[font=Arial]Acabamento: o que fizeram com você[/font]
[font=Verdana]Os carros de hoje em dia evoluem em tudo, mas os materiais do interior e o capricho em sua execução parecem regredir[/font]
[font=Verdana]por Kleber Nogueira[/font]
É difícil acreditar quando as fábricas de automóveis dizem que realizam pesquisas em profundidade com os consumidores. Ou as pesquisas andam traçando panoramas incorretos (o que é raro, mas não incomum) ou os consumidores não estão dizendo diretamente onde andam os problemas dos automóveis de hoje.
É muito frequente ouvirmos da imprensa especializada e dos donos de carros que o padrão de acabamento empregado hoje em dia vai de mal a pior. E, a despeito dessas onipresentes vozes, parece não haver solução para o triste dilema. Vemos a tecnologia automobilística avançando de maneira sensacional — novos motores, itens de segurança, a eletrônica usada como uma aliada fantástica —, mas o capricho nos materiais com que temos contato nos habitáculos parece piorar cada vez mais.
O acabamento de um automóvel, além de sua perspectiva funcional no projeto, é um item de apelo na compra. Grande parte dos compradores pouco sabe ou se interessa pelos aspectos mecânicos ou eletrônicos de um carro. Na loja, são muito mais suscetíveis ao desenho do veículo e às partes com as quais têm contato físico, como o desenho da cabine, sua ergonomia, equipamentos e materiais empregados em sua construção.
Essa parte do veículo pode ser considerada, a título de metáfora, a “pele” que tocamos no convívio diário com o carro. O proprietário em geral mostra com orgulho o bom acabamento de seu carro àqueles que andam de carona, apontando o belo desenho do painel ou o conforto dos bancos.
Na contramão, por mais pesquisas que as fábricas façam, o padrão geral de cuidado com o acabamento só diminui. É claro que carros mais baratos têm interior mais espartano, enquanto materiais como o couro e o metal são adotados em carros caros, mas insisto em dizer que a maior diferença não está no material — e sim no cuidado com que eles são pensados e montados.
O plástico, por sua versatilidade e preço, é largamente usado no acabamento de qualquer carro. Mas a forma como vem sendo pensado nas pranchetas e manufaturado parece transformar os carros de hoje em brinquedinhos descartáveis, daqueles que compramos no camelô. Custo a compreender se a diferença de preço é grande demais entre uma manufatura bem feita e o que é feito hoje — plásticos tortos, com texturas de gosto duvidoso, rebarbas, encaixes imperfeitos e parafusos com cabeças afiadas à mostra.
Anos desastrosos
Os anos entre 2000 e 2010 foram desastrosos no aspecto acabamento para a indústria nacional. Uma verdadeira involução, com todas as fábricas lançando novas versões pioradas. Um dos casos mais evidentes é o da Chevrolet, que no passado dedicava grande atenção a esse aspecto — que o diga quem andou nos Opalas e Monzas de outrora. Tudo que saiu após 2000 foi trágico em cuidado de acabamento. O Celta lançado naquele ano representou de imediato um choque, tamanha a falta de capricho com o desenho interno e os materiais adotados. Foi ganhar uma leve correção apenas no modelo 2007, retornando ao nível do carro que lhe deu origem, o Corsa de 1994.
A nova geração do Corsa, de 2002, mesmo anos-luz à frente do Celta em termos técnicos, nada trouxe a mais quando o assunto é cuidado no acabamento. O decano Classic — da década de 1990 —, se não tivesse sido despojado sem piedade ano após ano, hoje representaria um exemplo de capricho para seus pares, mesmo sendo defasado em projeto. E a situação não é muito melhor quando se sobe de preço passando a Agiles, Astras, Vectras, Cruzes ou Zafiras.
A Volkswagen, com o Fox em 2003, iniciou um padrão de piora sistêmica em toda sua linha, acompanhado por um Gol bastante piorado em 2005. A situação era tão drástica que tanto Fox quanto Gol foram revistos em acabamento anos mais tarde, com ganhos na reestilização do Fox e na nova geração do Gol. Veio um pouco mais de capricho em texturas, desenho do painel de instrumentos e montagem e revestimento de painéis de portas, tamanha era a regressão das versões anteriores. Mas o pecado voltou a ser cometido logo em um segmento mais exigente com o novo Jetta, em 2011.
A Ford iniciou a década da falta de cuidado com o Fiesta feito em Camaçari, BA, em 2002. Tanto ele quanto o EcoSport demonstraram o que a redução excessiva de custos pode fazer pelo acabamento de um carro, ao transformar a tecnologia de hoje em algo que desagrada aos olhos e ao tato. Logo ela, que nos tempos do Del Rey impressionava pelo requinte dos interiores! Não escapou da simplificação o Focus de segunda geração, de 2008, no qual era clara a depreciação de acabamento em relação ao modelo anterior — sobretudo os do começo da década.
A Fiat, que nunca brilhou nesse quesito, com a nova geração do Palio desagradou os consumidores ao finalizar o carro com plásticos e texturas duvidosas e montagem que deixa bastante a desejar — prova de que projetos novos nem sempre significam evolução em acabamento. De resto, do mais simples Mille ao mais caro Linea, é difícil que um modelo da marca apresente capricho à altura do que custa.
Mais exemplos são fáceis de encontrar, espalhados por todas as fábricas — até naquelas que vendem carros espartanos a preços de luxo, como a Honda.
Para encerrar, quero erguer um brinde ao esquecido pedacinho de pano que outrora cobria as portas de nossos veículos. Ah, como era bom dirigir e repousar o braço esquerdo naquele tecidinho que cobria o painel de porta e o apoio de braço... Dava uma sensação de conforto, de acolhimento, mesmo que sob o capô houvesse um reles motor de 1,0 litro. Parecia que meu carro custava mais.
Queridas fábricas: quanto custa aquele pedacinho de tecido de, no máximo, um por um? Quanto custa? Diz que eu pago. Essas nossas portas de plástico inteiriço, rígido e áspero riscam com facilidade e fazem um barulho danado quando ponho chaves, celular ou a carteira no porta-mapas. Volta, tecido, volta! Uma mexida mínima, mas que agregaria um belo valor. Não é possível que as pesquisas não indiquem isso.
http://bestcars.uol.com.br/colunas3/mm3 ... carros.htm
Acabamento: o que fizeram com você (Tijolo sem foto)
Moderador:Moderadores
- AlvoErrado2
- Administrador
- Contato:
- geniallis
- Trolls Premiuns
Onde estão as fotos ????
:phlsrptr: :phlsrptr: :phlsrptr: :phlsrptr: :phlsrptr:
Hyundai Azera 3.3 / 24v / 245cv / 2009
Honda Fit 1.4 / 8v / 100cv / 2012
- Vittel
- Trolls Premiuns

