Avaliação: Lamborghini Huracán Spyder

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Responder
Robô Troll
Trolls Premiuns

28 Fev 2016, 13:33

Avaliação: Lamborghini Huracán Spyder
Do Auto Esporte

Imagem
Lamborghini Huracán Spyder (Foto: Divulgação)

É preciso um motivo muito convincente para fazer você antecipar o retorno das férias em duas semanas. Por mais que o assunto carro seja emocionante, eu estava convicto de que não falaria sobre o tema durante um mês, mas bastou uma mensagem do chefe via WhattsApp para mudar meus planos. "Você anteciparia sua volta para fazer o Huracán Spyder em Miami?." Me convenceu!

saiba mais

Coisas do destino, creio. Meu primeiro encontro com aversão conversível do Lamborghini Huracán ocorreu em setembro do ano passado, durante seu lançamento oficial no Salão de Frankfurt (Alemanha). Dei uma rápida passada pelo estande da marca para conhecê-lo. Afinal, pensava que iria demorar até um próximo contato. Acertô, miserávi...

Pela proposta mais voltada ao estilo de vida, a Lamborghini mudou o formato de seu evento de teste para o Huracán Spyder. Em vez de um circuito, optaram por uma cidade em que os conversíveis são estrelas: Miami Beach, terra do Dexter! Para quem não o conhece, é o personagem principal do seriado que leva seu nome – um serial killer que persegue serial killers. Lembrei dele também pelo fato de um furacão ter surgido no último episódio, e Huracán nada mais é do que furacão em espanhol.

Imagem

Lamborghini Huracán Spyder

Feita a analogia, hora de concentrar as atenções no esportivo fabricado em Sant'Agata (Itália), que começa a ser vendido em maio na Europa por 186.450 euros, cerca de R$ 829.700. Para a alegria dos milionários do Brasil, o sucessor do Gallardo Spyder chegará ao país em junho, por estimados R$ 3,5 milhões.

Comparado ao cupê, o Huracán Spyder é 2 centímetros mais alto. Mesmo assim, ainda é um carro bastante baixo, com 1,18 metro de altura. A capota de tecido, seu charme, tem acionamento elétrico e abre ou fecha em 17 segundos. Para isso, basta apertar um botão no console, com o Lamborghini parado ou em velocidade de até 50 km/h. Só não espere praticidade, pois o comando exige que você coloque o braço bem para trás e pressione o dispositivo durante todo o procedimento.

Capota aberta. É o diferencial do Huracán Spyder e o jeito ideal para saborear ao máximo o maravilhoso som do motor traseiro central 5.2 V10 aspirado de 610 cv. Os carros de Fórmula 1 da atualidade ficariam com vergonha ao lado desse Lambo, tamanha a expressividade do ronco emitido pelas quatro ponteiras de escapamento. Um barulho vibrante, que instiga a manter o pé sempre cravado no acelerador.

Imagem

A parte ruim de não ser um evento em pista foi ficar refém dos limites de velocidade de Miami Beach. Qualquer número era baixo demais para o Huracán, que, segundo o fabricante, atinge velocidade máxima de 324 km/h e chega aos 200 km/h em 10,2 s. Até 100 km/h, são necessários 3,4 s, somente 0,2 mais lento que a versão cupê. Era um domingo bem ensolarado, havia pouco tráfego nas vias e muitas pessoas passeando pelas calçadas. Até um grupo de escoteiros pediu para eu dar uma boa esticada com o Huracán. Alguém tem dúvida do que eu fiz?

Após selecionar o estilo mais bruto de pilotagem (Corsa) por meio de um botão no volante de base reta, espetei a primeira marcha com um toque na enorme aleta fixa na coluna de direção e acelerei. As trocas do câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades são vigorosas e rápidas, fazem o corpo do motorista e do passageiro sacudir e são acompanhadas de um ruído ainda mais eletrizante do motor V10 – seu berro fica ainda maior em relação aos demais modos, Strada e Corsa.

O propulsor trabalha sempre em alto regime. A potência máxima surge aos 8.250 rpm e o elevado torque de 57,1 kgfm comparece aos 6.500 giros. Para um esportivo de 1.542 kg (120 kg a mais em relação ao cupê), acredite: a força é entregue rápido demais.

Imagem

Tentei ao máximo não passar dos limites de velocidade, de verdade, mas a tentação foi maior. Na reta de uma estrada vazia, fiz o Huracán registrar 300 km/h em seu belo quadro de instrumentos digital e com três tipos de visualização, sempre com o conta-giros em primeiro plano, como nos Porsches. Quem manda a Lamborghini projetar um carro muito veloz e dócil na tocada?

Qualquer motorista com o mínimo de noção é capaz de andar forte com o esportivo italiano. As diversas assistências, como controle de tração e estabilidade, a tração integral, a aerodinâmica afiada e a equilibrada distribuição de peso – 43% na dianteira e 57% na traseira – são capazes de corrigir possíveis barbeiragens.

