11ª geração do Toyota Corolla completa 1 ano no Brasil

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Vittel
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 12:48

5 airbags de série :ogy:
Imagem

EHIDEKI
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 13:01

corolla vende bem porque tem uma receita simples e bem executada. não é o mais completo, muito menos o mais barato.

Doutor Givago
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 13:07

EHIDEKI escreveu:corolla vende bem porque tem uma receita simples e bem executada. não é o mais completo, muito menos o mais barato.
Não entendi.

Qual seria essa receita?
Fox Prime I-Motion 2010/2011
Uno Mille Way Economy 2008
Vectra CD 2.2 2004

EHIDEKI
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 14:14

Doutor Givago escreveu:
EHIDEKI escreveu:corolla vende bem porque tem uma receita simples e bem executada. não é o mais completo, muito menos o mais barato.
Não entendi.

Qual seria essa receita?
principais equipamentos desejados pelo mercado estão ali (faltam alguns mimos, mas tem o que o consumidor desse tipo de carro demanda)
design correto, moderno e sem muita ousadia (o que garante maior tempo sem "cansar")
motorização adequada
confiabilidade
robustez e durabilidade
baixo custo de manutenção
bom pós-vendas
excelente liquidez e bom valor de revenda

como no Brasil carro é um ativo caro, é obvio que muitas pessoas tem preocupação com a revenda, pois a grande maioria não gosta de perder $.

existe uma análise chamada TCO, total cost of ownership. ele leva em consideração todos os custos (manutenção, peças, etc) por determinado período. muitos mercados já enxergaram que os carros japoneses se destacam (principalmente o americano), e por isso mesmo que são bem aceitos.
basta comparar quanto custa nos EUA um corolla com 10 anos de uso vs um similar da chrysler ou chevy.

P.A.
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 14:56

Doutor Givago escreveu:Então a GLi sem couro é boa compra, com couro é porcaria? :flametroll:
Segundo a lógica apresentada no tópico, sim. Até 70k não tem concorrentes com ESP. Se aproximou dos 80, já chegam os concorrentes com ESP, e o Corolla deixa de ser uma opção.

Doutor Givago
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 17:28

EHIDEKI escreveu:
Doutor Givago escreveu:
Não entendi.

Qual seria essa receita?
principais equipamentos desejados pelo mercado estão ali (faltam alguns mimos, mas tem o que o consumidor desse tipo de carro demanda)
design correto, moderno e sem muita ousadia (o que garante maior tempo sem "cansar")
motorização adequada
confiabilidade
robustez e durabilidade
bom pós-vendas

como no Brasil carro é um ativo caro, é obvio que muitas pessoas tem preocupação com a revenda, pois a grande maioria não gosta de perder $.

existe uma análise chamada TCO, total cost of ownership. ele leva em consideração todos os custos (manutenção, peças, etc) por determinado período. muitos mercados já enxergaram que os carros japoneses se destacam (principalmente o americano), e por isso mesmo que são bem aceitos.
basta comparar quanto custa nos EUA um corolla com 10 anos de uso vs um similar da chrysler ou chevy.
:notbad:

Legal tua análise, sensata e racional.

Obrigado pela informação :bte:
Vectra CD 2.2 2004

LPRF
Moderador

25 Mai 2015, 17:37

Por que o Corolla/Auris não se destaca na Europa? Por que só a Nissan faz sucesso com o Qashqai? A Honda é um fracasso por lá.
Seriam os europeus pouco exigentes?

O Brasil é um mercado de modinhas, simples assim.
Sempre tem os modinhas que são os mais vendidos, de vez em quando tem alguma mudança.
Até surpreende o Gol ter perdido o lugar cativo mas ele ficou velho e 2 novas modinhas surgiram, Onix e HB20.

Entendo as qualidades do Corolla mas não me desce que os consumidores sejam tão orientados a ponto de comprar estas qualidades do Corolla.

Provavelmente você vai lançar o melhor sedan por um ótimo preço, jamais ele vai passar o Corolla.
Mesmo que ele seja inquebrável.
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

Doutor Givago
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 18:08

Faber, sei que temos muito de modinha no país. Entretanto, não sei se é o caso de Corolla e Civic.

O gol, uqe você mencionou, foi "modinha" por 30 anos então?