- AlvoErrado2
- Administrador
- Contato:
geniallis escreveu:Onde estão as fotos ????
Sabe lê mais não?? Está bem grande ali, tijolo sem foto!!

- Kicksilver
- Moderador
O que eu li:
"
"
"
"- geniallis
- Trolls Premiuns
AlvoErrado2 escreveu:geniallis escreveu:Onde estão as fotos ????
Sabe lê mais não?? Está bem grande ali, tijolo sem foto!!

- Trunks
- Trolls Premiuns
Vou colocar umas fotos do meu celta para ilustrar p o Genitalis!!!
:trollnerd: :trollnerd: :trollnerd:

:trollnerd: :trollnerd: :trollnerd:
- Daniel
- Trolls Premiuns
Nem lí, se ainda tivesse umas fotos... 

Chevrolet Captiva Ecotec FWD 2.4 16v 2010/2010 Prata
Chevrolet S10 Executive 2.8TDI 4x4 2007/2008 Preta
Volkswagen Gol Rallye G5 1.6 8v I-Motion 2012/2013 Branco
Volkswagen Saveiro Cross G6 1.6 2013/2014 Branca
Audi A3 1.8 Automático 2006/2006 Prata
Nissan Frontier XE 2.8TDI 4x4 2005/2005 Branca
Chevrolet S10 Executive 2.8TDI 4x4 2003/2003 Preta
- Clands
- Moderador
- Contato:
Esse tijolo deu prazer de ler. Quem vê um Monzão, até o Gol caixa e vê o Agile hoje e Gol G4 sente um 

Metas até 2020:
Fazer faculdade (feito)
- Fazer intercâmbio : Andertrip Feito, mas acessem o site.
- Ter um bom emprego na área (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro
- Conhecer 30 países. (23/30).
- Clands
- Moderador
- Contato:
Esse analfabetos funcionais do forum.
Ilustrando Gol e Kadet interior X Gol e Celta

