Trânsito: Senado aprova obrigatoriedade de faróis acesos na estrada

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

p_h
Moderador

16 Fev 2012, 18:41

lprf escreveu: Mano, provei que aqui tem horas de luz solar igual a deles. DRL aqui teria a mesma função que na Europa.
E mesmo que for só o Sul, vai ignorar 25% da frota nacional, 30mi de pessoas e a 2ª região mais importante do páis?

Mano, DRL existe para fazer a função do farol baixo durante o dia: gasta menos energia, liga na partida, tem função apenas para visualização e não iluminação de via.

Iluminação pública não tem relação alguma com farol. Fosse assim na Europa nem precisava de farol, lá tem poste atá em auto-estrada.

Nos EUA não é obrigatório mas quase todos tem.

Desconfiado heim. Imagem
Fonte do PR = IAPAR, do resto do mundo wikipédia em ingles (eu confio).
Continua sem fonte. Imagem Cada dado tem uma fonte diferente, como confiar?
Além do mais, você não quer comparar a precisão do equipamento germânico de ponta usado nos EUA e Europa com o Seu José, que é o "equipamento" que mede as horas de Sol aí no PR, né? Imagem
Por outro lado, acabo de questionar seus dados com uma animação que mostra as horas de Sol no mundo inteiro. E dá para ver a enorme diferença entre BR x EU.

Iluminação pública? Cê tá ficando louco? Onde eu falei de iluminação pública? Imagem
Esses paranaenses, vou te contar... tão distraidos.
Vai ver é por isso que não conseguem ligar o farol baixo de dia se tá faltando tanto Sol assim, já que o PR é uma escuridão total. Imagem

Nos EUA os carros só tem porque no Canadá é obrigatório. Questão de facilitar produção. Não que seja uma coisa boa. :fuckthat:
Editado pela última vez por p_h em 16 Fev 2012, 18:46, em um total de 1 vez.

Kicksilver
Moderador

16 Fev 2012, 18:44

Cara, me divirto vendo a rivalidade entre esses dos...

jpaulo
Trolls Premiuns

16 Fev 2012, 18:47

Sério não é algo que eu goste mas acho que devíamos adotar o padrão americano aqui. Como lá o pessoal é bastante estúpido, e aqui conseguem ser umas 10x mais, as switches de faróis estão se tornando como na da foto abaixo que só tem a posição OFF (ou DRL/Auto) e farol baixo aceso.

Sou a favor disso por que existe uma penca de neguin que esquece de ligar o farol em condições adversas, então a DRL ao menos ia diminuir um pouco o risco nestas condições assim como os benefícios da DRL em si. Além disso o fator de passar diretamente para o farol baixo ia diminuir a quantidade de pessoas que liga só as luzes de posição porque esquece de ligar o farol ou ainda acha mais legal ou "não quer gastar as lâmpadas no circuito urbano que é iluminado".
Imagem

Ah esqueci de mencionar mas outro ponto que sou extremamente à favor é o sensor crepuscular. Para a minha pessoa não tem a mínima utilidade pois sou extremamente ligado nessa questão então sempre estou atento quanto a iluminação do meu carro mas nós sabemos a penca de gente que completamente desligada e esquece de utilizar os faróis. Sério sensor crepuscular deve ser uma piada de tão barato.

Nessa seção de equips baratos que são muito úteis adiciono a função single side parking light para os carro. Carros europeus em geral contam com essa função. Aqui no brasil sei que a linha VW import conta (Jettas, tiguan, touraeg, passat etc). Essa função permite o acendimento unilateral das luzes de posição (sem acionar qualquer outra parte elétrica do carro) assim sendo possível deixar elas ligadas por muito tempo sem consumir muita energia da bateria quando o carro estiver estacionado na rua, iluminando sua extremidade exposta ao tráfego:

Imagem

Imagem
:mj:

"Liebe den wagen, der du fährst."

LPRF
Moderador

16 Fev 2012, 19:03

p_h escreveu: Continua sem fonte. Imagem Cada dado tem uma fonte diferente, como confiar?
Além do mais, você não quer comparar a precisão do equipamento germânico de ponta usado nos EUA e Europa com o Seu José, que é o "equipamento" que mede as horas de Sol aí no PR, né? Imagem
Por outro lado, acabo de questionar seus dados com uma animação que mostra as horas de Sol no mundo inteiro. E dá para ver a enorme diferença entre BR x EU.