O corsa, quando a GM trouxe, deu um banho de tecnologia e inovação, as todos preferiam o Gol. Por qual motivo? Pelo fato de verem nele muitas das características que o Ehideki falou (viam ele como robusto, baixa manutenção, grande liquidez, baixa desvalorização). Mesmo o Corsa sendo melhor (projeto Opel) nego queria o Gol.

Outro exemplo foi o Vectra, da GM. Enquanto ele foi foda liderava o mercado em sua categoria. O GM era o sonho de consumo da classe média e tinha essas características que foram mencionadas. O que aconteceu? A GM achou que poderia vender o mesmo carro "ad eternum" do mesmo jeito. As Japonesas entraram no mercado, trouxeram carros bonitos (ninguém pode negar que o New Civic chamou muito a atenção com o visual), trouxe robustez, liquidez e baixa desvalorização (o que a GM e VW outrora tinham).

Hoje o Gol não é mais o melhor produto em sua categoria. No mínimo tem concorrentes em pé de igualdade.O HB20 e o onix inovaram em design e "firulas" que o consumidor quer, enquanto o Gol ficou jogado as traças (igual ao Vectra). Sinceramente falando eu prefiro um Onix ou um HB20 a um Gol. Será que dar ao consumidor o que ele quer é errado?

Não tenho culpa se a VW e GM (essa menos atualmente) ficaram paradas no tempo. A Fiat, por pior que seja, por exemplo, toda hora inventa algo novo. Pegue por exemplo esses carros comerciais. Ela tem a Ducato (mais nova, moderna, mais equipada, mais espaço), a VW mantinha a Kombi (projeto da década de 50) até o ano de 2014 vendendo a preço de ouro. Será que o consumidor ao preferir Ducato também aderiu a modinha?

O Polo está jogado as traças, enquanto isso surgiram 206, 207, 208, C3 antigo e novo, Punto sendo volta e meia modernizado. Será que ao preferirem esses outros carros mais modernos também aderiram a modinha?

Seria muito mais fácil a GM e a VW nesses casos mencionados manter suas posições do que as japonesas tomarem a posição. Se essa mudança aconteceu provavelmente tem motivo. A VW se achou fodona (assim como a GM), parou no tempo e achou que jamais seria superada. Os produtos japoneses podem não ser os mais modernos pelos preços cobrados (defeito), mas certamente dão ao consumidor muito do que a VW outrora deu, robustez, beleza, confiabilidade, manutenção barata (lembrando que para manter a garantia tem que fazer manutenção em Css).

Resultado? Lideram mercado de médios. Nos demais, a VW já não mais canta de galo como outrora. Gol despencou, Polo não é a primeira opção em sua categoria, e assim vai.

Na minha opinião não acho que seja modinha, é o consumidor vendo carros que acha bonitos, confiáveis, robustos e que quem tem elogia. Não estou dizendo que as Japas são as melhores, até porque nem tenho carro japa, mas reconheço essas qualidades em seus carros. O defeito é serem caros, mas nenhum produto é perfeito e ser caro é resultado de terem grande procura.
Vectra CD 2.2 2004

P.A.
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 18:21

Doutor Givago escreveu:Faber, sei que temos muito de modinha no país. Entretanto, não sei se é o caso de Corolla e Civic.

O corsa, quando a GM trouxe, deu um banho de tecnologia e inovação, as todos preferiam o Gol. Por qual motivo? Pelo fato de verem nele muitas das características que o Ehideki falou (viam ele como robusto, baixa manutenção, grande liquidez, baixa desvalorização). Mesmo o Corsa sendo melhor (projeto Opel) nego queria o Gol.

Outro exemplo foi o Vectra, da GM. Enquanto ele foi foda liderava o mercado em sua categoria. O GM era o sonho de consumo da classe média e tinha essas características que foram mencionadas. O que aconteceu? A GM achou que poderia vender o mesmo carro "ad eternum" do mesmo jeito. As Japonesas entraram no mercado, trouxeram carros bonitos (ninguém pode negar que o New Civic chamou muito a atenção com o visual), trouxe robustez, liquidez e baixa desvalorização (o que a GM e VW outrora tinham).

Hoje o Gol não é mais o melhor produto em sua categoria. No mínimo tem concorrentes em pé de igualdade.O HB20 e o onix inovaram em design e "firulas" que o consumidor quer, enquanto o Gol ficou jogado as traças (igual ao Vectra). Sinceramente falando eu prefiro um Onix ou um HB20 a um Gol. Será que dar ao consumidor o que ele quer é errado?

