Teste CARPLACE: Futurista e mega eficiente, novo Toyota Prius é o Corolla de amanhã

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Robô Troll
Trolls Premiuns

29 Jul 2016, 17:42

Teste CARPLACE: Futurista e mega eficiente, novo Toyota Prius é o Corolla de amanhã
Do CarPlace | Publicado em Fri, 29 Jul 2016 19:00:48 +0000

Imagem

Nós que gostamos de carro geralmente olhamos com certa indiferença para modelos híbridos, elétricos e afins. Apesar de reconhecer o valor desses veículos como forma de economizar combustível e salvar os ursos polares, entusiastas que se prezam dificilmente consideram algo como o Toyota Prius para sua garagem. Foi com esse misto de desconfiança e curiosidade que recebi a nova geração do híbrido mais vendido do mundo para nosso teste. Para minha surpresa, porém, o duro foi devolvê-lo após nossa semana de convivência.

Imagem

Um entusiasta encantado pelo Prius? Sim, acredite, a quarta geração do Toyota híbrido é, antes de mais nada, um carro gostoso de dirigir. Obviamente que não tem pegada esportiva, e está longe de ser essa a proposta do modelo. Mas o fato é que, se você vai esperando um carro sem graça, se surpreende. E, claro, tem todas as benesses de um automóvel de propulsão híbrida, como o apetite de faquir, o desconto de 50% no IPVA e ainda a isenção do rodízio municipal para quem roda na cidade de São Paulo. Tudo isso por um preço que nem assusta tanto assim: tabelado a R$ 119.900, o Prius é cerca de R$ 15 mil mais caro que um Corolla Altis. Mas está anos-luz à frente em tecnologia e ainda vem mais equipado. Tem couro, multimídia com câmera de ré, banco do motorista com ajuste lombar elétrico, ar digital de duas zonas, ESP e até carregador de celular por indução. É realmente para se pensar.

Imagem

Aliás, vá se acostumando: o Prius de hoje é muito do que o Corolla será amanhã. A plataforma TNGA, por exemplo, é a mesma que será usada na próxima geração do Corolla, que poderá ter somente versões híbridas a partir de 2020. A TNGA tem como atração ter sido concebida já prevendo a melhor locação das baterias e do motor elétrico, de modo que o espaço dos ocupantes e das bagagens foi minimamente afetado. Nunca o Prius foi tão espaçoso, sobretudo no banco traseiro, enquanto o porta-malas carrega razoáveis 432 litros – pouco menos que um sedã médio comum.

Imagem

Nesta quarta geração, o Prius deixa de ser um hatch comprido para assumir um discreto terceiro volume. As linhas ficaram mais tradicionais e fluidas (Cx de 0,24), deixando o aspecto extravagante somente por conta da tampa traseira com dois vidros e dos faróis e lanternas de formato irregular, que invadem os para-choques. Pena que as rodas aro 15″ vêm com calotas, algo que definitivamente não combina com o design arrojado do modelo.

Imagem

A qualidade de construção e do acabamento é digna de nota, trazendo material macio em toda a extensão do painel e nos painéis de porta, além do desenho futurista dos comandos, como a alavanca do câmbio. O quadro de instrumentos é central e todo digital, com diversas configurações para acompanhar tudo que acontece com o veículo. A função mais legal é a do funcionamento do sistema híbrido, que mostra o fluxo de uso dos motores, a regeneração de energia das frenagens e o nível de carga da bateria. Já a central multimídia é bem parecida com a do Corolla: tem TV digital, mas seus comandos são um pouco lentos.

Imagem

O motor a combustão é um modesto 1.8 16V de ciclo Atkinson (com eficiência térmica melhor que os motores ciclo Otto tradicionais) de 98 cv e 14,2 kgfm, que trabalha em conjunto com um elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência combinada chega a 123 cv, sendo gerenciada por um câmbio automático do tipo CVT. A transmissão oferece até uma posição “B” de funcionamento, que gera freio-motor – para ser usado em descidas de serra ou antes de curvas, por exemplo. Além disso, o Prius tem quatro modos de condução: Econ, Normal e Power – fora o EV, o modo totalmente elétrico. No EV ele roda apenas em baixas velocidades, sem consumir uma gota de combustível.

Imagem

O consumo do Prius varia muito conforme o pé direito do motorista, e também com o modo de condução escolhido. O Econ, por exemplo, só é vantajoso na cidade, para aproveitar mais o motor elétrico no para-e-anda do trânsito. Durante nosso teste, circulando em trechos urbanos e rodoviários, a média geral nunca baixou dos 20 km/l. Já em nosso teste específico de consumo, com circuitos urbano e rodoviário pré-definidos, as médias foram de 25,6 km/l e 18,9 km/l, respectivamente. “Como assim gasta menos na cidade que na estrada?”, você me pergunta. Simples, na cidade ele roda por diversas vezes só no motor elétrico, enquanto na estrada ele precisa do motor a combustão combinado quase o tempo todo, por conta da velocidade mais alta. No fim, a alegria maior é encher o tanque de apenas 43 litros de gasolina e ganhar autonomia para mais de 850 km!

