com sua qualidade inquestionável.
A Fiat é mais tranquila. Tirando o Stilo (médio) com sua roda ejetora, o Tipo (médio) que pegava fogo, o Sky dome que custava 11k para manutenção. Mas atualmente tem se mostrado bem robusta com carros que não quebram a toa.
Resumindo, eu entendo que as Japas estão sim um pouco a frente das demais montadora aqui. Seus produtos podem não ser os mais modernos, mas também não deixam muito a desejar. Além disso, a manutenção desses carros é honesta, o relacionamento com os clientes é claro, sem frescuras e bom, bem como seus produtos tem boa qualidade e não te deixam na mão.
Claro que sempre acharemos defeitos em todas as marcas e em todos os modelos. Também não estou dizendo que devemos todos comprar Honda ou Toyota. Pode ser que você encontre um carro que goste muito, seja confortável, robusto e tal de uma marca que não seja tão boa. Se tivesse grana hoje, por exemplo, compraria um Golf GTI semi novo mesmo sendo VW ao invés de um Civic Si. Também não veria problema em ter um New Fusion semi novo ao invés de um Corolla (se tiver grana para bancar).
PA, estou cansado de escrever. Depois, com mais calma, te respondo