Motores: onde batem os melhores corações em 2013

Discussões a cerca do mundo automotivo, venha dar sua trol... Opinião.

Moderador:Moderadores

Ramiel
Administrador

02 Dez 2013, 14:31

Imagem

A revista Wards Auto divulga nos próximos dias, nos Estados Unidos, os vencedores da vigésima edição de seu prêmio 10 Best Engines, ou 10 melhores motores. A tradicional competição envolve os modelos de automóveis à venda naquele mercado com preço sugerido máximo de US$ 55 mil (cerca de R$ 125 mil ao câmbio atual) que tenham sido avaliados pela revista.

Inspirado na publicação norte-americana, elegi os melhores motores em meu Editorial há mais de três anos, na edição de 10 de abril de 2010, mas o cenário local mudou o suficiente desde então para merecer nova visita ao assunto. É fato que R$ 125 mil no Brasil compram carros muito inferiores aos oferecidos nos EUA por US$ 55 mil — lá chega-se a adquirir um Audi S5, vendido aqui por R$ 340 mil. Por outro lado, manter esse teto de preço garante que os motores escolhidos estejam ao alcance de maior número de brasileiros.

Vamos, então, a meus eleitos pelos corações que pulsam debaixo de seus capôs.

• BMW/Citroën/Peugeot/Mini 1,6-litro turbo. O versátil Prince, desenvolvido em cooperação entre o grupo alemão e o francês, hoje está no cofre de carros os mais diferentes, de um compacto e esportivo Mini Cooper S aos grandes Citroën DS5 e Peugeot 508. O interessante é que sempre desempenha bem, não importa a aplicação, por oferecer boa potência desde baixa rotação e produzir pouco ruído ou vibração — embora sua configuração mais comum no Brasil, de 165 a 184 cv, esteja mais adequada a modelos de até 1.300 kg.
• Fiat 1,4-litro turbo. O motor das versões TJet perdeu certo apelo desde que os turbos se multiplicaram, mas ainda forma um bom trem de força para carros compactos como o Punto. O que precisa evoluir é a linearidade do fornecimento de potência, pois há um “tudo ou nada” em baixos regimes que deveria pertencer ao passado.
• Ford 1,6-litro. O conhecido Sigma, que passou por evoluções para equipar os novos Fiesta e Focus, é um bom representante da classe. Vibra muito pouco e, com a variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento, ganhou a “pegada” em baixa rotação que faltava à versão anterior.
• Ford 2,0-litros. A unidade Duratec revigorada para uso no novo Focus, com injeção direta e 178 cv (com álcool), cativa pelo desempenho e mostra a validade dos motores de aspiração natural em um segmento com cada vez mais versões turbo. Poderia ser mais macio em alta rotação.
• Ford 2,0-litros turbo. O primeiro membro da família EcoBoost a chegar ao Brasil, disponível no Fusion Titanium dentro de nossa faixa de preço, consegue nos fazer esquecer o bom V6 de 3,0 litros da geração anterior do sedã. Responde rápido — há vantagem importante em baixa rotação sobre o motor que ele substitui —, não vibra e ainda emite um som agradável típico de motor grande.

• Honda 2,0-litros. Não chega a sobressair no mercado como a publicidade do Civic quer fazer acreditar, mas é altamente cumpridor de suas funções. O comando de válvulas variável resulta em boa desenvoltura em baixa rotação e os níveis de ruído e vibração são moderados.
• Toyota 1,3-litro. O motor básico do Etios é muito melhor do que o estilo do carro faz esperar, com respostas ágeis desde baixos regimes e funcionamento macio. Se a versão de 1,5 litro decepciona em potência específica, a 1,3 está dentro do esperado — e consome muito pouco.
• Volkswagen 1,0-litro (EA-211). Quem esperaria tanta disposição de um motor de 1,0 litro no relativamente pesado Fox, ainda mais com apenas três cilindros? O pequeno EA chegou e mostrou que o futuro Up terá um motor compacto, mas de grandes atributos: bom torque, funcionamento macio, ruído moderado e um consumo baixíssimo.

• Volkswagen/Audi 1,4-litro turbo. Tanto na versão de 122 cv usada no A1 quanto na de 140 cv do Golf, é uma pequena joia. Moderno, eficiente, capaz de uma economia que impressiona, gira macio e fornece torque surpreendente em rotações tão baixas quanto 1.500 rpm. Há ainda a opção de 185 cv com turbo e compressor, que ainda não dirigi.
• Volkswagen/Audi 2,0-litros turbo. Apesar da construção conservadora, com bloco de ferro fundido e não alumínio, é muito competente e versátil. Mostra-se tão adequado a um esportivo Golf GTI quanto a um refinado A5 ou um robusto Tiguan, com potência e torque disponíveis em ampla faixa, funcionamento suave e consumo moderado.
O que mostra a comparação dessa lista à de 2010? Primeiro, o crescimento da oferta de motores turbo dentro de nosso teto de preços (antes de R$ 115 mil): eram apenas dois escolhidos naquele ano, contra cinco agora. Segundo, o ganho em qualidade dos motores de pequena cilindrada, a ponto de ser possível selecionar unidades de aspiração natural de 1,0 e 1,3 litro dessa vez — antes, nenhuma aspirada abaixo de 1,6.

