IPVA: como evitar golpes e problemas no pagamento

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Responder
Robô Troll
Trolls Premiuns

14 Jan 2016, 12:30

IPVA: como evitar golpes e problemas no pagamento
Do Auto Esporte

Imagem

É provável que, se você faz parte de algum grupo no Whatsapp, tenha recebido mensagens sobre o suposto golpe do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A informação começou a circular nas redes sociais no final de 2015 e varia de boletos falsos que chegavam antes do período a e-mails em que os contribuintes deveriam acessar para pagar o imposto.

As mensagens se multiplicaram tanto que as Secretarias da Fazenda de alguns estados, como Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná, emitiram alertas sobre o problema. São Paulo, por exemplo, chegou a divulgar um vídeo (veja abaixo) com dicas para não cair no golpe depois que um internauta postou que havia recebido um informativo falso.

Só que recentemente, em nota, a Secretaria disse que investigou as denúncias e, até o momento, os avisos de pagamento recebidos são mesmo verdadeiros. Pessoas que têm mais de um veículo registrado no mesmo endereço receberam os avisos em envelopes, o que gerou confusão.

No Paraná, o boato que circulava era o de que os boletos que haviam chegado em dezembro eram falsos. A Secretaria da Fazenda local, no entanto, confirmou que o envio começou mais cedo, em 21 de dezembro, então os contribuintes podem ter recebido a correspondência ainda em 2015.

saiba mais

Mas, como segurança nunca é demais, a primeira dica para não cair em nenhum golpe nesse caso é não abrir e-mails com supostos boletos de IPVA. Nenhum Estado faz a cobrança dessa forma.

A segunda é conferir se seu Estado realmente envia boleto de IPVA. 15 estados não mandam guias de pagamento para o contribuinte, no máximo avisos de vencimento que não vêm com código de barras, caso de São Paulo (confira abaixo).

Na dúvida, o melhor é entrar em contato com a Secretaria da Fazenda local ou procurar a rede bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o pagamento dessa forma. Na internet, é importante utilizar o link direto do site das Secretarias e dos Detrans para evitar cópias falsas dos endereços online.

Caso o contribuinte tenha efetuado o pagamento de um boleto falso ou caído em alguma forma de golpe, a indicação é informar as autoridades sobre o ocorrido para saber como proceder.

Estados que enviam boleto de pagamento para o IPVA

Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe

Estados que não enviam ou apenas aviso de vencimento

Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... mento.html

Kicksilver
Moderador

14 Jan 2016, 14:42

RJ aumentou 1% :hateogwbaby:

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Ramiel
Administrador

15 Jan 2016, 08:00

Quer fugir da fraude de IPVA? Só pegar o RENAVAM e pagar no internet banking e ignorar qualquer cobrança que venha pra pagar. De nada.

rlaranjo
Trolls Premiuns
Contato:

15 Jan 2016, 08:18

Ou largar mao de ser otário.

Alguns golpes sao tao estúpidos que deveriam prender a vítima.

Ramiel
Administrador

15 Jan 2016, 08:59

Mas é impressionante o tanto de gente que não usa internet banking com medo de roubarem alguma coisa, e depois vai lá e cai num golpe besta desse...

Minha ex mesmo não usava pra nada. Ela ia transferir uma grana que eu tinha pago uma conta pra ela, falou que a fila do banco tava muito grande e eu "que fila?" :wat:
Perguntei porque ela não usava a internet e ela falou que tinha medo. E eu "porra, só vou na agencia pra sacar dinheiro porque não me deixam imprimir o meu próprio :fodase: se eu tiver que ir na agencia pra fazer alguma outra coisa só vai ser pra fechar a conta!"

Kicksilver
Moderador

15 Jan 2016, 10:55

:hateogw:

Aí passa o cartão em qualquer lugar, e clonam. :notbad:

Ramiel
Administrador

15 Jan 2016, 12:40

Se for newbie clona mesmo :hahalol:

P.A.
Trolls Premiuns

15 Jan 2016, 17:11

Resumo da ópera: O mais seguro é usar dinheiro vivo :keep:

Rodolfo
Administrador

15 Jan 2016, 17:26

P.A. escreveu:Resumo da ópera: O mais seguro é usar dinheiro vivo :keep:
E de preferência moeda pra não correr risco de pegar nota falsa.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Clio Privillege 1.6 2006/06
Punto ELX 1.4 2007/08
Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13 :clo:

Ramiel
Administrador

15 Jan 2016, 18:45

Rodolfo escreveu:
P.A. escreveu:Resumo da ópera: O mais seguro é usar dinheiro vivo :keep:
E de preferência moeda pra não correr risco de pegar nota falsa.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
:lol:

Sent from my Nexus 6P using Tapatalk

P.A.
Trolls Premiuns

15 Jan 2016, 20:17

Eu sei diferenciar, sou perito :keep:

Kicksilver
Moderador

16 Jan 2016, 18:51

Retrógrado :ogw:

Clands
Moderador
Contato:

21 Jan 2016, 07:10

O IPVA já não é um golpe? Eu nem vejo a cartinha, ela chega lá na casa dos showroas, pago tudo pelo Internet banking msm.

Metas até 2020:

Fazer faculdade (feito)
- Fazer intercâmbio : Andertrip Feito, mas acessem o site.
- Ter um bom emprego na área (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro
- Conhecer 30 países. (23/30).

Responder