Imagem

“Mas anda bem?”, foi a pergunta que mais ouvi dos curiosos pela rua. A resposta é um sonoro sim. Lembre-se que na hora de acelerar o Prius conta com seus dois motores a postos – e o torque do motor elétrico é imediato. Isso explica a aceleração inicial bastante rápida, como no carrinho dos Jetsons, ainda mais no modo Power. Em nossas medições, o Prius andou na mesma toada de um Nissan Sentra 2.0, só que gastando muuuito menos: foi aos 100 km/h em 11,4 segundos e retomou de 80 a 120 km/h em 9,7 s – ao passo que o Sentra levou 11,5 segundos e 8,7 s, respectivamente. A Toyota trabalhou tão bem nesse carro que até mesmo o peso total, que costuma ser elevado nos híbridos por conta da bateria, ficou razoável: 1.400 kg, apenas 52 kg a mais que o Sentra SL que usamos de referência acima.

Imagem

Ao dirigir, o Prius é extremamente silencioso e nunca parece pesadão. Pelo contrário: ele parte sem preguiça, empurrado pelo motor elétrico, e roda com uma naturalidade em nosso piso ruim que parece até Made in Brazil – ele vem importado do Japão. A suspensão consegue conciliar conforto e equilíbrio nas curvas, sendo um pouco mais firme que o Corolla, mas sem chegar a bater seco nos buracos. A direção tem bom peso e rapidez, ainda que não tenha muita comunicação. Já os freios requerem um pouco de adaptação, pois são “8 ou 80”. No começo do curso demoram para agir e logo depois mordem com tudo, talvez por conta do sistema de recuperação de energia.

Imagem

Conforme rodava com o híbrido japonês, mais eu gostava dele. E nem tive preocupação de abastecer, devolvi o carro com mais de 600 km rodados e ainda um quarto de tanque. Ao final dos dias de avaliação, meu preconceito se esvaiu de tal modo que eu já estava até me acostumando com o design dele. Se o futuro dos carros é ser tipo um Prius, não há o que temer. A não ser que você seja dono de posto!

Texto e fotos: Daniel Messeder
Ficha técnica

Motor a combustão: dianteiro, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.798 cm3, gasolina; 98 cv a 5.200 rpm; 14,2 kgfm a 3.600 rpm; Motor elétrico: 72 cv, 16,6 kgfm; Potência combinada: 123 cv; Transmissão: automática continuamente variável CVT; Direção: elétrica; Suspensão: tipo MacPherson na dianteira e Multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Rodas: liga leve aro 15″ com pneus verdes 195/65 R15; Peso: 1.400 kg; Capacidades: porta-malas 412 litros, tanque 43 litros; Dimensões: comprimento 4.540 mm; largura 1.760 mm; altura 1.490 mm; entre-eixos 2.700 mm;

Medições CARPLACE

Aceleração

0 a 60 km/h: 5,0 s

0 a 80 km/h: 7,8 s

0 a 100 km/h: 11,4 s

Retomada

40 a 100 km/h em D: 9,6 s

80 a 120 km/h em D: 9,7 s

Frenagem

100 km/h a 0: 41,5 m

80 km/h a 0: 26,0 m

60 km/h a 0: 14,7 m

Consumo

Ciclo cidade: 25,6 km/l

Ciclo estrada: 18,9 km/l
Galeria de fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ver a notícia Teste CARPLACE: Futurista e mega eficiente, novo Toyota Prius é o Corolla de amanhã diretamente no site CARPLACE.

Fonte: http://carplace.uol.com.br/teste-carpla ... de-amanha/

Ramiel
Administrador

29 Jul 2016, 22:32

Só não precisava ser tão escroto né?

Sent from my D6543 using Tapatalk

Victor
Trolls Premiuns

29 Jul 2016, 23:13

Por que calotas?

Lucas Silva
Trolls Premiuns

29 Jul 2016, 23:41

Eles fazem feio desse jeito, depois reclamam que não vendeu o tanto que deveria.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
VW Gol CL 1.6 Mi / 90 cv / 97/97
Toyota Etios Sedan XS 1.5 / 92/96 cv / 13/14

Pablo
Trolls Premiuns

30 Jul 2016, 02:29

Olha esse interior. :lol: :hateogwbaby:

EHIDEKI
Trolls Premiuns

30 Jul 2016, 11:33

está até que arrojado por ser um toyota.
mas devo dizer que o design não ficou acertado. nessa de querer fazer algo moderno, cagaram na harmonia do conjunto.
agora, o que impressiona é a eficiência energética. consumo de moto.

AlvoErrado2
Administrador
Contato:

30 Jul 2016, 12:00

Eficiência energética é 10. :bte:
Design é -100. :hateogw:

P.A.
Trolls Premiuns

30 Jul 2016, 16:26

Victor escreveu:Por que calotas?
Que diferença faz? Já é feio mesmo :flametroll:

Vocês teriam coragem de comprar um Prius usado?