E terceiro, a progressiva extinção dos motores de mais de quatro cilindros, pois os de cinco (VW 2,5-litros) e de seis cilindros (Ford 3,0 e Chevrolet 3,6) votados em 2010 deixaram de ser oferecidos no mercado. Embora ainda existam carros V6 dentro do teto de preço, como o Hyundai Azera, seus atributos já não se destacam no mercado como há três anos. O de 3,0 litros desse sedã, por exemplo, tem menos torque em baixa rotação que o 1,6 turbo da BMW/PSA.

É claro que não se escolhe um carro apenas pelo motor, mas a recomendação de quem avalia carros um após o outro sempre pode ser útil para decidir a compra quando os demais requisitos são atendidos de formas semelhantes.

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-s ... s-em-2013/

luiz jorge
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 15:08

Nenhum motor GM na lista do mané do BCWS? :fodase:

:pff: como esse cara é patético! :charles:
Opinião de hater vale tanto quanto o cocô do cavalo do zorro

Vectra GT AT4 2011 prata polaris + Pacote R6N
Cobalt LT 1.4l 2012 preto

Ramiel
Administrador

02 Dez 2013, 15:21

luiz jorge escreveu:Nenhum motor GM na lista do mané do BCWS? :fodase:

Nada mais justo :brace:

luiz jorge
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 15:33

Ramiel escreveu:

Bom mesmo é motor da VW! :pff:

Um tio meu de São Carlos, SP, que esteve na Pousada do Rio Quente e que na volta, semana passada, passou na minha cidade visitando à família, me contou que um amigo dele, que trabalha na fábrica de motores da VW em São Carlos, relatou para ele que o que chega de motor VW semi-novo zuado na fábrica não está no gibi! :fodase:

Ramiel
Administrador

02 Dez 2013, 15:36

luiz jorge escreveu:
Ramiel escreveu:

Um tio meu de São Carlos, SP, que esteve na Pousada do Rio Quente e que na volta, semana passada, passou na minha cidade visitando à família, me contou que um amigo dele, que trabalha na fábrica de motores da VW em São Carlos, relatou para ele que o que chega de motor VW semi-novo zuado na fábrica não está no gibi! :fodase:
Sim, mas um amigo de um irmão da cunhada da filha do namorado da irmã do vizinho de um colega do trampo falou q motor GM não presta, só dá problema! :flametroll:

luiz jorge
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 15:50

Ramiel escreveu:
luiz jorge escreveu:
Ramiel escreveu:

Sim, mas um amigo de um irmão da cunhada da filha do namorado da irmã do vizinho de um colega do trampo falou q motor GM não presta, só dá problema! :flametroll:
Não acho que meu tio está mentindo, pois motor VW seminovo fundindo também não me soa nenhuma novidade. :flametroll:

Trunks
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 16:02

LJ apareceu :mj:

Elvis
Administrador
Contato:

02 Dez 2013, 16:06

Que tem de bom nos motores da GM?
:pff:

Danilo Souza
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 16:17

Elvis escreveu:Que tem de bom nos motores da GM?
Nada? :trollgif:
Imagem

Trunks
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 16:20

Silenciosos e economicos :megustablack:

:aham:

Vittel
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 16:36

Sem 1.8 ou 2.0 Dual VVTi?

Lista fail

Sent from Tapatalk via Imagem
Imagem

luiz jorge
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 18:07

No Brasil ou nos EUA? Nos EUA os motores GM são outro papo, e esse tópico se refere aos motores de lá.

Aqui no Brasil os motores GM são arroz com feijão, todavia eles são resistentes e baratos de manter. Ideais para quem visa um meio de transporte sem surpresas desagradáveis no orçamento. Para muitos, isso já é o bastante. :flametroll:

Ramiel
Administrador

02 Dez 2013, 18:28

luiz jorge escreveu:
No Brasil ou nos EUA? Nos EUA os motores GM são outro papo, e esse tópico se refere aos motores de lá.

Aqui no Brasil os motores GM são arroz com feijão, todavia eles são resistentes e baratos de manter. Ideais para quem visa um meio de transporte sem surpresas desagradáveis no orçamento. Para muitos, isso já é o bastante. :flametroll:
Esse leu tudinho mesmo :supface:
Ramiel escreveu:Inspirado na publicação norte-americana, elegi os melhores motores em meu Editorial há mais de três anos, na edição de 10 de abril de 2010, mas o cenário local mudou o suficiente desde então para merecer nova visita ao assunto

luiz jorge
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 18:45

Ramiel escreveu:
luiz jorge escreveu:

Esse leu tudinho mesmo :supface:
Ramiel escreveu:Inspirado na publicação norte-americana, elegi os melhores motores em meu Editorial há mais de três anos, na edição de 10 de abril de 2010, mas o cenário local mudou o suficiente desde então para merecer nova visita ao assunto
:nerdtroll:

De qualquer forma, em cada faixa de preço em que competem, o motores GM oferecidos aqui não fazem feio.