Ilustrando Gol e Kadet interior X Gol e Celta

Metas até 2020:
Fazer faculdade (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro
- tomsa2
- Trolls Premiuns
Bom texto!
Tive uma certa sorte om o acabamento dos meus carros pois comecei comprando usadão e depois deu para dar uma melhorada nos novos. O fato é que o Monza realmente tinha um acabamento bacana e nunca fez barulho apesar de bem andado. O Marea tinha um bom acabamento e mesmo meu Uno véio foi bem.
Tive uma certa sorte om o acabamento dos meus carros pois comecei comprando usadão e depois deu para dar uma melhorada nos novos. O fato é que o Monza realmente tinha um acabamento bacana e nunca fez barulho apesar de bem andado. O Marea tinha um bom acabamento e mesmo meu Uno véio foi bem.
- Ramiel
- Administrador
Putz, hj em dia acho q tá tudo nivelado em termos de acabameno, mas nivelado por baixo.
Mesmo no A3, q dizem q é bom, acho bem meia boca.
Mesmo no A3, q dizem q é bom, acho bem meia boca.
- Kicksilver
- Moderador
Vocês são muito enjoados...
- Ramiel
- Administrador
Pra quem anda de Fiesta e Focus e acha bom todo mundo vai parecer enjoado 
- Kicksilver
- Moderador
Acho normal.
Pra mim desempenho e dirigibilidade vem antes.
Pra mim desempenho e dirigibilidade vem antes.
- geniallis
- Trolls Premiuns
Primeira coisa que olho em um carro é o acabamento, se não gosto, olho outro. Mas concordo que esta tudo nivelado por baixo, o que dificulta as possibilidades de escolha. Na verdade não tem muito para onde fugir.
Fato é que essa questão de acabamento é muito subjetiva, cada um acha uma coisa. Já vi gente achar bom o acabamento de carros que na minha opinião são medonhos. Falta critério para essa avaliação.
Tem gente que acha que o desenho do painel, cores usadas nos plástico mostra o nível de acabamento, assim fica complicado. Por isso as montadoras fazem a festa. Colocam um cor diferente no painel e o pessoal sai elogiando. Faltou dizer que a qualidade do material é a mesma ou pior.
Mas grande parte da culpa disso tudo são das revistas especializadas". Ainda estou esperando uma avaliação, um teste com critérios sobre acabamento dos carros. Sério, pq o que escrevem beira o ridículo, trivial, senso comum.
Pq, por exemplo, não retiram o painel de uma das portas e analisam de forma séria a qualidade do acabamento? Pq o que esta por dentro é ainda mias importante do que fica aparente.
Porra, ficou um tijolo sem fotos essa minha resposta.

Fato é que essa questão de acabamento é muito subjetiva, cada um acha uma coisa. Já vi gente achar bom o acabamento de carros que na minha opinião são medonhos. Falta critério para essa avaliação.
Tem gente que acha que o desenho do painel, cores usadas nos plástico mostra o nível de acabamento, assim fica complicado. Por isso as montadoras fazem a festa. Colocam um cor diferente no painel e o pessoal sai elogiando. Faltou dizer que a qualidade do material é a mesma ou pior.
Mas grande parte da culpa disso tudo são das revistas especializadas". Ainda estou esperando uma avaliação, um teste com critérios sobre acabamento dos carros. Sério, pq o que escrevem beira o ridículo, trivial, senso comum.
Pq, por exemplo, não retiram o painel de uma das portas e analisam de forma séria a qualidade do acabamento? Pq o que esta por dentro é ainda mias importante do que fica aparente.
Porra, ficou um tijolo sem fotos essa minha resposta.
- Buzz
- Trolls Premiuns
Como o autor disse, foi na década passada que o nível do acabamento caiu demais.
O corte de custo falou bem alto na parte de acabamento.
Mas acho que, pelo menos em nível global, as montadoras mudaram de rumo.
Agora estão cortando custo de um jeito diferente.
Com compartilhamento de componentes, plataformas e projetos.
O corte de custo falou bem alto na parte de acabamento.
Mas acho que, pelo menos em nível global, as montadoras mudaram de rumo.
Agora estão cortando custo de um jeito diferente.
Com compartilhamento de componentes, plataformas e projetos.
- geniallis
- Trolls Premiuns
Um atual exemplo do que diz o texto (só agora li) é o chevrolet Sonic. Teria vergonha de comprar um carro com uma porta dessas. Mas tem gente q não liga.

- Vittel
- Trolls Premiuns
Acabamento tem que ser minimamente decente. Mas pra mim, mais importante é ser bem montado.

- LPRF
- Moderador
Problema é que o Sonic de hoje é o Astra de ontem.
Sonic é seg B, naipe do Corsa B, preço de Corsa, acabamento de Corsa.
No BR existe a mania de tudo subir de categoria na nova geração.
Ex: 1996 Corsa B 1.0 MPFI 60cv MT5 Cinza
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico
Ex: 2007 Fox 1.6 8V 101cv MT5 Prata Reflex
Ex: 2012 Bravo mk2 Essence 1.8 16V 130cv MT5 Preto Vesúvio
Atual: 2010 Focus mk2 GLX 1.6 16V 110cv MT5 Preto Gales
Futuro: Golf mk7 Highline 1.4 TSI 140cv DSG7 Azul Pacífico
- Kicksilver
- Moderador
Peço aos entendidos que expliquem o que exatamente é o acabamento primoroso.
Tem como um carro sem materiais tão bons ter acabamento considerado bom?
Tem como um carro sem materiais tão bons ter acabamento considerado bom?
- Victor
- Trolls Premiuns
Minha Fielder tem couro nas portas e no porta braços nas 4 portas! :allthstff:
E olha que meu carro é de 2004!!
- Vittel
- Trolls Premiuns
E o painel na parte superior é todo de material emborrachado.vborre escreveu:Minha Fielder tem couro nas portas e no porta braços nas 4 portas! :allthstff:

- geniallis
- Trolls Premiuns
As portas do astra eram certeza melhores q essa do sonic.lprf escreveu:Problema é que o Sonic de hoje é o Astra de ontem.
- Clands
- Moderador
- Contato:
Não ligo ser de plastico, mas essa porra não pode ranger nunca. É um saco dirigir ouvindo nhec nhec dentro do carro.
Metas até 2020:
Fazer faculdade (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro