O MILAGRE BRASILEIRO
Quinta-Feira, 2 de Fevereiro de 2012
Por Nivaldo Nottoli
A indústria automotiva no Brasil foi o setor que mais remeteu dinheiro ao exterior no ano passado. Os números são de deixar qualquer mortal de boca aberta: as remessas de lucros e dividendos chegaram a US$ 5,58 bilhões, o maior valor de todos os tempos - 36% superior que US$ 4,1 bilhões de 2010.
Uma das conclusões do jornalista Pedro Kutney, colunista do Carsale e editor do Automotive Business, em seu brilhante artigo sobre remessa de lucros das montadoras, é de que “temos no Brasil um caso inusitado, digno de estudos acadêmicos ainda a serem feitos: fabricantes de veículos dizem enfrentar aqui custos altos de toda natureza, fazem produtos considerados de baixa rentabilidade, com alta incidência de impostos, a produção não avança - e, ainda assim, remetem lucros bilionários às matrizes”.
É lógico que diante dessa galinha de ovos de ouro as montadoras não querem perder nenhum centímetro do galinheiro. E lutam com toda força e poder para garantir que o Governo de Brasília continue esticando sobre elas o manto da proteção.
E assim, acaba de ser anunciado, que o “Brasil Maior” desonera o IPI de 18 montadoras que produzem 65% das peças de seus carros no Brasil, no Mercosul ou no México (país com o qual temos acordo bilateral). São elas: Agrale, Caoa (Hyundai), Fiat, Ford, GM, Honda, Iveco, MAN, Mercedes-Benz do Brasil (caminhões), MMC Automotores (Mitsubishi), Nissan, Peugeot, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo (caminhões) e International Indústria Automotiva da América do Sul.
Para outras 28 marcas que estão fora dos requisitos exigidos, o imposto vai variar de 37% a 55% - o IPI maior atinge principalmente sul-coreanas e chinesas.
Para se refletir:
1 - Quem precisa de proteção governamental não envia lucros exorbitantes às suas matrizes.
2 - Em termos de volume, Argentina e México são os principais fornecedores de carros importados para o Brasil.
3 - Os carros importados da Ásia - por causa de seus preços menores - deveriam ser um forte balizador de mercado, proporcionando que mais brasileiros tivessem acesso ao carro zero quilômetro.
4 - A concorrência dos asiáticos forçaria a indústria automotiva no Brasil a rever seus preços - e principalmente seus lucros – e evoluir.
5 - O crescimento das vendas dos asiáticos faria com que as montadoras “brigassem” para que governo reduzisse a carga tributária que incide sobre o carro brasileiro.
Bem, eu não tenho nada contra o lucro. Mas não aceito qualquer tipo de protecionismo...
Nivaldo Nottoli
Diretor da Agência Fatto e editor da revista Multticlique
www.multticlique.com.br
Fonte: Blog do Carsale
IPI: Quem remete lucros não precisa de proteção
Moderador:Moderadores
- AlvoErrado2
- Administrador
- Contato:
- HateSeeker
- Administrador
PERFEITO!
tem que reproduzir no blog.
tem que reproduzir no blog.
Fiat Palio Weekend Adventure Tryon 1.8 8v 114cv Amarela - Sabrina
Chevrolet Opala Comodoro SL/E 2.5 8v 95cv 1991/1992 Vinho - Trovão
Fiat Palio Fire 1.0 8v 65cv 2004/05 Preto - Sem nome
- AlvoErrado2
- Administrador
- Contato:
Esteja a vontade para postar lá, já tenho outro texto que quero colocar lá.
- fernando_tw
- Trolls Premiuns
Bem, posso estar falando besteira, mas respondo os 5 itens, com 3 respostas:
1- O governo está a favor de quem o sustenta, com o grande volume de impostos recolhidos, dane-se pra onde vão os lucros
2- A resposta está sendo dada aos mexicanos. diante da naba que estamos levando na balança importações x exportações, o governo pensa em cancelar o acordo. Quanto a argentina, onde a balança pesa pro nosso lado, eles também não estão nada satisfeitos.
3,4 e 5 - Chineses e Coreanos não fariam nada disso, pois entrariam na mesma dança das já instaladas aqui. Com o mercado sem noção pagando o que o fabricante quer, quem vai dar uma de bonzinho de vender mais por menos ?