Iluminação pública? Cê tá ficando louco? Onde eu falei de iluminação pública? Imagem
Esses paranaenses, vou te contar... tão distraidos.
Vai ver é por isso que não conseguem ligar o farol baixo de dia se tá faltando tanto Sol assim, já que o PR é uma escuridão total. Imagem

Nos EUA os carros só tem porque no Canadá é obrigatório. Questão de facilitar produção. Não que seja uma coisa boa. :fuckthat:
Sorry boiei na luz publica.

Cara, me desculpe mas IAPAR = referência nacional.
Quem colonizou o cerrado foram os paranaenses com tecnologia do IAPAR.
IAPAR/SIMEPAR = melhor meteorologia do Brasil e com dinheiro do estado.

Mano, você perdeu, eu provei.

Pro sul devia ter DRL.

Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico

Buzz
Trolls Premiuns

16 Fev 2012, 19:05

Se nem os repetidores de seta lateral são obrigatórios, imagina isso aí.

LPRF
Moderador

16 Fev 2012, 19:07

jpaulo escreveu:Sério não é algo que eu goste mas acho que devíamos adotar o padrão americano aqui. Como lá o pessoal é bastante estúpido, e aqui conseguem ser umas 10x mais, as switches de faróis estão se tornando como na da foto abaixo que só tem a posição OFF (ou DRL/Auto) e farol baixo aceso.

Sou a favor disso por que existe uma penca de neguin que esquece de ligar o farol em condições adversas, então a DRL ao menos ia diminuir um pouco o risco nestas condições assim como os benefícios da DRL em si. Além disso o fator de passar diretamente para o farol baixo ia diminuir a quantidade de pessoas que liga só as luzes de posição porque esquece de ligar o farol ou ainda acha mais legal ou "não quer gastar as lâmpadas no circuito urbano que é iluminado".

Ah esqueci de mencionar mas outro ponto que sou extremamente à favor é o sensor crepuscular. Para a minha pessoa não tem a mínima utilidade pois sou extremamente ligado nessa questão então sempre estou atento quanto a iluminação do meu carro mas nós sabemos a penca de gente que completamente desligada e esquece de utilizar os faróis. Sério sensor crepuscular deve ser uma piada de tão barato.
Fato, posição 0-baixo é bom pra brasileiro/americano otário. O Fiat 500 MX é assim.

Aliás deviam obrigar o sensor crepuscular e o seletor ter 2 posições AUTO/DRL-BAIXO.

Kicksilver
Moderador

16 Fev 2012, 19:12

Vocês são muito preocupados con esse lance de farol....

Na cidade tem poste mesmo... Imagem

p_h
Moderador

16 Fev 2012, 19:16

lprf escreveu: Sorry boiei na luz publica.

Cara, me desculpe mas IAPAR = referência nacional.
Quem colonizou o cerrado foram os paranaenses com tecnologia do IAPAR.
IAPAR/SIMEPAR = melhor meteorologia do Brasil e com dinheiro do estado.

Mano, você perdeu, eu provei.

Pro sul devia ter DRL.
Realmente, Faber.

Peço desculpas pela minha ignorância e apelação, no Sul deveria ter DRL, afinal, é muito escuro aí. O Sol nasce às 10:00 e as 14:00 já não tem mais Sol, mesmo no verão.

Londrina, então, parece Nuuk.

Consegui no Google Street View a seguinte imagem de Londrina, durante o verão, ao meio dia:

Imagem

Observem a intensa névoa que recobre a cidade enquanto a neve começa a cair.

Imagem

Kicksilver
Moderador

16 Fev 2012, 19:17

Imagem

troll wins

Doutor Givago
Trolls Premiuns

16 Fev 2012, 19:18

Vê-se a diferência de quem gosta e entende alguma coisa de veículos.

Enquanto estamos aqui discutindo atitudes para melhorar a segurança, a maioria dos motoristas apenenas está preocupada em mostrar para o vizinho.

O problema é que as pessoas acham que saber fazer o carro sair do lugar é saber dirigir. Ledo engano.

Mas é isso ai galera, é discutindo que crescemos!! :betterthanexpe
Fox Prime I-Motion 2010/2011
Uno Mille Way Economy 2008
Vectra CD 2.2 2004

LPRF
Moderador

16 Fev 2012, 19:28

p_h escreveu: Realmente, Faber.