Não tenho culpa se a VW e GM (essa menos atualmente) ficaram paradas no tempo. A Fiat, por pior que seja, por exemplo, toda hora inventa algo novo. Pegue por exemplo esses carros comerciais. Ela tem a Ducato (mais nova, moderna, mais equipada, mais espaço), a VW mantinha a Kombi (projeto da década de 50) até o ano de 2014 vendendo a preço de ouro. Será que o consumidor ao preferir Ducato também aderiu a modinha?

O Polo está jogado as traças, enquanto isso surgiram 206, 207, 208, C3 antigo e novo, Punto sendo volta e meia modernizado. Será que ao preferirem esses outros carros mais modernos também aderiram a modinha?

Seria muito mais fácil a GM e a VW nesses casos mencionados manter suas posições do que as japonesas tomarem a posição. Se essa mudança aconteceu provavelmente tem motivo. A VW se achou fodona (assim como a GM), parou no tempo e achou que jamais seria superada. Os produtos japoneses podem não ser os mais modernos pelos preços cobrados (defeito), mas certamente dão ao consumidor muito do que a VW outrora deu, robustez, beleza, confiabilidade, manutenção barata (lembrando que para manter a garantia tem que fazer manutenção em Css).

Resultado? Lideram mercado de médios. Nos demais, a VW já não mais canta de galo como outrora. Gol despencou, Polo não é a primeira opção em sua categoria, e assim vai.

Na minha opinião não acho que seja modinha, é o consumidor vendo carros que acha bonitos, confiáveis, robustos e que quem tem elogia. Não estou dizendo que as Japas são as melhores, até porque nem tenho carro japa, mas reconheço essas qualidades em seus carros. O defeito é serem caros, mas nenhum produto é perfeito e ser caro é resultado de terem grande procura.
Esse seu post complementando o do Hideki ficou perfeito. É exatamente a visão que tenho.

LPRF
Moderador

25 Mai 2015, 18:35

O caso do Gol é sim uma modinha por 30 anos.
Quando o Corsa B chegou em 1994 logo ele incomodou o Gol mas a VW tinha a resposta, Gol G2 ou bola.
Era uma merda pior que o Corsa B? Talvez mas era novo. O resto a fama sustentava.
O Palio veio em 1996 incomodou, VW foi lá e lançou o G3.
E a fama lá de trás foi sustentando um carro merda por anos. Claro, não haviam muitos concorrentes. A Ford só fazia cagada, a GM lançava o Celta que nunca empolgou apesar de vender bem. A Fiat só remendava o Palio que vinha na cola do Gol mas não passava, o VW tinha mais fama.
A VW então só remendava o Gol como o G4 que era o creme de la creme da bosta.
Aí a VW lançou o G5 em 2008 o salto foi grande o suficiente para dar uma folga ao Gol.
Mas aí o mercado começou a mudar. Chegaram novos concorrentes, Onix, Palio novo, HB20, Ka, Etios... aí a porra ficou séria pra VW.
O G4 morreu e veio o up!, só aí já roubou vendas do Gol.
Os novos concorrentes pisam na veia do Gol porque se não são melhores pelo menos são mais atualizados.
Nem o FL G6 salvou o velho Gol.
O Palio na verdade nem se sustenta pelo mk2 e sim pelas vendas do Fire que é um carro <30k com kit BR.

*resumo da queda do Gol:
-Fim da soma das vendas do G4 e concorrente interno (Up!), o Palio ainda somo o velho Palio.
-novas marcas brigando e não só a velha Fiat e GM
-mercado que exige mais atualizações, Gol tem 8 anos de vida

O que as japas fazem é, venda capado mas venda um modelo atualizado/alinhado ao mercado externo.
Corolla pode ser capado mas é sempre lançado 3-6 meses depois do mercado externo.

O que a GM cagou em 2002, não atualizar a linha.
Achou que o Vectra seria eterno.
Vectra foi líder até 2001 mas ficou velho, mudou.
Sei que aqui seria difícil para GM, Vectra era seg D.
O Vectra C da Opel era extremamente refinado para concorrer com Corolla e Civic.
O mercado burro comprou que Corolla e Civic eram nível do Vectra, até eram porque era modelo 2002 X 1995
Mas é como você botar um Golf 2012 X Fusion 2005, o Golf dá um banho.