O motor do Sonic 1.6l LTZ AT6 da minha mãe, por exemplo, é muito bom. Há ainda os 1.0l e 1.4l SPE/4 do Onix/Prisma; o 1.8l do Cruze; o 2.8l diesel de 200 cv da S10/Trailblazer. Todos eles muito bons. :micktroll:

Doutor Givago
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 18:50

GM já foi boa, hoje só tem velharias (salvo exceções).

MAs :fodase: não vou comprar GM mesmo...
Fox Prime I-Motion 2010/2011
Uno Mille Way Economy 2008
Vectra CD 2.2 2004

Danilo Souza
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 18:54

LJ é muito troll mesmo. Motor GM no Brasil não presta. :trollgif:
Imagem

Trunks
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 19:59

Mãe do lj de sonic, :notbad:

dcoelho
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 20:23

Pô, sogrão! :trollbanguela:

Não leu o texto? Na lista antiga tinha o 3.6 V6 da Captiva. Só que a GM fez o favor de tirar a Captiva V6 de linha... E a Trailblazer custa mais de 125k (faixa de preço de corte da lista).

jpaulo
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 21:14

Trunks escreveu:Mãe do lj de sonic, :notbad:
:lemann:

Rasgar dinheiro é pra quem pode :clo:
:mj:

"Liebe den wagen, der du fährst."

Trunks
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 21:15

Pior que ela deve ter uns 70 anos :grannytroll:

Vittel
Trolls Premiuns

02 Dez 2013, 21:26

Amigo do curso plotou o Sonic dele num estilo fibra de carbono :notbad: :badass2:

Sent from Tapatalk via Imagem
Imagem

Clands
Moderador
Contato:

02 Dez 2013, 22:08

Meu primo trabalha na VW e diz que os motores sao bons.

Empatamos. :trollbanguela:
Metas até 2020:

Fazer faculdade (feito)
- Fazer intercâmbio : Andertrip Feito, mas acessem o site.
- Ter um bom emprego na área (feito)
- Ter uma casa (feito)
- Comprar um bom carro
- Conhecer 30 países. (23/30).

Kicksilver
Moderador

03 Dez 2013, 00:19

Ramiel escreveu: • Ford 1,6-litro. O conhecido Sigma, que passou por evoluções para equipar os novos Fiesta e Focus, é um bom representante da classe. Vibra muito pouco e, com a variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento, ganhou a “pegada” em baixa rotação que faltava à versão anterior.
• Ford 2,0-litros. A unidade Duratec revigorada para uso no novo Focus, com injeção direta e 178 cv (com álcool), cativa pelo desempenho e mostra a validade dos motores de aspiração natural em um segmento com cada vez mais versões turbo. Poderia ser mais macio em alta rotação.
• Ford 2,0-litros turbo. O primeiro membro da família EcoBoost a chegar ao Brasil, disponível no Fusion Titanium dentro de nossa faixa de preço, consegue nos fazer esquecer o bom V6 de 3,0 litros da geração anterior do sedã. Responde rápido — há vantagem importante em baixa rotação sobre o motor que ele substitui —, não vibra e ainda emite um som agradável típico de motor grande.
:malandro:

luiz jorge
Trolls Premiuns

03 Dez 2013, 01:11

jpaulo escreveu:
Trunks escreveu:Mãe do lj de sonic, :notbad:
:lemann:

Rasgar dinheiro é pra quem pode :clo:

Minha mãe, há uns 06 meses atrás, pagou R$52 mil em um Sonic sedan 12/13 (coreano), LTZ, AT6, prata, com apenas 03 mil km rodados. Relativamente, não foi tão caro.

O Sonic é na essência um Cruze um pouco menor.

Trunks escreveu:Pior que ela deve ter uns 70 anos :grannytroll:
71 anos. Todavia minha mãe ainda gosta de ter um carro para ir onde quiser no dia a dia. Ela tem muita disposição, graças à Deus.
Clands escreveu:Meu primo trabalha na VW e diz que os motores sao bons.

Empatamos. :trollbanguela:
Clands, que rolo é esse na política de Ibaté (a namorada do ex-prefeito ganhou uma eleição extra para prefeito?) que o meu tio me contou?

No face eu achei uma prima e amigos de infância aí de Ibaté.
Kicksilver escreveu:
Ramiel escreveu: • Ford 1,6-litro. O conhecido Sigma, que passou por evoluções para equipar os novos Fiesta e Focus, é um bom representante da classe. Vibra muito pouco e, com a variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento, ganhou a “pegada” em baixa rotação que faltava à versão anterior.
:malandro:
Esse Fabrício do BCWS é um babaca e sem noção do ridículo. :flametroll:

Kicksilver
Moderador

03 Dez 2013, 01:25

Ridículo é vc tentando enaltecer a Chevrolixo.

:hahalol:

Responder