Peço desculpas pela minha ignorância e apelação, no Sul deveria ter DRL, afinal, é muito escuro aí. O Sol nasce às 10:00 e as 14:00 já não tem mais Sol, mesmo no verão.
Não apela. Mas no inverno o sol nasce as 7:15 e desce as 5:30. Isso que eu to no trópico, pro sul é pior.
Fora que no sul do PR, SC e RS dá muita neblina de abril-setembro.

Véio, DRL é útil, se não ajuda também não atrapalha, custa 5 reais e as montadoras tem de aplicar para EUA/Europa, logo apliquem aqui.

p_h
Moderador

16 Fev 2012, 19:37

lprf escreveu: Véio, DRL é útil, se não ajuda também não atrapalha, custa 5 reais e as montadoras tem de aplicar para EUA/Europa, logo apliquem aqui.
Não disse o contrário, abf.
Só disse que não era absolutamente e totalmente necessário, como é na Europa.
Eu que não deixei isso bastante claro com o intuito de extender nossa discussão muito além do que ela deveria ter ido.

Imagem

Por mim, é mais do que válido que se coloque DRL.
Quanto mais equipamento de série, melhor.
jpaulo escreveu:Sério não é algo que eu goste mas acho que devíamos adotar o padrão americano aqui. Como lá o pessoal é bastante estúpido, e aqui conseguem ser umas 10x mais, as switches de faróis estão se tornando como na da foto abaixo que só tem a posição OFF (ou DRL/Auto) e farol baixo aceso.

Nessa seção de equips baratos que são muito úteis adiciono a função single side parking light para os carro. Carros europeus em geral contam com essa função. Aqui no brasil sei que a linha VW import conta (Jettas, tiguan, touraeg, passat etc). Essa função permite o acendimento unilateral das luzes de posição (sem acionar qualquer outra parte elétrica do carro) assim sendo possível deixar elas ligadas por muito tempo sem consumir muita energia da bateria quando o carro estiver estacionado na rua, iluminando sua extremidade exposta ao tráfego:
Sim, no Brasil tem de se fazer o mesmo, mas no nosso caso, não é apenas pela burrice do povo, mas também pelo egoísmo.
O que mais tem é nego aparecido com farol ofuscando no sentido contrário.

Tem algumas ideias simples e baratas que deveriam ser aplicadas aqui.
Por exemplo, os Nissan tem uma trava que impede que se acione só o farol de neblina. Para acioná-lo, é preciso estar com o farol baixo ligado.

Além disso, os fabricantes deveriam parar de "ocultar" funções.
Por exemplo, o CTB diz que ao parar o carro em aeroportos, rodoviárias, etc. deve se deixar a luz de posição acesa.
Os Fiat desligam a luz de posição ao tirar a chave da ignição, mas tem uma lingueta no miolo da chave que se aperta antes de tirar que mantém as luzes ligadas. Ninguém sabe disso.

O principal mesmo é trabalhar na educação dos motoristas.
Não adianta reclamar "ah não tem DRL", "ah não tem pisca lateral", sendo que brasileiro não quer ligar o facho baixo de noite e parece que desconhece a existência da alavanca de seta.
Mas como educar motoristas em um país em que quase ninguém tem educação?

LPRF
Moderador

16 Fev 2012, 19:52

Pois é ph mas não custava obrigar as montadoras FDP a por DRL que não custa nada e aumenta a segurança.

A idéia do sensor crepuscular é ótima, e não custa nada.

Aliás obrigar: ab2, ABS, ESP, ISOFIX, pisca lateral, DRL, lanterna neblina.

Rodolfo
Administrador

16 Fev 2012, 20:07

Segundo o CTB:

ESTRADA = Via rural não pavimentada.

