lprf escreveu:
Véio, DRL é útil, se não ajuda também não atrapalha, custa 5 reais e as montadoras tem de aplicar para EUA/Europa, logo apliquem aqui.
Não disse o contrário, abf.
Só disse que não era absolutamente e totalmente necessário, como é na Europa.
Eu que não deixei isso bastante claro com o intuito de extender nossa discussão muito além do que ela deveria ter ido.
Por mim, é mais do que válido que se coloque DRL.
Quanto mais equipamento de série, melhor.
jpaulo escreveu:Sério não é algo que eu goste mas acho que devíamos adotar o padrão americano aqui. Como lá o pessoal é bastante estúpido, e aqui conseguem ser umas 10x mais, as switches de faróis estão se tornando como na da foto abaixo que só tem a posição OFF (ou DRL/Auto) e farol baixo aceso.
Sou a favor disso por que existe uma penca de neguin que esquece de ligar o farol em condições adversas, então a DRL ao menos ia diminuir um pouco o risco nestas condições assim como os benefícios da DRL em si. Além disso o fator de passar diretamente para o farol baixo ia diminuir a quantidade de pessoas que liga só as luzes de posição porque esquece de ligar o farol ou ainda acha mais legal ou "não quer gastar as lâmpadas no circuito urbano que é iluminado".
Ah esqueci de mencionar mas outro ponto que sou extremamente à favor é o sensor crepuscular. Para a minha pessoa não tem a mínima utilidade pois sou extremamente ligado nessa questão então sempre estou atento quanto a iluminação do meu carro mas nós sabemos a penca de gente que completamente desligada e esquece de utilizar os faróis. Sério sensor crepuscular deve ser uma piada de tão barato.
Nessa seção de equips baratos que são muito úteis adiciono a função single side parking light para os carro. Carros europeus em geral contam com essa função. Aqui no brasil sei que a linha VW import conta (Jettas, tiguan, touraeg, passat etc). Essa função permite o acendimento unilateral das luzes de posição (sem acionar qualquer outra parte elétrica do carro) assim sendo possível deixar elas ligadas por muito tempo sem consumir muita energia da bateria quando o carro estiver estacionado na rua, iluminando sua extremidade exposta ao tráfego:
Sim, no Brasil tem de se fazer o mesmo, mas no nosso caso, não é apenas pela burrice do povo, mas também pelo egoísmo.
O que mais tem é nego aparecido com farol ofuscando no sentido contrário.
Tem algumas ideias simples e baratas que deveriam ser aplicadas aqui.
Por exemplo, os Nissan tem uma trava que impede que se acione só o farol de neblina. Para acioná-lo, é preciso estar com o farol baixo ligado.
Além disso, os fabricantes deveriam parar de "ocultar" funções.
Por exemplo, o CTB diz que ao parar o carro em aeroportos, rodoviárias, etc. deve se deixar a luz de posição acesa.
Os Fiat desligam a luz de posição ao tirar a chave da ignição, mas tem uma lingueta no miolo da chave que se aperta antes de tirar que mantém as luzes ligadas. Ninguém sabe disso.
O principal mesmo é trabalhar na educação dos motoristas.
Não adianta reclamar "ah não tem DRL", "ah não tem pisca lateral", sendo que brasileiro não quer ligar o facho baixo de noite e parece que desconhece a existência da alavanca de seta.
Mas como educar motoristas em um país em que quase ninguém tem educação?