1- O governo está a favor de quem o sustenta, com o grande volume de impostos recolhidos, dane-se pra onde vão os lucros
2- A resposta está sendo dada aos mexicanos. diante da naba que estamos levando na balança importações x exportações, o governo pensa em cancelar o acordo. Quanto a argentina, onde a balança pesa pro nosso lado, eles também não estão nada satisfeitos.
3,4 e 5 - Chineses e Coreanos não fariam nada disso, pois entrariam na mesma dança das já instaladas aqui. Com o mercado sem noção pagando o que o fabricante quer, quem vai dar uma de bonzinho de vender mais por menos ?
- p_h
- Moderador
Fernando, a balança comercial com a Argentina também está com um défict no setor automobilístico. O Brasil exporta mais, porém em menor valor. É algo na casa dos -20 ou -30%.fernando_tw escreveu:Bem, posso estar falando besteira, mas respondo os 5 itens, com 3 respostas:
- tomsa2
- Trolls Premiuns
Não li o artigo, mas o título é bobagem.
Quem disse que empresa pode viver sem lucro? Indústria Automobilística é ONG agora?
Quem disse que empresa pode viver sem lucro? Indústria Automobilística é ONG agora?
- HateSeeker
- Administrador
Então leia meu caro...tomsa2 escreveu:Não li o artigo, mas o título é bobagem.
ong no Brasil fatura mais que muita empresa...

- AlvoErrado2
- Administrador
- Contato:
Exatamente por não ser ONG não precisa de ninguém passando a mão e dando incentivos diversos.tomsa2 escreveu:Não li o artigo, mas o título é bobagem.
- fernando_tw
- Trolls Premiuns
Exato, no geral exportamos mais porém trazemos muitos carros de lá. Esqueci de especificar.p_h escreveu:Fernando, a balança comercial com a Argentina também está com um défict no setor automobilístico. O Brasil exporta mais, porém em menor valor. É algo na casa dos -20 ou -30%.fernando_tw escreveu:Bem, posso estar falando besteira, mas respondo os 5 itens, com 3 respostas:
- tomsa2
- Trolls Premiuns
Mas só tem incentivo fiscal porque a carga fiscal é exorbitante... ovo ou galinha?AlvoErrado2 escreveu:Exatamente por não ser ONG não precisa de ninguém passando a mão e dando incentivos diversos.tomsa2 escreveu:Não li o artigo, mas o título é bobagem.
- p_h
- Moderador
Sem contar os investimentos internos.tomsa2 escreveu:Mas só tem incentivo fiscal porque a carga fiscal é exorbitante... ovo ou galinha?AlvoErrado2 escreveu:Exatamente por não ser ONG não precisa de ninguém passando a mão e dando incentivos diversos.tomsa2 escreveu:Não li o artigo, mas o título é bobagem.
Só o que foi injetado pela Fiat (R$ 1,2 bi), Ford (R$ 500 mi), GM (R$ 2 bi) e Renault (R$ 2 bi) nos últimos 12 meses superam as remessas de dinheiro para fora de todas as marcas.
Não vejo problema nisso. O setor é dependente de investimento externo, já que não há tecnologia nacional. Se é preciso que empresas externas invistam aqui, então é justo que elas levem parte dos lucros. Investindo de volta no país todas estão...
-
Pedro Rosa
- Membro
O que foi enviado é remessa de LUCROS.p_h escreveu:Sem contar os investimentos internos.tomsa2 escreveu:Mas só tem incentivo fiscal porque a carga fiscal é exorbitante... ovo ou galinha?AlvoErrado2 escreveu:Exatamente por não ser ONG não precisa de ninguém passando a mão e dando incentivos diversos.tomsa2 escreveu:Não li o artigo, mas o título é bobagem.
Só o que foi injetado pela Fiat (R$ 1,2 bi), Ford (R$ 500 mi), GM (R$ 2 bi) e Renault (R$ 2 bi) nos últimos 12 meses superam as remessas de dinheiro para fora de todas as marcas.
Não vejo problema nisso. O setor é dependente de investimento externo, já que não há tecnologia nacional. Se é preciso que empresas externas invistam aqui, então é justo que elas levem parte dos lucros. Investindo de volta no país todas estão...
Remessa de lucro já considera o desconto do investimento.