Nas curvas, as suspensões de braços sobrepostos mantêm o chassis de alumínio e fibra de carbono colado no solo. Em frenagens, os enormes discos de carbono-cerâmica e os pneus calçados em lindas rodas de 20" seguram com eficácia o ímpeto da carroceria.

Imagem

Só não ouse subestimar o furacão. Com os dispositivos de segurança desligados, o Huracán faz questão de mostrar que você não é um piloto profissional. Mesmo com tração nas quatro rodas, ele pode rodar. Não paguei esse mico, mas o provoquei a ponto de deixá-lo de lado numa curva.

Ponto negativo? Sempre há algum. No Spyder, o elevado enfoque na aerodinâmica deixou a extremidade do para-brisa bem no campo de visão do condutor. Como não há ajuste de altura do banco, é um inconveniente sem solução. Na cabine repleta de alcântara e couro, nem perca tempo tentando achar as chaves de seta e limpadores. Os comandos são feitos por botões no volante, com os quais você se acostuma com o tempo.

Entre os conversíveis que já dirigi, como o Porsche 918 Spyder, o Huracán é o que melhor sabe lidar com a acústica do vento na cabine. Com a capota aberta, dá para ouvir o passageiro mesmo em altas velocidades. Mas o melhor a se escutar é, de fato, o som do V10 e o comentário das pessoas nas ruas. Teve até mulher casada querendo deixar o marido para pegar uma carona – e o marido nada falou. Para a sorte dele, só dei risada e acelerei para curtir mais o Lamborghini. Afinal, eu ainda estava de férias.

Imagem

Ficha técnica

Motor: central traseiro, longitudinal, V10, 40V, comando duplo, aspirado, injeção direta e indireta de gasolina

Cilindrada: 5.204 cm³

Potência: 610 cv a 8.250 rpm

Torque: 57,1 kgfm a 6.500 rpm

Câmbio: Automatizado de 7 marchas e dupla embreagem, tração integral

Direção: Elétrica

Suspensão: Independente, braços sobrepostos de alumínio

Freios: Discos de carbono-cerâmica ventilados

Pneus: 245/30 R20 (dianteiros) e 305/30 R20 (traseiros)

Comprimento: 4,46 m

Largura: 2,23 m

Altura: 1,18 m

Entre-eixos: 2,62 m

Tanque: 83 litros

Porta-malas: Não divulgado

Peso: 1.542 kg

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Ana ... pyder.html

Buzz
Trolls Premiuns

29 Fev 2016, 20:42

Feita a analogia, hora de concentrar as atenções no esportivo fabricado em Sant'Agata (Itália), que começa a ser vendido em maio na Europa por 186.450 euros, cerca de R$ 829.700. Para a alegria dos milionários do Brasil, o sucessor do Gallardo Spyder chegará ao país em junho, por estimados R$ 3,5 milhões.

:eye:

Kicksilver
Moderador

01 Mar 2016, 03:34

Hipnotizante :furryes: :rainbowpuk: :wonderful:

Mas ainda acho o Aventador o mais belo dos Lambo.
Weddly escreveu:Feita a analogia, hora de concentrar as atenções no esportivo fabricado em Sant'Agata (Itália), que começa a ser vendido em maio na Europa por 186.450 euros, cerca de R$ 829.700. Para a alegria dos milionários do Brasil, o sucessor do Gallardo Spyder chegará ao país em junho, por estimados R$ 3,5 milhões.

:eye:
Imagem

rlaranjo
Trolls Premiuns
Contato:

01 Mar 2016, 07:19

Esses filhos da puta viajam pra Europa, tem o carro a disposicao deles por dias, e retornam com 4 fotos e um texto...

E eu me fudendo sozinho pra fazer meus vídeos...

A_Gaspar
Trolls Premiuns

01 Mar 2016, 08:43

rlaranjo escreveu:Esses filhos da puta viajam pra Europa, tem o carro a disposicao deles por dias, e retornam com 4 fotos e um texto...

E eu me fudendo sozinho pra fazer meus vídeos...
4 fotos da própria Lamborghini.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Kicksilver
Moderador

01 Mar 2016, 15:11

Pois é, já vi essas fotos antes. :lol:

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Rodolfo
Administrador

01 Mar 2016, 18:28

17 segundos não é meio lento demais pra abertura e fechamento da capota?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Gol 2p 1.0 MI 1997/97
Clio Privillege 1.6 2006/06
Punto ELX 1.4 2007/08
Bravo Essence Dualogic 1.8 2013/13 :clo:

Kicksilver
Moderador

03 Mar 2016, 01:21

Acho que fica na média.

A S-class leva uns 15s.

https://www.youtube.com/watch?v=idgwm3kv3R0

rlaranjo
Trolls Premiuns
Contato:

03 Mar 2016, 08:03

17 segundos é normal. Tá pensando que é um Transformers?

Responder