Enfim, azar da GM. Ela que atualizasse o Vectra para o C, vendesse mais caro que os japas mas um modelo refinado.
O carro tinha 6ab, ESP, GPS, AC dual, mimos, cambio 6AT, motores modernos...

O Astra G segurava a bomba contra os japas (era líder no seg C somando HB+sedan).
Bastava em 2004 com o surgimento do Astra H a GM ter atualizado ele como o Opel e não feito a merda do Vectra C e Vectra GT.
Aqui mais uma vez, ofertar motores modernos, equipamento.

Sim, a derrocada da VW é culpa de uma linha velha, mal colocada no mercado.
Lembra muito a GM em 2004.

A volta por cima da GM eu nem elogio muito.
Basicamente ela fez uns ajustes e teve visão de mercado.
Manteve seus lixos mas se mexeu onde interessa.

seg popular: Onix/Prisma
picape: s10
modelos para frota: Spin, Cobalt
seg C atualizado: Cruze HB/sedan

Para a VW o ideal:
-reduzir preços (sair do pedestal)
-enxugar versões/pacotes, deixar simples, menos carros capados (sem ac, dh, trio) - Trendline, Confortline, Highline (3 acabamentos bastam)
-focar em segurança (oferta 6ab+ESP), garantia longa, revisões fixas e baratas anuais.
-motores modernos/cambio moderno

1.0 12V
1.0 TSI 110cv
1.6 FSI 130cv
1.4 TSI 125cv
1.4 TSI 150cv
2.0 TSI 225cv

cambio: MT5/MT6, DSG6/7, i-motion

Linha:
-up!
-Gol/Voyage/Parati MQB
-Fox (novo Polo MQB)
-Golf/Jetta
-Saveito MQB
-Amarok
Importados: Passat sedan/SW, CC, Tiguan, Touareg, Sharan
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

duds
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 18:44

Sem couro e com calotas. :hateogwbaby:

Ramiel
Administrador

25 Mai 2015, 21:16

Modinha por 30 anos :hahalol:

Doutor Givago
Trolls Premiuns

25 Mai 2015, 22:46

Entendo o que está falando Faber, mas é como eu disse. A VW já teve em seu portifólio excelentes produtos para a época em várias categorias, mas acabou se deixando levar pela fama.

Atualmente acho que a VW teria que fazer algo parecido com o que a GM fez, sair do ostracismo, renovar seus produtos, modernizá-los e abaixar um pouco os preços. Não estou dizendo que VW não presta, é bosta e tal, só que ela parou no tempo e viu os concorrentes se modernizarem.
Vectra CD 2.2 2004

Buzz
Trolls Premiuns

27 Mai 2015, 13:10

Entender a lógica do consumidor brasileiro é impossível, porque não tem lógica nenhuma.

Povo reclama de carro pelado, mas dá preferência a rll, fn e som.
Compram carro preto e prata por medo de desvalorização, mas é só cor de táxi virar moda, estão todos lá comprando.
Não querem carro com manutenção cara, mas compram versão a diesel por 50k a mais pra economizar combustível.

Kicksilver
Moderador

27 Mai 2015, 21:09

Weddly escreveu:Entender a lógica do consumidor brasileiro é impossível, porque não tem lógica nenhuma.

Compram carro preto e prata por medo de desvalorização, mas é só cor de táxi virar moda, estão todos lá comprando.
Não querem carro com manutenção cara, mas compram versão a diesel por 50k a mais pra economizar combustível.
Perfect. :lol:

Léo.Daltoé
Trolls Premiuns

27 Mai 2015, 23:39

EHIDEKI escreveu:principais equipamentos desejados pelo mercado estão ali (faltam alguns mimos, mas tem o que o consumidor desse tipo de carro demanda)
motorização adequada
confiabilidade
robustez e durabilidade
bom pós-vendas

Doutor Givago escreveu:Faber, sei que temos muito de modinha no país. Entretanto, não sei se é o caso de Corolla e Civic.

:notbad: :notbad: :notbad:

P.A.
Trolls Premiuns

28 Mai 2015, 09:55

Weddly escreveu:Entender a lógica do consumidor brasileiro é impossível, porque não tem lógica nenhuma.

Fora a lógica de não ficar muito tempo com um carro pro "pulo pro zero" não ficar muito grande.

Kicksilver
Moderador

31 Mai 2015, 04:48

Realmente, mercado aqui é totalmente louco.

Enviado do meu Nexus 5

Responder