- p_h
- Moderador
Sim, foi por isso que falei que o investimento supera o que é enviado de lucro. A maior parte do bruto fica aqui. É que tem gente que acha que tudo o que é lucro bruto das fabricantes vira automaticamente lucro líquido nas matrizes. Boa parte desse dinheiro é reinvestida no próprio Brasil.Pedro Rosa escreveu: O que foi enviado é remessa de LUCROS.
Editado pela última vez por p_h em 03 Fev 2012, 23:04, em um total de 2 vezes.
- HateSeeker
- Administrador
Lucro que eu saiba é liquido, correto? hein ô batista?
-
Pedro Rosa
- Membro
Agora entendi o que tu queria dizer.p_h escreveu:Sim, foi por isso que falei que o investimento supera o que é enviado de lucro. A maior parte do bruto fica aqui. É que tem gente que acha que tudo o que é lucro bruto das fabricantes vira automaticamente lucro líquido nas matrizes. Boa parte desse dinheiro é reinvestida no próprio Brasil.Pedro Rosa escreveu: O que foi enviado é remessa de LUCROS.
Achei que tu tava supondo que o investimento vinha de fora.
- AlvoErrado2
- Administrador
- Contato:
Eu não vejo problema em enviar lucro pra onde for, eu vejo problema é em ficarem chorando e reclamando que os importados estão estragando a concorrência e outras baboseiras, então se ainda consegue remeter lucro para fora não precisa de proteção nenhuma do governo.p_h escreveu:Sem contar os investimentos internos.tomsa2 escreveu:Mas só tem incentivo fiscal porque a carga fiscal é exorbitante... ovo ou galinha?AlvoErrado2 escreveu:Exatamente por não ser ONG não precisa de ninguém passando a mão e dando incentivos diversos.tomsa2 escreveu:Não li o artigo, mas o título é bobagem.
- tomsa2
- Trolls Premiuns
Apesar do p_h ter feito a referência ao investimento interno, não sei quanto veio de fora... geralmente vem grana sim, e bastante.
Outro ponto importante, mas eu sei que é chover no molhado falar aqui é realmente a carga tributária (claro que tem magem gigante!) que, por exemplo, além do câmbio vem cagado as exportações. O Brasil é um dos poucos países do mundo que 'exporta' impostos em função da forma com que são cobrados aqui.
Agora, convenhamos, me dê um bom motivo para investir nessa porcaria de país se você não usar como base exportadora para ganhar escala de produção, se vão taxar seus carros até o infinito e ainda não te deixam mandar lucros para fora?
Podem apostar uma coisa. A coisa está como está porque é confortável para o governo. Vale a pena dar incentivo pois a contrapartida ganha em tributos é muito, mas muito, mais abusiva.
Outro ponto importante, mas eu sei que é chover no molhado falar aqui é realmente a carga tributária (claro que tem magem gigante!) que, por exemplo, além do câmbio vem cagado as exportações. O Brasil é um dos poucos países do mundo que 'exporta' impostos em função da forma com que são cobrados aqui.
Agora, convenhamos, me dê um bom motivo para investir nessa porcaria de país se você não usar como base exportadora para ganhar escala de produção, se vão taxar seus carros até o infinito e ainda não te deixam mandar lucros para fora?
Podem apostar uma coisa. A coisa está como está porque é confortável para o governo. Vale a pena dar incentivo pois a contrapartida ganha em tributos é muito, mas muito, mais abusiva.
- luiz jorge
- Trolls Premiuns
Às pessoas criticam os autos fabricantes instalados aqui, porque elas não têm a mínima noção da dificuldade e da complexidade que é empreender no Brasil. Elas pensam que aqui no Brasil tudo é fácil e cai do céu.tomsa2 escreveu:Apesar do p_h ter feito a referência ao investimento interno, não sei quanto veio de fora... geralmente vem grana sim, e bastante.
Além da carga tributária, elas ignoram outra questão importante, que tira completamente a competitividade dos manufaturados brasileiros, que é a nossa moeda sobrevalorizada. É tanta inocência, infantilidade, ignorância e baixo nível neste debate, que eu nem perco o meu tempo lendo este tipo de reportagem xororô.
Opinião de hater vale tanto quanto o cocô do cavalo do zorro
Vectra GT AT4 2011 prata polaris + Pacote R6N
Cobalt LT 1.4l 2012 preto
Vectra GT AT4 2011 prata polaris + Pacote R6N
Cobalt LT 1.4l 2012 preto