Do Auto Esporte

Hélcio Zambotto (Foto: Cauê Moreno)
“Eu chamo minha oficina de fábrica dos sonhos. O cliente chega aqui com um sonho e a gente o torna realidade”. A definição é de Hélcio Zambotto (42), proprietário da oficina AZ Motorcycle e protagonista da nova série do canal Discovery Turbo, “Custom Club Brasil”. O reality show tem estreia prevista para o próximo dia 31 de agosto, e promete mostrar o trabalho da equipe em projetos de customização de modelos de marcas como BMW e Triumph, mas especialmente em motos Harley Davidson.

Motos customizadas (Foto: Cauê Moreno)
O reality vai mostrar também um pouco da rotina e das dificuldades enfrentadas pela equipe no dia a dia, além dos bastidores da vida pessoal de Hélcio. No ramo há duas décadas, trabalhou sozinho por oito anos, e em meio às gravações de um dos episódios aproveitou também para falar a Autoesporte sobre as dificuldades e a complexidade de se gerenciar a oficina e também os funcionários.
O prédio que abriga a oficina tem quatro andares e inclui uma área no subsolo onde são feitas as estruturas metálicas, como os tanques, para-lamas e todo o tipo de trabalho em metal. Há também um espaço onde as motos prontas ficam aguardando seus clientes, e no piso superior foi instalada uma cozinha para um chefe preparar hambúrgueres artesanais. Ali, no último andar, há ainda um palco para bandas se apresentarem aos sábados e até um estúdio de tatuagem para quem quiser customizar, além da moto, o próprio corpo. Aos sábados o local oferece lavagem artesanal de motos com água quente. A lavagem é feita com máquina WAP de baixa pressão, pincel, xampu e cera, e custa entre R$ 40 e R$ 300.

A AZ Motorcycle, nome que estampa as paredes da loja, recebe encomendas de clientes de todo o Brasil. Os consumidores mandam fotos e desenhos dos projetos que gostariam de ver se tornar realidade e compram suas motocicletas junto às fabricantes. Depois disso, as montadoras enviam as motos originais diretamente ao clã de artesãos, onde os sonhos das preparações ganham vida. “Eu sempre quis ter uma marca de moto própria. Não me arrependo do que eu fiz na vida, fui publicitário, tive pizzaria e nunca tirei o pé, ou a mão, do acelerador. Quando eu caio pra dentro, vou até o fim”, conta o entusiasta empresário.
Hélcio diz ter sido um “capeta” na infância. Dava muito trabalho para a mãe quando ganhava algum brinquedo, porque logo ia desmontando as peças e tentando dar novas formas aos objetos. Com isso foi desenvolvendo o lado artístico, além de sempre gostar de desenho. O contato com as “magrelas” começou com as bicicletas, depois passou a andar de bicicross, até que veio sua primeira mobilete (moto com 50 cilindradas muito difundida nas décadas de 1980 e 1990).

Oficina de customização (Foto: Cauê Moreno)
A paixão de Zambotto pelas motos foi herança da família. O avô era um ex-corredor de moto e o pai um ex-mecânico de motocicletas, hoje com 76 anos de idade, e por quem se emociona ao falar a seu respeito “Com dez anos de idade eu roubei a chave de uma CB 360 do meu pai, subi na moto encostando os pés no muro e sai. Quando voltei, eu apanhei e levei um belo de um sermão”, disse o empresário com os olhos marejados.
Sua trajetória no mundo da preparação começou com sua mobilete, quando preparava o modelo para tirar racha com os amigos. A brincadeira foi ficando séria e, depois de se aventurar como dono de uma pizzaria, alugou um terreno grande para mexer com motos de verdade, fazendo polimentos e lavagens. O local tinha até com uma funilaria nos fundos para realizar trabalhos de micropintura em veículos importados.

Hélcio Zambotto e Karina Zambotto (Foto: Cauê Moreno)
O proprietário da AZ Motorcycle é casado com Karina Pizzo, uma companheira que como ele mesmo define é sua parceira na vida e na loja. Juntos dividem a responsabilidade de criar os quatro filhos, dois por parte de mãe e dois por parte de pai, e por quem se derrete todo quando toca no assunto. Karina é fã de academia e de alimentação saudável. Malha todos os dias para ficar em forma e ajuda na correria do trabalho com tarefas que incluem desde atender ao telefone até entregar alguma peça. “Quando eu estou meio caído, meio pra baixo, ela vem e me dá uma força, e me apoia em tudo”, revelou Hélcio. Além de Karina, há mais cinco talentosos funcionários que trabalham diretamente com as motos, outro que cuida do caixa e do Pub, além do cozinheiro, responsável por matar a fome da galera quando a larica aperta.
“Dois momentos são legais de presenciar por aqui. O primeiro deles é quando o cliente chega com a moto, trazendo com ela todos os seus sonhos e desejos. E o segundo é quando esse cliente vem buscar as magrelas customizadas”, conta Zambotto. O empresário disse também que são organizadas festas para o momento da entrega das motos, e que geralmente os clientes também chegam a ficar emocionados. Os clientes então trazem seus amigos e a família, e a loja faz um churrasco para comemorar a entrega das motos. “A pegada da AZ Motorcycle é fazer motos para andar com estilo”, disse Hélcio.

O preço médio de um kit de customização que inclui tudo do banco para trás custa em média R$ 22 mil. Mas há também projetos mais complexos que podem custar até R$ 100 mil. Durante a entrevista, o chefe da oficina nos mostrou um projeto em fase de desenvolvimento de um sidecar (moto com uma espécie de bolha anexada na lateral para levar mais um passageiro), que custaria ao dono da exclusividade a quantia de R$ 140 mil. A maioria dos pagamentos é feito à vista. Mas quem não puder arcar com a quantia de uma só vez, pode dar uma entrada de 60% do valor e dividir o restante em até três vezes sem juros. Um detalhe interessante é que praticamente 90% das peças são de fabricação própria. Um trabalho grande leva cerca de 30 a 90 dias para ser entregue.
Produzido para ir ao ar todas as segundas feiras a partir do dia 31/08, o programa do Discovery Turbo vai abordar ainda situações do cotidiano daquelas pessoas. Será comum, portanto, ver cenas de bastidores que mostram os protagonistas indo para a academia, ou indo buscar os filhos na escola. A primeira temporada do “Custom Club Brasil” contará com 13 episódios de 30 minutos de duração cada, que serão exibidos a partir das 22 horas.

Equipe AZ Motorcycle (Foto: Cauê Moreno)
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... turbo.html