O correto seria faróis acesos em Rodovias então. :betterthanexpe
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Clio Privillege 1.6 2006/06
Punto ELX 1.4 2007/08
Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13 :clo:

Ramiel
Administrador

16 Fev 2012, 21:40

Eu uso as DRL de led do A3 sempre Imagem

Rodolfo
Administrador

16 Fev 2012, 21:51

Ramiel escreveu:Eu uso as DRL de led do A3 sempre Imagem
"Ui, meu carro tem DRL e o de voces não!!" Imagem

Imagem

Imagem Imagem Imagem
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Clio Privillege 1.6 2006/06
Punto ELX 1.4 2007/08
Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13 :clo:

Ramiel
Administrador

16 Fev 2012, 21:53

rodolfo.k escreveu:
Ramiel escreveu:Eu uso as DRL de led do A3 sempre Imagem
"Ui, meu carro tem DRL e o de voces não!!" Imagem

Imagem

Imagem Imagem Imagem
Imagem

ivanmwm
Trolls Premiuns

16 Fev 2012, 22:17

Kicksilver escreveu:Cara, me divirto vendo a rivalidade entre esses dos...
Imagem Imagem eu tbm me divirto!

p_h
Moderador

16 Fev 2012, 22:20

Meu carro também tem DRL. Imagem

Só está desabilitada. Imagem

Nada que um manual de serviço não resolva. Imagem

jpaulo
Trolls Premiuns

16 Fev 2012, 23:36

lprf escreveu:Pois é ph mas não custava obrigar as montadoras FDP a por DRL que não custa nada e aumenta a segurança.

Sério lanterna de neblina obrigatória só se educassem bem os motoristas e multassem quem fizesse mal uso.

Sou a favor da trava que a nissin usa no sentra do ph. Infelizmente não podemos ter tamanha liberdade pq de algumas pessoas que acham q as mina vão pira com o carro andando só na luz de posição + farol de neblina. Ou ainda nego q me põe xenon no farol de neblina e aponta os para cima já que não entende que farol de neblina é para ter um facho curto e largo e não ser farol principal. Assim cegando todos.

Outro apelo que faço em relação à xenon é: PLIS não me põe xenon em carro com farol mono-parabola e/ou com lentes frisadas. Também se o seu farol não tiver o "copinho" (conhecido como shield pelos americanos que é aquela proteção que fica na frente da lâmpada no refletor) evite instalar um kit xenon.

Gabriel10
Trolls Premiuns

17 Fev 2012, 01:12

lprf escreveu:

Concordo plenamente. Deveria ter TODOS estes equipamentos de série.
Imagem Imagem

Pablo
Trolls Premiuns

17 Fev 2012, 01:56

jpaulo escreveu:
lprf escreveu:Pois é ph mas não custava obrigar as montadoras FDP a por DRL que não custa nada e aumenta a segurança.

Sério lanterna de neblina obrigatória só se educassem bem os motoristas e multassem quem fizesse mal uso.

Sou a favor da trava que a nissin usa no sentra do ph. Infelizmente não podemos ter tamanha liberdade pq de algumas pessoas que acham q as mina vão pira com o carro andando só na luz de posição + farol de neblina. Ou ainda nego q me põe xenon no farol de neblina e aponta os para cima já que não entende que farol de neblina é para ter um facho curto e largo e não ser farol principal. Assim cegando todos.

Outro apelo que faço em relação à xenon é: PLIS não me põe xenon em carro com farol mono-parabola e/ou com lentes frisadas. Também se o seu farol não tiver o "copinho" (conhecido como shield pelos americanos que é aquela proteção que fica na frente da lâmpada no refletor) evite instalar um kit xenon.
Imagem Imagem

Kicksilver
Moderador

17 Fev 2012, 02:33

jpaulo escreveu:Outro apelo que faço em relação à xenon é: PLIS não me põe xenon em carro com farol mono-parabola e/ou com lentes frisadas. Também se o seu farol não tiver o "copinho" (conhecido como shield pelos americanos que é aquela proteção que fica na frente da lâmpada no refletor) evite instalar um kit xenon.
Recalque porque ficou sem grana pra colocar xenon no Foxeta?

:fuckthat: :fuckthat: :fuckthat: :fuckthat: :fuckthat: :fuckthat: Imagem Imagem Imagem

jpaulo
Trolls Premiuns

17 Fev 2012, 20:53

pablo13 escreveu:
jpaulo escreveu:

Imagem Imagem
Hahaha é um trollador né... Ainda deve ter apontado o 4300k pra lua e jura q num cega ninguém.

ô kick vai pedi pro zé da mecanica lá bota xenum no teu carro q ele vai te pintar uma lampada comum com tinta renner azul e dizer: "Fico bunito dotô" Imagem

Kicksilver
Moderador

18 Fev 2012, 02:06

Aqui em cassa tem um kit de xenon 8000k que ele tinha na Hilixo...

Já pedi várias vezes, mas o coroa não libera...Imagem

Responder