Victor
Trolls Premiuns

30 Jul 2016, 18:10

P.A. escreveu:
Victor escreveu:Por que calotas?
Que diferença faz? Já é feio mesmo :flametroll:

Vocês teriam coragem de comprar um Prius usado?
Na moral... Qual a explicaçao logica para essas calotas? Nao dá pra entender...

Eu teria coragem de pegar um seminovo, por uns trintão.

:calixtroll:

P.A.
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 00:22

Talvez porque as de liga sejam mais pesadas? Só isso parece plausível.

E por setentão? :flametroll: :hateogw:

Victor
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 01:09

Sera que uma roda de liga LEVE é mais pesada que uma de aço?

Tem prius pra vender ai?

P.A.
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 01:36

Victor escreveu:Sera que uma roda de liga LEVE é mais pesada que uma de aço?

Tem prius pra vender ai?
As que eu tive oportunidade de comparar o peso, de mesma medida, as de liga eram sempre mais pesadas.

Aqui não.. só buscando em cidade grande.

Lucas Silva
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 03:37

Você tem doenças, cara, a roda de liga leve foi feita justamente pra serem mais leves que as de ferro, então essas rodas de liga que você viu não era de liga leve, eram de alguma liga com aço no meio.

Pablo
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 04:33

Realmente

Malditos vídeos mentirosos.

https://www.youtube.com/watch?v=ntytEH4qcZA

P.A.
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 12:29

Minha balança chinesa falhou então :hateogw:

EHIDEKI
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 13:01

O que são rodas de liga leve?

As rodas de liga leve se distinguem das rodas de ferro e cada vez mais são utilizadas pelas indústrias automotivas. Elas são compostas de uma liga feita de alumínio, para reduzir o peso, e também de silício e ferro, para garantir resistência. Como o nome diz, elas são mais leves que as rodas de ferro e ainda possuem outras vantagens, por exemplo no quesito segurança.

Saiba quais são suas vantagens específicas:

A densidade menor da roda de alumínio implica em menor peso, o que por sua vez implica em menor movimentação de massa e estabilidade na condução. O consumo de combustível também é diminuído com o menor peso. Em termos de porcentagem, as rodas de liga leve são 20% mais leves que as rodas de aço.
Apesar do menor peso a resistência é a mesma das rodas de aço.
As rodas de alumínio também implicam em uma menor condutibilidade térmica, ou seja, esquentam menos que as rodas de ferro e preservam o sistema de freio, diminuindo a temperatura ao longo das frenagens.
As rodas de alumínio são únicas, somente com uma peça, enquanto as rodas de ferro são compostas por partes soldadas, podendo oxidar e se soltar com o tempo.
O ruído é diminuído em relação às rodas de ferro.
Pelo seu menor peso as rodas de liga leve trazem um esforço menor para o sistema de suspensão, exigindo menor força para manobras. Quanto mais pesada a roda mais difícil é a aceleração e a frenagem.
São mais bonitas que as rodas de ferro, possuem desenhos diferentes e agregam beleza ao carro. Muitos proprietários trocam com freqüência as rodas de liga leve para deixar o carro cada vez mais moderno e diferente.

A grande desvantagem está no preço. As rodas de liga leve são bem mais caras em relação às rodas de ferro. Podem chegar a uma diferença de até 900% no valor!

Pablo
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 17:12

Hideki :ogy:

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

P.A.
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 21:53

Vou pesar as 3 rodas diferentes que tenho aqui... ainda tenho minhas dúvidas

Vittel
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 22:13

Tá zoando né :pface2:

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Imagem

Trunks
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 22:30

Lembro quando coloquei roda de liga no celta, direção ficou hidráulica!

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Pablo
Trolls Premiuns

31 Jul 2016, 22:42

Trunks escreveu:Lembro quando coloquei roda de liga no celta, direção ficou hidráulica!

Não, foi vc que ficou mais forte, roda de liga LEVE é mais pesada.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

P.A.
Trolls Premiuns

01 Ago 2016, 00:04

Trunks escreveu:Lembro quando coloquei roda de liga no celta, direção ficou hidráulica!

Com pneus novos, né?

Tenho aqui R14 de liga e ferro, R15 de ferro e R16 de liga... vou pesar todas

Trunks
Trolls Premiuns

01 Ago 2016, 00:32

Mesmo pneu que estava 10 minutos antes da troca das rodas. :mj:

A_Gaspar
Trolls Premiuns

01 Ago 2016, 04:07

Se não me engano, a roda do Prius é de liga leve. A calota é aerodinâmica.

Imagem

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Lucas Silva
Trolls Premiuns

01 Ago 2016, 06:23

O estepe do meu carro é roda de ferro, na mesma medida das rodas de liga leve, eu percebo que chega a ser dois quilos mais pesado que as rodas de liga.

Responder